segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Novos Vingadores: Vodu é pra jacu!*

New Avengers #54

Enquanto os Novos Vingadores tentavam pousar em New Orleans, e o Homem-Aranha tentava não irritar muito Luke Cage depois de descobrir que Jessica Jones, sua esposa, tinha uma queda por ele, na busca pelo manto de novo Mago Supremo, o Capuz, impulsionado pela cada vez maior influência de Dormammu, está frente a frente com Daimon Hellstrom, o filho de Satã. Não demora muito para, ao vislumbrar todos aqueles capazes de ocupar o posto vago, o Olho de Agamotto, amuleto místico definitivo, some e vai na direção de seu futuro novo dono. A dúvida será sanada nas edições 78 e 79 de Novos Vingadores, nas quais um novo Mago Supremo emergirá pelas mãos de Brian Michael Bendis e Billy Tan.

Depois que o amuleto desaparece, os Novos Vingadores acabam realizando um pouso forçado, graças à beligerante Madame Máscara, que graças a uma ação rápida de Wolverine, Mulher-Aranha, Stephen Strange e Homem-Aranha, é distraída e neutralizada. Ou quase, já que ao lutar com Jessica Drew, auxiliada pelo Capitão América, acaba desaparecida em meio a bombas de fumaça.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Sua presença é indicação da presença do Capuz, aumentando o temor pelo seu sucesso atrás do Olho de Agamotto. E voltando um pouco no tempo, vemos o confronto do avatar de Dormammu com o filho de Satã, no qual, assumindo mais uma vez uma forma demoníaca, dando voz à entidade, exige o amuleto de Hellstrom, que diz não saber do que ele está falando.

Assim chegamos ao momento em que o Olho some das mãos de Strange, surge rapidamente diante desses dois candidatos, e some. Nenhum dos dois é o Novo Mago Supremo, e o que resta é apenas lutar.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Adaptando-se uns aos outros na nova formação (o que cria um alívio cômico principalmente no caso do Homem-Aranha), os Novos Vingadores saem em busca de Máscara e do Capuz, e acabam topando com a briga entre o bandido e o filho de Satã, que lutam agora no meio das ruas de New Orleans.

De repente, uma transmutação que nunca vimos se abate sobre o Capuz. Sua aparência é praticamente idêntica à de Dormammu. Ele nunca esteve tão sob controle do demônio. Momento ideal e oportuno para Hellstrom receber ajuda de Luke Cage e Stephen Strange, e tudo começar a ser esclarecido.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Aqueles que não ajudam Hellstrom salvam uma refém de maneira pouco convencional, já que o Capitão América (agora posto ocupado por Bucky Barnes, para quem não se lembra) dá um tiro não letal na Madame Máscara, surpreendendo a todos, principalmente ao Aranha. Mas não há tempo para discutirem isso, pois ao longe uma imensa explosão chama sua atenção.

Em meio à luta que se segue, Strange logo descobre que Hellstrom não tem o Olho de Agamotto, pois quem surge em seu auxílio é ninguém menos que o Irmão Vodu, novo detentor do amuleto e do posto de Mago Supremo.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Em seguida, já na edição 79, vemos como Jericho Drumm, assolado pelo caminho de responsabilidade que se impõe sobre ele, e pelo onipresente espírito de seu irmão Daniel, recebe o chamado do Olho de Agamotto. Comunicado pelo espírito do Ancião, outrora mestre de Stephen Strange, sobre o fado e os deveres que estão prestes a se abaterem sobre ele, e que mesmo Strange foi incapaz de seguir à risca o que dele se esperava, Jericho acaba aceitando se tornar o novo Mago Supremo.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Ainda confuso, e irritado com a pressão exercida por Daniel, Jericho acaba vendo uma das intuições do irmão se concretizarem quando um sinal claro de sua primeira missão como o escolhido surge diante de si, na rua, onde Cage, Strange e Hellstrom combatem o avatar de Dormammu.

Assim, já detentor de um poder maior do que jamais teve, Vodu ataca imediatamente o demônio incorporado no Capuz, derrubando-o no meio da rua.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Não é o bastante, mas o suficiente para o ataque físico combinado dos Novos Vingadores infligir também algum dano à entidade, dando tempo aos místicos de plantão realizarem uma ação mais planejada.

Enquanto Strange já toma Jericho sob sua asa, nitidamente demonstrando preocupação com o rapaz, ele e Hellstrom aproveitam a ânsia do descuidado demônio em conseguir o Olho para prendê-lo em um círculo místico (uma prisão para o demônio encarnado), e finalmente sua identidade é revelada. Enquanto Hellstrom caçoa em escárnio, Stephen sabe que é Dormammu que combateram esse tempo todo. Agora os Vingadores se reduzem a meros espectadores.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Assim, com o quase literal “cagaço” do Homem-Aranha, os três operam um exorcismo sob a coordenação de Vodu, enviando Dormammu de volta para sua dimensão, deixando apenas um ferido, nu e frágil Parker Robbins no lugar onde antes havia tanto poder.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Resolvido o confronto e a busca pelo novo Mago Supremo, Stephen logo conversa com Jericho, oferecendo-se como mestre para que se adapte à nova função. Porém, o clima de otimismo com a derrota de adversário tão persistente, o Capuz, é quebrado pelo que fala Hellstrom. Os perigos ainda não acabaram. Se um demônio como Doarmammu conseguiu acesso a essa dimensão por um simples pedaço de pano, as linhas que dividem os mundos estão mais frágeis.

Toda a destruição e confrontos de proporções gigantescas e sobrenaturais que se abateram sobre esse mundo nos últimos tempos, assim como a ausência de um Mago Supremo totalmente capaz, com a “aposentadoria” de Strange do cargo, causaram tal situação. Sobra até uma indireta ao Homem-Aranha, que deverá em breve pagar seus pecados (uma insinuação sobre o pacto com Mephisto? Abre o olho, Quesada!). Agora as esperanças recaem sobre o DOUTOR VODU.

Com a chegada da imprensa, Clint Barton, o Ronin, mais uma vez se pronuncia publicamente mostrando que ELES são os heróis, que ELES combateram e derrotaram um vilão que é associado a Norman Osborn, assim como a Madame Máscara. Mais uma tentativa de desmascarar todo o esquema sobre o qual se baseia o Reinado Sombrio de Osborn.

Um dia depois, no hospital, Parker Robbins recebe a visita de ninguém menos que Loki, ainda com sua persona feminina. Lamentando seu enfraquecimento, o deus da trapaça deixa claro que o deseja a seu lado no momento da queda de Osborn (estaria ele planejando-a? É o mais provável). Assim, oferece ao ferido e enfraquecido rapaz uma nova chance, e ele, em prantos pelo poder perdido, aceita. Mas a que custo?

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Mais tarde, Norman Osborn consegue usar tudo que Clint argumentou e mostrou contra ele em benefício próprio, subvertendo todas as acusações e provas de suas intenções sombrias. Foi Norman Osborn na melhor acepção da palavra, um inteligente e lunático manipulador viciado em poder. Diante disso, furioso, Clint só consegue pensar em uma solução. Norman Osborn precisa ser assassinado.


João

*Não resisti a usar essa frase antológica do desenho do Pica-Pau como título.

comments powered by Disqus