sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Homem-Aranha: A caçada sinistra

* Artigo escrito por nosso colaborador, Guilherme Prado

Hunt

Ocorrendo marginalmente já há um bom tempo nas histórias do Homem-Aranha, a trama envolvendo a família Kravinoff finalmente tem seu desfecho nas edições 119 e 120 de Homem-Aranha, com o roteiro espetacular de Joe Kelly e Zeb Wells. Será que finalmente Kraven ressucitará?! E os Aranhas sobreviverão aos Caçadores?!

Para quem não se lembra, ou não viu, Kraven cometeu suicídio no arco “a última caçada de Kraven”( Publicado pela última vez no Brasil em Maiores Clássicos do Homem-Aranha 2). Contudo, seu legado perdurou através da sua família, com seus três filhos por mais de uma vez tentando vingar-se do pai atacando o herói aracnídeo. Hoje, reunidos pela Víuva, Sasha Kravinoff, eles tentam através de um ritual bizarro ressuscitar o falecido caçador.

É com este mote que se inicia “A caçada Sinistra”, durante meses os inimigos do aranha, reunidos pela família Kravinoff, atacaram e desgastaram o Aranha, tanto fisicamente como psicologicamente, como mostrado em “Corredor Polonês”. Agora, é chegada a hora de encerrar esta caçada.

No começo da nossa história, encontramos um doente Peter Parker, que acha que está com gripe, sendo acordado por pesadelos e uma insistente e ininterrupta batida na porta. Ao atender, rezando para não ser mais problemas, o herói se depara com um Kaine. Kaine, é o primeiro clone do Peter, que surgiu “defeituoso”. O sujeito está ferido e suas únicas palavras antes de desmaiar foram: “Estão caçando aranhas, Peter... Nós não somos as únicas Aranhas.”

Hunt

Sem opções, Peter recolhe seu clone para dentro de casa, rezando para Michele não chegar e encontrar aquela versão musculosa e toda ensanguentada sua, o que só geraria explicações a já conturbada relação dos dois. Em seguida, ele parte como Aranha para entender o que são as explosões que começaram do lado de fora do seu prédio.

E como dita o azar comum a Parker, as explosões não eram coincidência. Julia Carpenter, uma das “Mulheres Aranha”, mas não uma das mais famosas, que passou a se chamar de Aracne, e está sendo atacada agora. Cabe ao Homem Aranha dar as caras para desequilibrar a caça. Juntos, o “casal aracnídeo” vai de encontro a investida da família Kraven. Em uma batalha rápida os dois Aranhas conseguem rechaçá-los, mas subitamente o Aranha apaga repentinamente de tanto ouvir tambores em seus ouvidos. O que deu pra fazer foi fugirem para um lugar seguro onde podem entender melhor a situação.

Hunt

De volta ao apartamento de Peter, temos Kaine já se recuperando. Ele recobra a consciência, e está tentando relembrar o que se passou na última noite, o que foram as palavras da pequena filha de Kraven. “Não fique tão triste. Quando tudo acabar... você vai ser alguém. A única Aranha que sobrar.” disse ela.

Peter e Julia se refugiam no apartamento de Matie Franklin, a outra mulher aranha que foi raptada,e tentam se recuperar e entender o que está acontecendo. E eis que surge o outrora misterioso “mentor” do Aranha na jogada. Ezekiel, que se pensava morto, surge e revela o que é a Caçada Sinistra: “Esta é uma guerra entre tribos... Aranhas e Caçadores. Uma guerra que começamos perdendo.”

Na mesma noite é chegado o fim de mais uma Aranha, dentro da casa da família Kravinoff. A Madame Teia (que foi raptada pela filha do Kraven no decorrer dos eventos do Corredor Polonês) consola a terceira Mulher-Aranha, Matie, até que chega a hora de seu um sacrifício. É o fim da moça, mas ela ainda não é o sacrifício certo. Sua morte era um teste e traz de volta Vladimir, primogênito de Kraven, numa forma deformada meio humano e meio leão. “Para ressuscitar o meu amado... Precisamos do sangue da verdadeira Aranha!” percebe Sasha ao final do ritual.

