sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

X-Men: Do Princípio Ao Fim

*Artigo escrito por nosso colaborador, Henrique Neto.

X

Homo Sapiens Superior: os mutantes. Nascidos com o gene x que os permite possuir habilidades especiais, considerados o próximo estágio da evolução humana. Isso, evolução! O principal tema mutante é destaque em Evolução das Espécies, onde os X-Men enfrentam estranhos e misteriosos seres que questionam a capacidade dos mutantes em sobreviver e coexistir com os humanos. A questão que segue está é: quem é o líder da espécie? Xavier ou Magneto? Ou... Ciclope?

A história começa em um passado distante, e mostra os primeiros choros do homem e uma espécie se sentindo ameaçada frente ao nascimento de uma nova e diferente. Em Utopia, os X-Men enfrentam o Clã Guardião dos Neos (uma subespécie mutante, mais forte e poderosa), que os ataca em busca de respostas. Enquanto os mutantes, após a volta de seu messias (Esperança), vislumbram um horizonte, um futuro com novos mutantes aparecendo (as cinco luzes), os Neos não têm novos nascimentos de sua espécie por quase um ano. Essa batalha, porém, não é o foco da história. Durante o embate, Ciclope cai ao chão e leva as mãos a cabeça, é quando memórias do passado voltam.

X


A Primeira Classe de X-Men, Ciclope, Fera, Anjo, Homem de Gelo e Garota Marvel, enfrenta a Irmandade de Mutantes, liderada pelo então vilão Magneto. Eles se retiram do confronto quando entra em cena o Sentinela. É a primeira aparição do robô que tem como objetivo caçar mutantes, os X-Men sentem que podem vencer a ameaça, mas seu mentor, o Professor Xavier, ordena a Ciclope que recuem e voltem à mansão. A seguir temos uma conversa interessante entre o professor e Scott, que argumenta que a presença do Sentinela muda tudo: “Não podemos coexistir, se não existirmos”. Xavier insinua que seu pupilo está seguindo a linha de raciocínio de Magneto.

X


Entram os Evolucionários, um grupo de misteriosos seres que afirmam que seu propósito é garantir a sobrevivência dos mutantes, e que isso só será possível através da extinção da humanidade. Em Utopia, frente aos Neos, os Evolucionários afirmam que por eles terem se tornaram uma ameaça ao Homo Superior, e parado de evoluir, deveriam ser extintos. Eles exterminam os Neos por completo, dando fim a espécie. O choque é grande e a tensão em Utopia aumenta após essa confirmação de poder.

X


Enquanto no passado o líder dos Evolucionários afirma que o sonho de Xavier é inviável, e que isto o desqualifica como líder da espécie mutante, no presente, o mesmo acusa os mutantes, à liderança de Ciclope, de terem falhado em coexistir com os humanos, que continuam sendo uma ameaça a eles. Os X-Men começam uma batalha com os Evolucionários, no passado iniciada pela impaciência do Homem de Gelo, no presente por eles terem ameaçado Ciclope.

X


É explicada a origem dos Evolucionários, australopithecus evoluídos pelo Eterno Phastos, para o objetivo de proteger as espécies emergentes quando ameaçadas por outras, decadentes. Fera trabalha numa máquina para conter os Evolucionários. Ciclope traça um plano para contra-atacar, instruindo Dr. Nemesis e Madison Jeffries. Enquanto no passado os Evolucionários vão até Magneto, assumindo que ele é o verdadeiro líder mutante, este os ataca no presente. Antes, Magneto assumiu o papel de líder da espécie, agora, ao ser confrontado pelos seres, mantém a postura de um simples aliado, um soldado. Vemos uma Emma Frost jovem, presa numa clínica psiquiátrica, afrontada pela Irmandade e pelos X-Men. Xavier e seus alunos perdem batalha contra o mestre do magnetismo e seus seguidores, que levam a telepata para que ela use o Cérebro da mansão X a seus propósitos, reunir e preparar a espécie mutante para assumir o planeta.

X


Chega o desfecho da história, Ciclope faz com que Irma transmita às lembranças dele aos outros mutantes, que agora sabem quem os Evolucionários realmente são e o que aconteceu no passado. Magneto parece ser o foco, e parece que ele vai assumir mais uma vez o papel de líder mutante, a pedido dos evolucionários, o que não acontece, ele se mostra leal à Ciclope e reafirma que sua velha ideologia é falha, e só traz destruição.

X


No passado, Ciclope aparece com Anjo para confrontar Magneto, e o faz com o apoio de Wanda e Pietro. Em seguida aparece o Professor X, junto de Jean Grey e Bobby, seguidos por Fera, que usa sua máquina e consegue atingir os Evolucionários. Seu líder, porém, sobrevive ao final, e ao ver como os outros mutantes o seguiram, diz a Ciclope que ele é o líder da espécie, e que será o salvador dos mutantes. Partindo, apaga os acontecimentos da mente de todos na Terra, porém Jean em um esforço final consegue manter a memória, perdida, na mente de Scott.

No presente, também com o dispositivo de Fera, recriado por Madison e Nemesis, os X-Men atingem os Evolucionários, e mais uma vez, apenas seu líder sobrevive, desaparecendo em seguida. Ao final da história, ele muda de propósito, ignorando o que para ele seria o certo a se fazer, eliminar a humanidade, espécie em decadência que ameaça seus sucessores, se propõe a matar Ciclope.

X


Ciclope como o líder definitivo da espécie mutante é o foco da história, e isso é trabalhado muito bem. Xavier se mostra pouco como líder, e mais como mentor, fraco ao comandar. Enquanto Magneto se mostra falho ao se fazer seguir, muito contestado pela maioria por seus métodos radicais, e pelo próprio no presente, dando vez à Ciclope, que por sua vez, se mostra forte e respeitado, como se fosse o ponto de equilíbrio entre os dois.

É um excelente arco, que ilustra bem o que se passou com os X-Men desde o Dia M, passando por Complexo de Messias, Guerra de Messias e Segundo Advento., onde, como aqui, vemos uma espécie em extinção, que sobrevive e se mantém forte, unida, apesar das inúmeras adversidades, de algumas baixas e ameaças externas e internas, e que tem em seu líder, uma figura forte e segura de que, sob qualquer ameaça, eles resistirão.

Christopher Yost nos entrega uma história bem acima da média que costumamos ver no título X-Men (sem adjetivo), e a arte é muito bem trabalhada, quando contado o passado por Dalibor Talajic (desenho e arte-final) e Wil Quintana (cores), com ressalvas para a (comumente belíssima) Jean Grey não tão atraente aqui, e quando contado o presente por Paco Medina (desenhos), Juan Velasco (arte-final) e Marte Gracia (cores), destacando o tom escuro com cores vibrantes no presente, uma escolha muito boa para ambientar a época de trevas em que vivem os mutantes, e o tom mais claro do passado, que vai escurecendo conforme  a história segue, terminando com Ciclope num fundo preto.

Do Princípio Ao Fim, publicado originalmente em X-Men Giant Size, e X-Men 12 a 15, saiu no Brasil pela Panini entre as edições 128 e 131 de X-Men Extra.

Henrique Neto

comments powered by Disqus