quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gavião Arqueiro Sombrio: Mantendo a fama de mau

Com a reformulação das revistas Marvel no Brasil, Avante, Vingadores se tornou bimensal, sempre trazendo arcos fechados com personagens ligados a franquia dos Maiores Heróis do Mundo. Desta vez, na edição 42, é a vez do Gavião Arqueiro. Mas não estamos falando de Clint Barton, mas sim da sua versão sombria, Lester, que anteriormente atendia por Mercenário. E pelo visto, o vilão não quer perder nem um pouco o prestígio de seu nome.

Hawkeye

Tornar os velhos Thunderbolts os novos maiores heróis da Terra pode até ter sido fácil para Norman Osborn. Contudo, a premissa não vale no caso de tirar a vilania de dentro deles. Um bom caso é o do Mercenário. Em uma das suas atuações logo no começo da história, o novo Gavião Arqueiro até que derrota a ameaça , mas faz questão de não só matar o usuário do Caça-Hulk renegado, como ser propositalmente desleixado no momento em que o gigante robô caía sobre civis matando 36 inocentes.

Hawkeye

Isso claro, deixa o estranho cabelo de Norman Osborn em pé. O dirigente do MARTELO é obrigado a inventar um boa história para a imprensa e engolir mais acusações de uma velha rixa, Ben Urich. O repórter da Linha de Frente, por sinal, parece bem desconfiado de certas atitudes desse novo Gavião. Seria um rosto conhecido?

O fato é que mesmo com Osborn dando um ameaçador aviso ao Mercenário, este continua saindo a noite em busca de diversão a sua maneira. Ao longe, observando da marquise de um prédio, vê uma moça sendo vítima de assalto. Então, ele sai ao resgate da mesma, matando os bandidos da forma mais cruel que podia. Contudo, a própria moça acaba assassinada após pedir um autográfo ao filho e Lester finaliza aquele ataque marcando na testa de um dos homens o seu símbolo – um alvo. É isso que ele verdadeiramente quer, crédito pelas mortes.

O grande problema é que naquela noite, um helicóptero especializado em filmagens de transito sobrevoava o local e gravou tudo. O Mercenário sabe que se isso vazar, vai ter sérios problemas com seu chefe. Então, da sua maneira ele dá conta dos bisbilhoteiros. De resto, cabe apenas ele dar um telefonema para Osborn avisando sobre tudo.

Hawkeye

Assim, o MARTELO age rapidamente. Homens invadem a sede da emissora e fecham todo o lugar. Nada que foi filmado deve escapar. Os corpos de todas as vítimas foram confiscados pela agência de segurança. Contudo, o médico que fez as autopsias achou tudo muito estranho e foi chamou um velho conhecido, Ben Urich. É claro que nada ali fez sentido e o repórter viu que deveria chafurdar mais naquela lama para encontrar a verdadeira história. É então que ele recebe uma ligação anônima. Alguém quer lhe ajudar a resolver toda essa questão.

Na Torre dos Vingadores, Norman chama o Mercenário e diz que vai mudar a estratégia com ele. Já sacou que o vilão tem necessidade por matar e vai dar o que ele precisa. Assim, explica que quer todos os funcionários de uma célula terrorista chamada PPFS mortos. E tudo tem que ser bem feito, pois na próxima falha de Lester, Norman avisou que irá pedir “para o Sentinela jogá-lo no centro do sol”.

Contudo, quando parte para sua missão a noite, o Mercenário tem uma grande surpresa. Todos nos prédio da PPFS estão já mortos. E a marca do assassino é bem clara – um alvo. Confuso, o Gavião Arqueiro mal tem como se recompor e assimilar a informação, quando surge às suas costas um uniforme familiar. Sim, um Mercenário, se dizendo fruto da imaginação dele ri de tudo.

Hawkeye

Lester resolve atacar impetuosamente e isso quase o mata. Correndo por uma porta de onde teria saído o estranho Mercenário, ele acaba caindo do prédio. Salva-se por pouco, mas acaba ficando com muitas dúvidas. Estaria ele enlouquecendo? O fato de encontrar mais uma vez o Mercenário em seu quarto chacotando de sua pessoa indica que sim. E o pior? Não há registro de invasão na Torre dos Vingadores.

Num encontro com Norman, o Gavião Arqueiro é questionado sobre a morte de um senador chamado Irving Gray. Lester não se recorda do rosto e diz que lembraria e diz que pode ter sido um fã entusiasmado depois de Osborn ter jogado o nome do Mercenário numa coletiva de imprensa noites atrás.

Ainda paranóico com a aparição do outro Mercenário, Lester tem uma conversa com sua colega de equipe, Karla Sofen, a Rocha Lunar. Aproveitando-se dos conhecimentos psiquiátricos da moça, o vilão quer saber sobre esquizofrenia e o tratamento de tal. Karla estranha a conversa, mas Lester desconversa dizendo que queria saber isso em relação ao chefe, Osborn.

Hawkeye

Já longe dali, Ben Urich começa a receber mais informações sobre toda a confusa história envolvendo o mercenário. É aí que ele ganha uma pasta com detalhes sobre a PPFS, sua relação com o senador Irving Gray e o próprio Mercenário. Toda a história ainda é bem confusa e Urich juntamente com o amigo Robertson sabe que precisam buscar mais.

Lester começa a se medicar, mas a sua neura só aumenta quando recebe um pacote pelo correio. Dentro dele, a roupa do Mercenário. Ele praticamente surta com a secretária de Osborn, a Srta Hand, mas logo acha um alvo melhor para direcionar sua raiva. Na janela, ele vê o Mercenário mais uma vez e desta vez parte para o jogo pesado.

O Gavião Arqueiro Sombrio toma uma das aeronaves do MARTELO e parte para cima daquele misterioso que roubou sua alcunha. A briga se estende para além da Torre dos Vingadores. Os dois alteregos caem dentro de um prédio e Lester se aproveita de sua habilidade para transformar um caco de vidro numa arma. Ele cega o falso mercenário e deseja mais informações. Contudo, a coisa só piora quando ele se vê no meio de dezenas de outros caras fantasiados de Mercenários.

Hawkeye

Contudo, aquele sósias não são nada comparado ao original. Lester se lança para o teto, rouba a arma de um deles e causa uma verdadeira chacina no lugar. Só um sobrevive. O caolho que parece ter um sistema de teleporte particular. E usando essa habilidade juntamente com um taser, ele noucateia o Mercenário.

Enquanto isso, Urich têm mais informações sobre a história. Agora, ele é informado sobre a existência do “Criador de Reis”, o cara que verdadeiramente comandava as operações secretas da NSA, que viria a se tornar a atual PPFS. E com essa nova pista, Urich só fica ainda mais confuso.

Então, de volta ao nosso Vingador Sombrio, finalmente descobrimos a verdadeira trama. O tal criador de Reis se mostra como um homem desfigurado numa cadeira de rodas, ansioso por vingança. Ele é o pai do Mercenário e contratou vários homens como o teleportador chamado Solo para capturar o vil Gavião Arqueiro. Os detalhes da motivação do homem estão nas edições 19 a 23 do Demolidor. Agora, o Criador de Reis deseja tomar o corpo de Lester para si.

Hawkeye

Ele aqui afirma que sobreviveu da morte certa graças a Solo e usou a boa índole daquele vigilante para arquitetar o seu plano. Contudo, o velho mal sabia que não muito longe dali, Solo observava tudo pelos vídeos de segurança. E isso iria repercutir.

Contudo, o Criador de Reis tem um problema maior pela frente. Iludindo todos que mal sabiam que o corpo de Lester é recoberto por adamantium, este se ergue da mesa de cirurgia avisando que o inibidor neural falhou ao tentar invadir seu crânio protegido pelo metal. Agora, Lester faz a festa matando a equipe médica.

Hawkeye

Seu pai sobrevive por muito pouco, graças a Solo, que só o salva mediante ter toda a história bem explicada. Para tal, ele transporta o velho dali antes que o Mercenário mate os dois. Assim, Solo leva o Criador de Reis para o hangar e deixa-o fugir com um jato. Já ele fica para retardar o Mercenário. A luta é de igual, mas a fama do Mercenário não se fez a toa. Ele acaba matando todos ali, sendo Solo o único sobrevivente graças a sua teleportação.

Enquanto isso, Urich segue sem sucesso suas pistas. Um informate diz que a morte de Irving não foi realizada pelo Mercenário, mas quiseram que assim parecesse. E por fim, o homem que tinha todas as informações acaba com um tiro na cabeça. Urich acabou sobrevivendo, mas a sua história ficou num beco sem saída.

Hawkeye

Restava a Lester ir atrás do seu manipulador pai. Pega um outro jato da PPFS e parte em busca do velho. Mesmo melhor armado, o Criador de Reis perde a briga no ar. Seu avião cai e desta vez o Mercenário está disposto a certificar-se de que ele morrerá. Assim, ele senta-se perto dos destroços do avião caído e espera que toda a carne do seu pai seja queimada. Por fim, faz a sua famosa marca na testa do Criador de Reis.

Hawkeye

E assim, fechamos esse pequeno conto do vilão, escrito por Andy Diggle e Antony Johnston, com arte de Tom Raney e Andres Guinaldo. Fora essa história, a Avante, Vingadores! 42 também traz uma curtinha sobre o Homem de Ferro 2020, mas só falaremos dela na próxima edição, quando for concluída.

Coveiro

comments powered by Disqus