Hunt

De volta a ao apartamento da Mulher Aranha, Ezekiel explica aos dois tudo que está acontecendo e sobre o que é essa guerra e sobre o ritual de magia negra que envolve a família russa. E isso leva os heróis diretamente ao parque, e à próxima vítima. Araña! Araña, cujo verdadeiro nome é Anya Corazon, é uma versão feminina do Aranha oriunda de uma minissérie da Marvel lançada aqui no Brasil em 2006,mas que certamente ficou mais conhecida como a parceira mirim da Miss Marvel.

Hunt

Levando esse nome, era inevitável a jovem também passar a ser uma presa dos Kravinoffs e cabe ao Homem Aranha, junto da Aracne ajudarem a jovem a escapar de ser o próximo fio da Teia da vida a ser rompido. Infelizmente o resultado desta batalha, mesmo com a ajuda de Kaine, não é tão favorável as Aranhas. Araña é capturada.
Kaine pretende fugir e apela para o ponto fraco de Parker fazer o mesmo: “A culpa sempre foi o seu Calcanhar de Aquiles, Peter. Só que desta vez ela vai te matar”. Em resposta, Peter soca sua versão deteriorada e grita “Todos nós sofremos, mas a grande diferença entre a gente é que eu nunca usei o sofrimento como muleta. O que você chama de “culpa”, eu chamo de responsabilidade”. E assim, parte para tentar salvar Anya.

Encontrando mais uma vez por Ezekiel, o Aranha é guiado até chegar ao cemitério onde está enterrado seu adversário, Kraven. Então, percebe a armadilha onde caiu. Aquele não era Ezekiel, e sim o Camaleão, que junto com Mysterio e os demais Kravinoffs estão dispostos a dar um fim ao Aranha. Sem ter como escapar o Aranha vira uma presa fácil. Primeiro, tenta fugir e acaba caindo ironicamente numa cova atordoado pelo bater de tambores.

Hunt

Então, ressurge logo em seguida, para bater de frente os vilões. É quando é derrotado e o ritual tão esperado tem início. E finalmente Kraven o caçador renasce! E junto com ele o mundo começa a enlouquecer, com ataques de vários animais do Zoólogico e outros surgindo sabe-se lá de onde.

Hunt

É chegada a hora dos mais fortes caçarem os mais fracos. E agora vemos um Homem Aranha empalado, como mais um dos troféus do caçador. Dentro do calabouço da mansão Kravinoff, estão a Madame Teia, Aracne e a Araña, aparentemente às últimas três Aranhas do clã. Estão presas e indefesas, esperando apenas o fim.

De volta aos aposentos superiores da mansão , Kraven se reúne com sua família. É hora de se lembrar de todos. Além de sua esposa, Sasha, temos seus filhos Vladimir Kravinoff, (ressuscitado durante este arco na forma de uma besta); Ana Tatiana Kravinoff (a filha preferida de Kraven e a que mais se identifica com o pai); e Alyosha. Temos ainda presente neste encontro o Camaleão, antigo vilão do Aranha e também irmão de Kraven. O mundo com a volta de Kraven não está certo, e o antigo caçador é o primeiro a notar. Ele decide se fechar para a família, e principalmente para a sua esposa.

Saindo só por um segundo da trama principal, estamos agora de volta ao convívio das pessoas normais de Nova York, e vemos como a Caçada Sinistra, realmente deixou as coisas muito erradas. Enquanto Mary Jane e Harry se deparam com um enxame de ratos raivosos (vale lembrar que a conversa dá algumas pistas de que logo saberemos o que provocou o fim do casamento entre ela e Peter); Norah Robberts, atual flerte de Peter e jornalista no Linha de Frente, tem que lidar, mesmo que a distância, com um gorila na porta de casa. E o prefeito Jamenson, pra variar, está irritadíssimo com tudo e claro que põe a culpa no seu arquiinimigo, o Homem-Aranha. Estes não são casos isolados, por toda a cidade vemos tigres atacando carros; pássaros selvagens atacando pessoas, ninguém parece estar a salvo. “Os Kravinoff abriram um rombo na teia. Porém, a natureza odeia vácuo...” é o que profetiza a Madame Teia.

Hunt

De volta a mansão, as primeiras suspeitas de que talvez a sanidade do Caçador não tenha retornado com a sua volta dos túmulos começa a ser evidenciada. Um ensandecido Kraven ataca sua filha, que como a foi ensinado, se defende do seu agressor. Este não é o mesmo homem e até ele sabe que algo está errado. Então, quando desmascaram o Aranha morto percebem o erro. Aquele era Kaine, que se passou por Peter, salvando assim o “Centro da Teia”.

