sábado, 1 de dezembro de 2012

Thor: Questão entre Deuses

Depois de rechaçar as hordas de Uthana Thoth, o Deus do Trovão passa a entrar em nova fase. Recomeçando num novo título, originalmente chamado The Mighty Thor, com roteiros de Matt Fraction e a volta de Olivier Coipel na arte, o filho de Odin se verá contra uma das maiores ameaças dos seres viventes deste cosmo – Galactus.

Thor vs Surfista



Tudo começa quando Odin pede para que Thor e Sif entrem na fenda do espaço-tempo onde se encontra o coração de Yggdrasill, a árvore que une os mundos, afim de verificar se houve algum dano depois das recentes batalhas. Todavia, os interesses de Odin ali talvez sejam outros e isso acaba colocando a vida de seu filho em risco. Com a ajudinha do jovem Loki (que negocia uma armadura extra para entrar na fenda), Thor encontra um objeto luminescente dentro da árvore, a Semente. Mas isso também teve um custo. Thor ganhou uma ferida em seu abdômen, que ao invés de sangrar, despende energia.

Thor vs Surfista


O surgimento da Semente, no entanto, não passa desapercebido. Obviamente, há algo mais ali. Dentre os asgardianos, Heimdall é o primeiro a notar o perigo em torno de tal peça e isso o coloca num teste de fidelidade a Odin. O outro que não deixa de notar o poder ali, mas muito mais distante de Broxton, é o Surfista Prateado. Ciente de que tal fonte de poder imensa seria capaz de saciar definitivamente a fome de Galactus, o arauto guia seu mentor até nossa galáxia.

Thor vs Surfista


Como sempre chegando na frente, o Surfista anuncia a todos os cidadãos de Broxton que eles devem se abrigar, até mesmo fugir. O Devorador de Mundos nada quer com a Terra, mas como Asgard agora está ali fincada, nosso planeta pode sofrer as consequências. Então, por fim, o Surfista se apresenta a Odin demandando a Semente.

Como de praxe, o herói cósmico é recepcionado na base da porrada pelo Deus do Trovão. Ambos travam uma boa briga até que a voz de Odin ecoe por todos os cantos e faz com que ambos parem. Odin, no entanto, não está disposto a atender ao Surfista. Se por um lado o arauto quer a estabilidade e garantir que Galactus assim tenha alimento e viva para todo o sempre, o Pai de Todos acredita que aquela Semente é a garantia de renovação. Na sua crença, a semente é a garantia de uma nova árvore da vida, de que as coisas possam ser refeitas num novo ciclo (como é de praxe na cultura do povo de Asgard) e até mesmo de que um novo Galactus surja quando este morrer. Ao negar isto ao Surfista, Odin declarou guerra entre os deuses e o Devorador de Mundos.

Thor vs Surfista


Paralelo a este palco de batalha sendo armado, vale chamar atenção aqui de dois personagens importantes na trama. Um deles é Mike, o pastor de Broxton, que vem tentando acalmar os cidadãos do vilarejo desde que começaram as confusões trazidas pelos vizinhos asgardianos. Mike junto com outros estava decidido a obrigar os deuses a deixar a Terra usando apenas suas palavras (apesar de ter muito pouco sucesso até agora dialogando com o corpulento Volstagg).

O outro que vale chamar atenção é Loki. O pequeno desde que retornou nesta nova forma vem tentando a todo momento se provar como digno ao seu irmão, nitidamente o amando fraternalmente como uma criança mais nova ama o mais velho. Tentou se provar um bom guerreiro ao se juntar a Brigada dos Reinos (sem muito sucesso em tal). E está decidido a buscar uma cura para salvar seu irmão desde que se deu conta do ferimento dele. Para isso, Loki sorrateiramente se infiltrou nos aposentos de Sif para roubar-lhe uma mecha de cabelo e usar isso como objeto de troca para que as três bruxas do deserto possa lhe ajudar a salvar Thor.

