sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Capitão América: Várias vidas em um flash

Captain America Reborn #1

Rememorando como heroicamente nasceu e morreu a lenda de Steve Rogers, o Capitão América, mas ao mesmo tempo agarrando-se na esperança trazida pela volta parcial de sua memória, perdida desde o dia em que os EUA choraram a morte de seu maior herói, Sharon Carter lembra de que foi ela quem deu o que parece ter sido o disparo fatal. Parece. Na medida em que sua narrativa introduz uma missão protagonizada pelo novo Capitão América, Bucky Barnes, e a Viúva Negra, inicia-se o Renascimento da lenda em Novos Vingadores 79, pelas mãos de Ed Brubaker, Bryan Hitch e Butch Guice.

Invadindo um aeroporta-aviões do MARTELO, a dupla rapidamente avança rumo ao objetivo traçado em uma missão muito maior.

Ao mesmo tempo, Sharon, acompanhada pelo Falcão e o Visão, visita Hank Pym, o Vespa, e, indo direto ao assunto, revela que foi ela que alvejou Steve fatalmente, automaticamente deixando o clima da conversa extremamente tenso. Enquanto Sam explica que tudo foi fruto de manipulações do Caveira Vermelha, aos poucos a intenção do trio se revela. Na medida em que Sharon foi retomando o controle sobre as próprias vontades, espionou o que o Caveira maquinava com Arnim Zola, descobrindo que pegaram tecnologia emprestada do Dr. Destino.

Assim, lembrando mais uma vez do experimento que ela mesma conseguiu frustrar, ficamos sabendo que a máquina em que Sharon foi presa era um equipamento de viagem temporal. Mas foi só agora que ela se deu conta de o que ela viu naquele dia em meio a toda aquela luz era Steve, vivo, e seus raptores tentavam trazê-lo de volta.

Capitão América: Renascimento

Muito das memórias ainda não completas de Sharon e da possibilidade de Steve estar vivo se baseiam na arma que usou naquele dia fatal. Uma arma incomum. Além disso, tudo leva a crer que, por algum motivo, ela era um elemento fundamental para realizarem o que quer que quisessem realizar. Agora o fundamental é encontrar os restos do equipamento.

Dessa forma fica mais claro o porquê da missão envolvendo o Capitão América atual e a Viúva Negra. Informados por ninguém menos que o clandestino Nicky Fury de que os restos do equipamento está sendo guardado em um depósito do MARTELO, da mesma forma como chegou, seguem plano traçado pelo velho comandante.

Capitão América: Renascimento

Então, enquanto os dois recuperam a máquina de Victor Von Doom, Pym confirma que a pistola usada por Sharon tem tecnologia do monarca latveriano, mas prefere convocar Reed Richards para que estudem melhor sua munição. Contudo, mesmo pensando no aspecto técnico do plano, o cientista não consegue deixar de pensar em um problema: como enganar Norman Osborn e mantê-lo longe disso?

Porém, a possibilidade disso acontecer é anulada quando o Capitão América e a Viúva Negra são pegos em um armadilha, e agora estão frente a frente com Ares e pelo Venom, liderando uma tropa de soldados do MARTELO.

Capitão América: Renascimento

Na antiga Montanha Thunderbolt, quarte general do MARTELO, Osborn conversa com ninguém menos que Arnim Zola, acabando com qualquer dúvida que poderíamos ter: Steve Rogers está vivo, capturado no tempo e espaço pelos disparos feitos por Sharon Carter. Em um estado de morte e não morte, seu corpo se perdeu quanto tentavam resgatá-lo e Sharon atrapalhou tudo.

Agora, tanto sua consciência quanto seu corpo revivem constantemente, instavelmente perdidos no fluxo temporal, tudo aquilo que Steve já viveu.

Capitão América: Renascimento

Assim o vemos em meio a um campo de batalha em plena Segunda Guerra Mundial, revivendo o que até pouco tempo eram apenas memórias. Mas sua confusão não pode ser desfeita, na medida em que, em um flash de luz, é logo transportado para um momento mais recuado, em sua infância, quando via sua mãe dar seu último suspiro.

Capitão América: Renascimento

Mas em seguida é novamente solapado por uma luz, jogado no meio de uma batalha que mais uma vez lhe parece familiar.

Assim, enquanto no presente seus amigos lutam para recuperar o herói partido, Steve Rogers luta para entender o que está acontecendo consigo, em um fluxo descontrolado pelo tempo e espaço. Assim começa a história de seu retorno, restando saber se serão seus inimigos ou seus aliados aqueles que lhe trarão de volta.


João

comments powered by Disqus