Hunt

Agora, a motivação do caçador é encontrar o verdadeiro Homem-Aranha e assim dar dignamente um fim a esta caçada. Deixando Kaine como isca (e um uniforme negro convidando Peter para o combate final), acaba se desenhando assim a caçada final. Quando Peter desperta de uma cova aberta onde foi deixado desde a última edição (os fãs mais antigos vão sentir um dejavu aqui), depara-se com seu “irmão” morto e um recado “Me Cace”. Isso foi suficiente para Peter perder a cabeça e partir com carga total contra o vilão.

Enquanto isso, a matriarca Kravinoff tenta encontrar os culpados pela volta nada afetiva de seu marido. A viúva despeja sua ira na mais fraca das Aranhas, a Madame Teia, que sem ter como reagir , tem sua garganta cortada, eliminando assim mais uma parte da teia que liga aqueles heróis.

Como que acompanhando a loucura que tomou o Peter, várias aranhas começam a surgir por Nova York (Algumas delas atacando o prefeito Jamenson em um de seus discursos para acalmar a cidade). Na mansão dos Kravinoff, nem todos estão tão confiantes no desfecho dessa batalha vindoura. O Camaleão é o primeiro a querer desistir e acaba sendo a primeira vítima do Homem-Aranha. Logo em seguida é a vez da besta, que um dia foi Vladimir, e que topa um Homem-Aranha diferente, que desta vez está disposto a ir as últimas conseqüências. Por fim, Alyosha tenta deter o Homem-Aranha antes que ele mate o irmão, mas acaba também sendo derrotado. Resta agora apenas um filho Kravinoff, Ana Tatiana, que foge amedrontada do herói.

Hunt

De volta ao salão principal da casa, a Sra. Kravinoff agora com a já quase morta Madame Teia, ainda faz de refém a Mulher Aranha e a Araña. Contudo, o confronto principal é com o seu marido: “Meu clã não devia entrar em decadência quando me perdeu. É por isso que te odeio, Sasha, você é fraca demais para proteger a minha tribo”. E parte, deixando sua mulher também sozinha para lidar com um Homem-aranha disposto a tudo.

Após salvar as três reféns, o Aranha parte para matar Sasha Kravinoff, algo certamente que ele se arrependeria depois. Felizmente, a teia ainda resiste, e embora o Aranha, seja sim o elo mais forte, não é o único que deve zelar pela sua estrutura. É chegada a hora de “enxergar... com olhos renovados” e uma nova pessoa toma os poderes da Madame Teia, Aracne, Julia Carpeter.

Hunt

Ao alcançar a viúva, o Homem-Aranha fere gravemente Sasha com um toque ácido (que diz estar dando o troco por Kaine, já que ele é quem possuía esses poderes). Então, surge Kraven e sua filha mais nova, para um combate mano a mano contra o Aranha e a jovem Araña. Movido pela ira, o Aranha toma a vantagem na luta e está prestes a matar o caçador. A única coisa que lhe impede é a nova Madame Teia,que relembra quem ele é e mostra quem ele se tornaria se matasse o caçador. “Você é o melhor de todos nós. A base deve resisitir” afirma Julia.

Hunt

Contrariado por não ter conseguido a morte digna pelas mãos do Aranha, Kravinoff apenas parte com sua família. Os animais voltam ao seu estado normal e as Aranhas retrocedem seu avanço pela cidade. Longe dali, na Terra Selvagem, Kraven corta os elos malfeitos de sua família – Matando Sasha e Vladimir. Depois, instiga um desafio para Ana e um relutante Alyosha. Quem conseguir fugir dali, irá continuar um Kravinoff.

Hunt

No cemitério de Potter’s Field, sob um jazigo que não diz nada além de “Kaine Parker, um irmão”, vemos o Aranha de volta ao seu uniforme tradicional, junto da nova Madame Teia, e Anya com o antigo uniforme de Julia e recebendo o apelido carinhoso de Garota-Aranha por Peter. O que mal sabem é que num epílogo, Kaine ainda há de surgir... como o Tarantula.

Hunt

Paralelo a esse arco, acompanhamos também uma história menor, em quatro partes, mostrando o primeiro confronto entre Kaine e Kraven, num momento do passado até então ignorado por nós. E por fim, um posfácio da história, reconta a origem do Doutor Octopus.

Guilherme Prado

comments powered by Disqus