Thor vs Surfista


De volta a trama principal, temos de um lado um exército de asgardianos em armaduras espaciais deixando a Terra para confrontar o Devorador de Mundos no espaço. Enquanto que boa parte dos soldados tem que lidar com pequenos demônios energéticos criados por Galactus, o Deus do Trovão e o Surfista Prateado mais uma vez se chocam deixando claro que ambos são infinitamente poderosos.

Thor vs Surfista


Todavia, uma batalha ainda maior, porém silenciosa, acontece entre Odin e Galactus. Ambos tentam adentrar a mente um do outro e assim dominar o adversário. De um lado, temos Galactus confuso se lembrando do tempo em que era apenas Galan, um cientista do universo anterior a esse, que estudava os acontecimentos que levavam seu universo ao colapso. Do outro, Odin volta ao seu tempo de infância, ao lado de Bor e seu irmão mais velho, preocupado com a colheita que era devorada por gafanhotos e a vinda do inverno.

Thor vs Surfista


Aqui, vale um nota rápida. É a primeira vez que temos a referência d’A Serpente fora das páginas d’A Essência do Medo. Odin é assombrado pela imagem do seu irmão muito mais maligno, e isso logo o faz se dar conta de que algo esta errado.

Thor vs Surfista


O combate mental entre o Pai de Todos e o Devorador de Mundos acaba se encerrando fisicamente. Odin cresce de tal maneira que chega a cabecear Galactus, nocauteando a ambos e fazendo com que caiam na Terra. Agora, todos os cidadãos da Broxton estão de fato em perigo, mas isso não faz o pastor Mike recuar. Ciente de que a palavra pode salvar a tudo, ele caminha em direção a Galactus e suplica que este não destrua este mundo.

Thor vs Surfista


A situação se coloca mais delicada ainda. É a vez do Surfista e Thor colocarem as diferenças de lado e se unirem, já que Odin não deseja parar e requesita para si tanto o poder do Destruidor quanto de Mjolnir. Porém, antes que a batalha final se inicie e tudo seja posto a perder, a presença da Semente ali na Terra deixa de existir. Confusos, os dois lados cessam as hostilidades. E é a Loki que todos devem agradecer.

Thor vs Surfista


Durante o desenrolar da batalha, vemos os esforço do jovem em roubar a Semente e colocá-la de volta ao coração d’Arvore dos Mundos. Com um par de luva, um casaco e um fino e resistente fio ofertado pelas Bruxas, ele consegue tirar a peça de dentro do Destruidor, se proteger das agruras da fenda do espaço-tempo e ainda conseguiu voltar a superfície. Agora, nem mesmo ele sabe onde está o artefato e isso coloca Asgardianos e Galactus numa posição única de um trato.

Thor vs Surfista


Para assegurar que isso seja mantido, o Surfista Prateado convence Galactus que deve ficar na Terra protegendo a fenda. Em contrapartida dessa “liberdade”, o surfista ganhará um corpo humano e também seus poderes diminuíram a medida que se afastar do planeta. E no lugar dele, Galactus ganha um novo arauto, o pastor Mike, que sendo um homem corajoso e de paz, servirá de forma ainda mais justa na trilha do Devorador de Mundos, agora como Praeter.

Thor vs Surfista


E nos momentos finais, vemos que Odin não ficou muito satisfeito com a intromissão de Loki. Já Thor, mesmo inicialmente bravo com a travessura do irmão, depois veio agradecer por ter resolvido toda a questão daquela forma. Por sua vez, a ferida no Deus do Trovão permanece, apesar de não sentir mais dor.

Em seis edições, que acabaram sendo publicadas em Homem de Ferro & Thor 26 a 31, esse primeiro arco da nova etapa de Thor é um dos pontos preditos naquela linha temporal cósmica mostrada na revista dos Vingadores no começo do ano. Já as aventuras deste novo e divertido Loki, você ainda pode acompanhar neste mesmo mês em Avante, Vingadores! 56, numa história ligada a Essência do Medo.

Coveiro

comments powered by Disqus