terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Fabulosa X-Force: A Saga do Anjo Negro (Parte 1)

Já se tornou tradição na Marvel lançar anualmente pelo menos uma grande saga – ou seja, uma história de grandes proporções e (nem sempre) grandes consequências, envolvendo um grande número de heróis e vilões. Estas histórias geralmente são publicadas, nos Estados Unidos, em minisséries próprias ou crossovers entre várias séries. O que muitos leitores ignoram é que, às vezes, arcos publicados normalmente em suas séries regulares acabam sendo tão grandiosas como as alardeadas sagas anuais. O caso a seguir é de um arco que, tão grandioso como uma saga, acabou adotando esta palavra para seu nome.



Sim, em X-Men Extra 127 teve início A Saga do Anjo Negro; apesar do nome, trata-se do arco mais recente da Fabulosa X-Force. Como vocês devem lembrar (se não lembrarem, podem relembrar aqui), o Arcanjo está prestes a se tornar o novo Apocalipse, e a única forma de impedir isto é obter a Semente Vital. Para isso, o grupo formado por Wolverine, Psylocke, Deadpool e Fantomex viajou para a Era do Apocalipse, ao lado do Fera Negro, que dizia saber como salvar Warren.

É curioso observar que, nesta primeira parte da saga do “Anjo Negro” (no caso, o Arcanjo), o personagem em questão mal aparece. Mancada da parte do roteirista? Não: o caso é que a X-Force passou três edições (mostradas no Brasil em X-Men Extra 127, 129 e 131) nesta outra realidade. E isso na verdade ajudou os leitores a compreenderem melhor o que está em jogo aqui.

Isso porque a Era do Apocalipse não está mais se reerguendo e restaurando a paz entre humanos e mutantes, como vimos na última vez em que esta realidade foi mostrada (X-Men Anual 1). Na verdade, esse mundo talvez esteja ainda pior do que quando Apocalipse o governava, pois não só os humanos voltaram a ser exterminados, mas toda a vida no planeta parece ter sumido: animal e vegetal... humana... e mutante.



Se no passado havia um grupo de X-Men para combater os opressores, estes também foram exterminados; apenas doze sobreviveram: Jean Grey, Noturno, Solaris, Homem de Gelo, Magneto, Vampira, Samurai de Prata, Kirika (filha de Wolverine e Mariko Yashida), Gambit (que pelo jeito conseguiu sair da dimensão sombria de Manto, onde tinha sido dado como morto), Dentes-de-Sabre, Selvagem (ambos retornando das realidades alternativas onde estavam vivendo) e um desertor. Se seu X-Man favorito da Era do Apocalipse não está nesta lista, é porque ele ou ela morreu. Lamentamos.

É claro que, sempre que personagens de diferentes realidades se encontram, interações curiosas acontecem. Foi o caso também aqui, com Wolverine podendo ver seu grande amigo Noturno e sua eterna amada Jean Grey vivos (ainda que não sendo o Noturno e a Jean Grey que ele conhecia), ou descobrindo uma filha de outra realidade (coisa até que comum pros padrões dos X-Men). Psylocke também pôde rever o Dentes-de-Sabre dessa realidade, que foi seu antigo colega de equipe e amante quando ambos integraram os Novos Exilados. Mas os dois evitaram tocar no assunto, o que é compreensível com Betsy estando preocupada com seu namorado atual e ainda tendo que resistir às investidas de Fantomex. A ninja ainda não está preparada pra brincar de “Dona Flor e seus Três Maridos”...



Os X-Men da Era do Apocalipse, depois de entrarem em conflito com a X-Force e destruírem a Semente Vital do Fera Negro (que de quebra aproveitou a confusão para voltar à Terra-616 e abandonar a X-Force sem passagem de volta), ofereceram-se para ajudar a conseguir outra Semente Vital e enviar seus novos amigos de volta à sua Terra. Mas todos acabaram entrando em conflito com a força opressora desta Terra; Kirika e Gambit morreram, e Wolverine descobriu que o ditador genocida desta era é... ele mesmo! Sim, o Wolverine da Era do Apocalipse (agora Arma X) tornou-se o novo Apocalipse, sob pretexto de impedir que os Celestiais destruíssem a Terra. Bem, sabem o que dizem sobre boas intenções...



Assim como o Arcanjo na Terra-616, Arma X só poderia ser detido com a Semente Vital. O problema é que os heróis só acharam uma Semente Vital, ou seja: um mundo terá que ser condenado. E como a Era do Apocalipse já está com a vida praticamente extinta, a solução de Jean foi enviar a Semente Vital com a X-Force (via Teleporter daquela realidade) de volta para sua Terra.

Entenderam agora como uma viagem entre dimensões se encaixa na situação da X-Force? Foi pela ida à Era do Apocalipse que a equipe e os leitores puderam perceber o que acontecerá com a Terra-616 se o Arcanjo não for detido. Infelizmente, a primeira visão do grupo de volta ao lar foi Warren esperando por eles... com os Cavaleiros do Apocalipse (agora seus Cavaleiros), Fera Negro e alguém que parece o Holocausto da Era do Apocalipse.



Assim, Rick Remender e Mark Brooks surpreendem ao irem contra as expectativas e proporcionarem uma viagem entre realidades de forma séria, sombria e com grandes consequências (exatamente o que não costuma ser feito em histórias de viagens entre dimensões). Mas esta é só a primeira parte da Saga do Anjo Negro; se tudo isto aconteceu só na primeira parte, imaginem como serão os próximos acontecimentos. Se Remender não perder a mão nos roteiros, este “arco com nome de saga” tem tudo para se tornar uma das melhores histórias Marvel nos últimos anos. Torçamos por isso!

Fernando Saker

comments powered by Disqus