quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Deadpool: Uma diarréia no espaço*

Deadpool foi pro espaço. Que bom! Ele morreu? Cancelaram as revistas dele? Não, ele literalmente foi para o espaço, espaço sideral. Ah, que pena. Wade detona em qualquer planeta! Na verdade, a história é sobre uma lua que quer detonar planetas... mas já chegamos até lá. Claro, qualquer história do Wade tem que ser sem noção... até as intergalácticas. A questão é que Wade Wilson não quer só ser o melhor mercenário da Terraque ele não é – ele quer ser o melhor do universo!

Photobucket


Tudo começa como sempre nas histórias do mercenário tagarela, com algo bem sem noção. Um ex-cientista do governo está se fingindo de morto pra escapar de alienígenas que o perseguiam por usar sua tecnologia. Wilson acaba levando a culpa pela morte por ser o último a ser visto entrando na casa do cientista (por outros motivos...) e assim começa toda a confusão. Um mercenário de outro planeta foi contratado para matar o cientista: Macho Gomez. Que %#@&% de nome é esse? Um nome alienígena, ué. Porém, Wade acaba ajudando o cientista a se livrar de Macho. Sempre em um dilema se é um mercenário ou um herói. Um mercenário bem ruim. Um herói! No fundo ele é um herói! Contudo, ao saber que Macho era um mercenário conhecido por todo o universo, ele também quer ser um nome reconhecido nas estrelas e parte para o espaço sideral. Na verdade, espaço sideral é a porção do espaço sem nenhum planeta ou estrela, também chamo de vácuo, porém comumente utilizado para se referir ao universo. Quem disse isso? Eu não fui! Obviamente, você não saberia isso. O que? Uma quarta personalidade? Isso não tá ficando povoado demais? Sou apenas uma personalidade informativa, que traz conhecimentos diversos relacionados aos roteiros. Tá explicado porque ela nunca apareceu antes em uma história do Deadpool...

Photobucket

Seguindo. Deadpool viaja com o carro/nave de Macho que acaba o levando para onde Gomez trabalhava e morava com sua esposa Orksa, que não tem problema em trocar o marido morto  pelo novo integrante da empresa Funtzel Intergalática – Serviços de Guinchos e Recuperação. Apesar de outra designação comum para universo, “espaço intergaláctico” se refere à distância entre uma galáxia e sua adjacente. Entre a nossa galáxia, a Via Lactea, e sua adjacente, a Grande Nuvem de Magalhães, existem 152 mil anos-luz de distância. Uau! Essa personalidade é muito inteligente! E chata de ficar interrompendo. Ah sim, porque vocês me deixam falar que é uma beleza... Bom, como eu ia dizendo, o serviço que Wade assume na Funtzel é, na verdade, uma missão praticamente suicida e é designada a ele pelo outro sócio, secretamente apaixonado por Orksa que quer se livrar de Wilson. A missão consiste de ajudar o povo orguliano a se vingar da Lua que destruiu seu planeta natal e destruirá outros mais: Id, a Lua Egoísta. Quem? Id, uma lua que surgiu com Ego, o planeta vivo. Assumo que Ego já é familiar seu... sim, é um personagem do universo Marvel há bastante tempo. Que demais, um paneta vivo! Que gênio quem bolou isso. Os gênios são Stan Lee e Jack Kirby que criaram Ego em 1966 e teve sua primeira aparição em Thor 132. Aí alguém tinha que piorar e criar uma lua freudiana pra ele, Id. Freudiana? Obviamente estão relacionando com o modelo psíquico de Freud.

Photobucket

Hein? O modelo triádico do aparelho psíquico de Freud divide a psique em 3: Ego, Super-Ego e Id. Ego seria o ser central, Id seria algo m,ais primitivo e responsório, uma espécie de instinto de onde surgem as emoções básicas, como o prazer. Id possui a força que impulsiona o Ego. E Super-Ego seria a moralidade, regras sociais e culturais, que poria limites na força de Id, o auto-controle. Resumindo, Id é fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos. Ego é o aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos. E Superego é o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade. Uau, Deadpool também é cultura. Cammys também são cultura. Portanto, faz todo sentido a “personalidade” que o Daniel Way dá para Id no roteiro. Um ser que se sente ofuscado por Ego, em busca de prazer, que se rebela e resolve suprir seus instintos se alimentando de planetas vivos.

Photobucket

Os orgulianos estavam dispostos a exterminar uma raça no plano que levava à morte de Id, mas Deadpool em conflito com seu lado mercenário ou herói, consegue fazer de uma forma que ninguém além de Id morra. Mais ridículo que Deadpool mercenário é Deadpool herói. É um herói que gosta de dinheiro, ué! Esse é o Tony Stark, Deadpool é sem noção mesmo. Ele luta com essa ideia o tempo todo, mas seu lado herói prevalece muitas vezes, inclusive quando corta braços e pernas pra ter espaço no único foguete que salvaria a vida sua e do ET mala que queria ficar (e fica) com a esposa dele. Mas no espaço, ser herói é literalmente “pra qualquer um” e Wade não fica satisfeito com essa falta de reconhecimento... e volta pra Terra! Ah, não... Calma, no próximo arco ele vai enfrentar o Hulk e pode ser que ele não sobreviva. Não me dê esperanças!

*O título é o usado nas edições brasileiras e foi tão "deadpool" - ou seja, escatológico - que resolvemos usar o mesmo. É uma paródia de "odisséia no espaço"! Noooossa, como você é um gênio! O que não tem muita a ver com a original, mas foi uma ótima escolha. Qual era o original? "Send in the Clowns", que quer dizer algo como "que venham os palhaços" ou "mandem os palhaços". "Send in the Clowns" é uma música composta por  Stephen Sondheim em 1973 para o musical A Little Night Music e já foi interpretada por grandes cantores como Frak Sinatra. Prefiro o título brazuca!

Cammy, Cammy, Cammy... e Cammy

comments powered by Disqus