sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Justiceiro: Flertando com a morte


Punisher vol.7 #6 variant cover

Norman Osborn e seu Reinado Sombrio estão na mira do Justiceiro. Porém, isso acabou agravando demais a perigosa vida que leva, mesmo conseguindo um novo parceiro, o jovem gênio da computação Henry. Escapando por um fio do Sentinela, Frank Castle agora se vê perseguido pelo Capuz, que depois de ressuscitar ninguém menos que Microchip, ameaça a vida do vigilante, ao usar suas forças místicas para trazer de volta à vida diversos vilões que adorariam assassiná-lo. Especialmente porque a nova vida que ganharam depende disso. A história da caçada continua no arco Sem Saída, em Marvel Apresenta 47, a derradeira edição dessa publicação da Panini.

Apresentando o “novo mundo” aos vilões, demonstra estar entre os bandidos mais poderosos do momento, o Capuz explica como organizou o “super crime”, mas que obstáculos como o Justiceiro precisam ser tirados do tabuleiro. Usando um discurso habilidoso, e mentindo sobre a identidade do seu verdadeiro assassino (o Carrasco do Submundo), Parker Robbins diz que ele e Castle são a mesma pessoa. E é ele que devem assassinar em troca de sua nova vida, e, agora, por vingança.

Irritado com a imposição, o Mosca Humana logo é informado do “acordo”, submetendo-se à missão que tem prazo de validade de 30 dias, sem terceira chance. Ao menos eles ganharão um upgrade em seus poderes para ter chances aumentadas. Além disso, Microchip coordenará as ações de cada um, que devem ter o máximo de discrição. Ao mesmo tempo, Castle enfrenta o “Esquadrão Cientista Shaolin” (!!) e detona o que parece um depósito da Oscorp (o que acaba sendo noticiado como uma ação terrorista contra uma fábrica têxtil) com a ajuda remota de Henry.

Logo o grupo se racha, já que quase todos querem ser líderes, como Miragem. Basilisko e Víbora Assassina são os primeiros a sair. Os que restam tentam se organizar e motivar diante de tão bizarra situação.

Mais tarde, Frank parece ter dificuldades em se adaptar à convivência com Henry, mesmo com o entusiasmo do rapaz. A frieza do vigilante em nem querer saber de seus motivos o choca, já que explica que seu distanciamento se baseia na certeza de que, de alguma forma, o jovem acabará morto. De qualquer forma, eles organizam uma nova ação de desmantelamento de um prostíbulo comandado pelo Capuz.

Um novo elemento entra na história: G.W. Bridge, que quando a SHIELD ainda existia caçava Frank, mas que agora até admira as ações do seu antigo adversário. Porém, sua ligação com o vigilante não acabará aí. Quando chega em casa, Bridge vê sua esposa e enteado amarrados, ela já morta, e ao seu lado Basilisko e Víbora Assassina, que querem ajuda para localizar o Justiceiro.

Punisher vol.7 #6 variant cover

Depois de um pesadelo terrível, que o colocou diante do dilema gerado pela oferta do Capuz de ressuscitar sua família, Frank acorda perturbado e mais pronto para a ação do que nunca. Mais uma vez se desentendendo com Henry, Castle acaba agredindo o rapaz, o que o deixa furioso diante da dureza da atitude do vigilante.

De volta aos homens do Capuz, Microchip se anima em trabalhar com Megatak para localizar o Justiceiro através do seu novo parceiro. Miragem continua achando que ele é o líder, o que rapidamente é desmantelado pelos poderes mentais de Davida e Letha, que tomam a frente do grupo.

Basilisko e Víbora Assassina levam Bridge e sua família ao “Bar Sem Nome”, prometendo matá-lo. E com seu enteado sob ameaça, acaba concordando em ajudá-los.

Logo temos a primeira baixa entre os ressuscitados, quando o ambíguo Aparição é morto por Frank com uma flechada no peito. Rapidamente descobrem que vários vilões considerados mortos estão por ali, e não demora para que Henry localize o Homem-Pássaro e o Mosca Humana. Esse último demonstra ser um psicopata bem mais perigoso do que seu nome inspira, assassinando uma prostituta e comendo parte de seu corpo. E quando abordado por soldados da Corrente Negra, os assassina impiedosamente, revelando que ele não é mais um vilão bizarro em uma roupa ridícula graças aos poderes dados pelo Capuz. Com outra prostituta prestes a ser morta o Justiceiro chega.

Punisher vol.7 #7 variant cover

Ele não consegue salvar sua vida, e enquanto surra o Mosca e se prepara para executá-lo, já na rua. Mas antes, tenta descobrir algo sobre sua volta, quando é interrompido pelo ataque do que parecem os Vingadores. Uma versão BEM ANTINGA do grupo, com o Fera, Homem de Ferro vermelho e prateado, Capitã Marvel e Thor barbado com armadura e tudo. O Mosca Humana é resgatado e Frank luta com os supostos heróis até conseguir fugir para contra-atacar. Longe dali, Bridge tenta escapar.

O Justiceiro vira o jogo contra os Vingadores, logo revelando que tudo não passava de uma ilusão criada pelo Miragem, que morreu quando aquela era a formação do grupo. Com ele capturado, Frank consegue matar Onda Mental e ferir o Abade Negro em uma armadilha. Ao interrogar Miragem e descobrir o que está acontecendo, ele recebe a notícia do sinal de socorro enviado por Bridge e segue para resgatá-lo.

Furioso com a forma de agir dos ressuscitados, Osborn se desentende com o Capuz, demonstrando a tensão entre os dois.

O Miragem chega próximo de seus “companheiros” com um presente de Castle. Uma bomba entalada em sua boca, mas é salvo a tempo. O Mosca Humana e os outros ainda de pé interceptam o Justiceiro antes que partisse ao resgate de Bridge, e as coisas pioram. Microchip e Megatak finalmente obtêm sucesso, e Henry é atacado pelo monstro cibernético sob as risadas do ex-parceiro de Frank.

Punisher vol.7 #8 variant cover

Assim acabamos conhecendo um pouco da vida de Henry, de como sofreu em sua adolescência, com uma mãe desnorteada e um pai violento e sádico. Henry é filho do Retalho.

Recobrando a consciência, ele vê Megatak hackear seu banco de dados, mas, mesmo ferido, consegue escapar. Tem início a perseguição. Ao mesmo tempo, também fugindo, Frank fica sabendo do ataque por Microchip (que diz que Henry está morto). Furioso, o Justiceiro começa a contra atacar, enquanto Linus o provoca, dizendo que sua família teria nojo dele caso visse o que ele tem feito desde que morreram. No meio da luta, ao que tudo indica, Castle acaba esmagado por um tanque.

Prestes a ser pego, Henry acaba assassinando um dos vilões (confesso que não faço idéia do nome do cidadão), o que, apesar de tudo, acaba deixando-o chocado.

No Bar Sem Nome, Bridge consegue se soltar e luta com seus raptores. Furioso com o assassinato de sua esposa, ele quase mata o Víbora Assassina, mas mesmo ferido o vilão consegue reverter o ataque, prometendo torturar seu enteado. Porém, em seguida, o local é colocado abaixo pelo mesmo tanque que aparentemente tinha matado Frank. O Justiceiro liberta Bridge, que corre para salvar seu enteado, mas acaba sendo jogado do alto de um prédio. Ao mesmo tempo, Castle enfrenta a fúria do Víbora Assassina. Longe dali, os túmulos da esposa e filhos de Frank Castle são encontrados violados, sem os corpos.

Punisher vol.7 #9 variant cover

Furioso com a situação, e com sua impotência em impedir todo esse horror de acontecer, o Justiceiro se volta mais uma vez contra os inimigos, encontrando “tranquilidade” na violência que inflige. Pensando em como os monstros nunca ficam mortos por muito tempo, acaba desacordado e capturado.

Acorda diante do Capuz e do Microchip, e Bridge amarrado em um altar de sacrifício, na mesma câmara onde aquele realiza seus rituais místicos. O avatar de Dormammu desdenha da missão que Frank impôs a si mesmo, como a caçada interminável de Ahab à baleia Moby Dick. Assim o Capuz lhe oferece sua família de volta em troca de servidão. Mas a única resposta que ouve é de que o Justiceiro o matará.

A proposta é mantida, basta matar Bridge e tudo se acerta, inclusive para Microchip. Porém, incorruptível diante de sua lógica, ele pensa na sua família, mas aproveita para matar mais um capanga. Enquanto luta com outro, Microchip acaba disparando no rosto de Bridge à queima-roupa. O ex-agente da SHIELD está morto, e corpos em movimento se revelam com o remover das tampas de caixões.

Eis que sua esposa e dois filhos ascendem vivos, exatamente como ele se lembrava deles. Mas vendo nisso uma abominação, obriga o capanga vivo a queimá-los, dizendo que aquela não é sua família, matando-o em seguida. Mas no processo o filho de Microchip também é morto.

Surpreso com a ação, o Capuz parece não saber direito o que fazer, já que perdeu a única moeda de barganha que tinha. É a chance que o Justiceiro tem de surrá-lo, mas rapidamente o demônio se recupera e tem Frank em sua mira. Mas então o vigilante joga sua última cartada, revelando que sabe da existência da família de Parker Robbins. Ameaçando enviar as informações a Wilson Fisk, ele acaba escapando.

Porém, antes de sair, o Capuz revela que Henry é filho bastardo do falecido Retalho.

Encontrando Henry depois, que o conta como sobreviveu ao ataque assassinando deu perseguidor. Extremamente monossilábico, Frank deixa o rapaz falando sozinho, e parte sozinho.

Punisher vol.7 #10 variant cover

Finalizando, a edição Anual dessa nova fase do Justiceiro conta como Davida e Letha, sobreviventes dos eventos anteriores, assassinam um grupo de veteranos de guerra, atraindo a atenção de Castle para tentar matá-lo. No processo, contudo, ele acaba interagindo com o Homem-Aranha se reconcilia com Henry, que volta a ajudá-lo, e quase consegue assassiná-las. Prometendo cumprir tal promessa, a fase do Justiceiro no Reinado Sombrio continua, e só Rick Remender sabe o que o futuro lhe reserva.


João

comments powered by Disqus