sábado, 29 de dezembro de 2012

Quarteto Fantástico: O eterno ciclo de morte e renascimento


Quando o Tocha Humana apareceu vivo no final da primeira parte da histórica edição de número 600 do Quarteto Fantástico, muita gente torceu o nariz e começou a reclamar do eterno ciclo de morte e renascimento da Marvel. Mas, Jonathan Hickman, em uma história secundária da edição, contou como foi a vida de Johnny Storm na Zona Negativa e como ele encontra-se vivo.


Todos lembram que o caçula da família Storm havia se prendido na Zona Negativa para enfrentar uma gigantesca onda de aniquilação e proteger o Edifício Baxter e a Terra de serem invadidos. A trajetória de Johnny havia se encerrado ai. Só que não.

Se vendo em frente a milhares de guerreiros, o herói foi obrigado a entrar em super nova, não uma, mas duas vezes, mas foi surpreendido pelo próprio Aniquilador e seu bastão cósmico e morto pelo vilão. Mas a história não termina aqui, algum tempo depois, ele acorda em uma mesa de operações. Sim, ele havia morrido, mas acorda em uma mesa de operações, com vermes comendo o seu corpo e sendo literalmente costurado aos poucos, sem deixar quaisquer sequelas ou cicatrizes, os seres da ZN trazem o Tocha Humana de volta a vida.


Com uma saúde já satisfatória, ele é preso em uma cela, onde conhece Els Udonta, a Lança-Pedras, Dara Ko Eke, a que tudo sabe, Voorr, o Sol, Prax Ord, o titã metálico, Hooud, a morte que espreita e Kal, a ruína negra, todos juntos formam a Brigada Ligeira, e são todos Inumanos Universais, que a muitos anos atrás foram servidos de oferenda e desde então lutam como gladiadores para o Aniquilador, vivendo seus eternos ciclos de morte e ressurreição. Já com a saúde restaurada, Tocha é levado até a arena para lutar como gladiador, vence seu oponente com facilidade e parte para atacar o Aniquilador, porém, acaba morrendo uma vez mais.


Novamente restaurado, o monarca da ZN revela para Storm os seus planos, que envolvem abrir um portal para a Terra com auxílio do Reed de outra dimensão que encontra-se no Universo 616. Em contato com a Brigada Ligeira, Tocha Humana lidera um ataque ao Aniquilador, visando não matá-lo, para tirá-lo do poder pegando seu bastão cósmico. Quanto os planos do terrível vilão estavam quase a pleno vapor, o portal para a Terra estava para se abrir, os heróis confrontam o Aniquilador e Johnny, em posse do bastão, abre o portal para Terra, tendo sob seu domínio, o Aniquilador.


O que acontece após isso vocês já sabem, ele aparece no Edifício Baxter e questiona o Parker quanto ao novo visual. Posso dizer que com essa história Hickman conseguiu surpreender muita gente. Era óbvio que o Tocha não ficaria longe dos holofotes muito tempo, eles voltaria, mas ele ter realmente morrido, diversas vezes, foi algo muito interessante e novo. Entretanto, a temática de torná-lo um gladiador foi um tanto quanto clichê, em alguns momentos me senti lendo "Planeta Hulk", mas a execução ainda foi ótima, juntando e agregando mais conteúdo ao plot dos Inumanos Universais.

Essa história foi publicada originalmente em Fantastic Four 600, aqui no Brasil saiu em Universo Marvel 32. O roteiro é de Jonathan Hickman e a arte do fantástico Carmine Di Giandomenico, que surpreendeu demais e apresentou uma arte fantástica na história.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus