quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Cruzada das Crianças chega ao fim!

Vingadores! Magneto! Mercúrio! Magnum! Wolverine! Doutor Destino! A corrida para ver quem localiza primeiro a Feiticeira Escarlate e decide o que fazer com ela continua - e com tantos interesses em conflito, os Jovens Vingadores têm a difícil tarefa de encontrar e proteger a ex-Vingadora em sua "Cruzada das Crianças". E, tal qual a cruzada real de mesmo nome, esta tarefa prenuncia dor e tragédia... especialmente quando outros participantes entram neste perigoso jogo. Se em maio a Cruzada havia oficialmente começado (tecnicamente os acontecimentos que levaram a ela começaram um pouco antes...), após uma longa espera ela finalmente atinge seu fim, na segunda edição de Vingadores Especial.

Photobucket

Antes de comentar a segunda metade desta saga, um breve momento explicativo: quando a Panini lançou a primeira parte no Brasil com o título "A Cruzada das Crianças", alguns leitores reclamaram do nome escolhido (mesmo este sendo uma tradução literal de "The Children's Crusade"), por considerarem que esse nome retratava os Jovens Vingadores como crianças. Só que o título em questão é uma referência a um fato histórico; realmente existiu uma "Cruzada das Crianças", que consistiu na jornada de jovens europeus rumo a Jerusalém (então dominada pelos muçulmanos) para libertar a "Terra Santa". Pois bem, se até as cruzadas feitas por adultos terminaram em tragédia, não deve ser surpresa saber que a Cruzada das Crianças (que, segundo investigações mais recentes, talvez não fossem realmente crianças) fracassou em seu objetivo e viu vários participantes morrerem ou serem capturados e escravizados. Daí (creio eu) o motivo pra escolha deste nome: não se trata de chamar os Jovens Vingadores de crianças, mas sim de enfatizar a dureza na cruzada que eles teriam que enfrentar e nas tragédias que viriam pela frente...

Mas voltemos à "cruzada" da Marvel. A volta do Rapaz de Ferro ao presente alterou as probabilidades desta corrida para encontrar Wanda Maximoff, e ainda sem entender direito o que está acontecendo, e sem saber se acredita na história contada por Wiccano sobre o passado dela, Wanda aceita fugir dali com os heróis adolescentes. Com heróis e vilões prestes a encontrá-los, a solução foi fugir para o passado. Mais especificamente, para o momento em que o surto da Feiticeira Escarlate levou à explosão do Valete de Copas na frente da Mansão dos Vingadores, causando a morte do segundo Homem-Formiga, pai de Estatura. Embora qualquer interferência com o passado pudesse causar graves consequências ao presente, a jovem heroína não resiste à tentação de salvar a vida de seu pai. Convenhamos, alguém pode culpá-la?

Photobucket

Quando a explosão acontece, os Jovens Vingadores se encontram de volta ao presente. Com Scott Lang vivo. E não foi o Rapaz de Ferro que os levou lá: foi Wanda, que finalmente recuperou sua memória e voltou a ser a Feiticeira Escarlate. Sabendo agora de todo o estrago que causou, a heroína inicialmente tenta se matar, mas volta atrás ao saber que os dois filhos que pensava ter perdido poderiam estar vivos. Após ter contato com Wiccano, Wanda confirma: ele e Célere são seus filhos reencarnados. OK, Billy agora pode ficar feliz por ter conhecido sua mãe (mesmo que ele já tivesse uma mãe - biológica, por sinal), mas a Feiticeira Escarlate ainda tem crimes pelos quais deve pagar. O mais grave foi a quase extinção dos mutantes, e ela decide tentar devolver os poderes a eles, com a ajuda de Fera, Jessica Jones e do Gavião Arqueiro, que convidam o X-Factor para uma visita à Mansão dos Vingadores (infelizmente não é dessa vez que Wanda e Layla Miller ficarão frente a frente). Rictor, que havia perdido seus poderes no Dia M, aceita servir de cobaia para a ex-Vingadora, e felizmente a experiência dá certo.

Mas quem disse que o problema estava resolvido? Nesse mesmo instante chegam os mais novos competidores pela posse de Wanda Maximoff: os X-Men, que a veem como uma criminosa que deve ser punida por seus crimes. Pra piorar, logo depois chegam os Vingadores, que defendem que eles deveriam se responsabilizar pelo destino de sua ex-colega de equipe. Ciclope, com os nervos à flor da pele com a perspectiva de Wanda sair impune, ameaça "queimar a bruxa" ali mesmo (figura de linguagem remetendo à Inquisição na Idade Média - pena que na tradução de "witch" a palavra "feiticeira" foi usada em vez de "bruxa", o que tira esta conotação). Resultado: porrada (encontros entre equipes de super-heróis que se preze sempre tem que ter as duas equipes saindo no braço em algum momento, né? Mesmo que nunca seja uma atitude razoável ou produtiva).

Photobucket

Vendo que os heróis estavam mais preocupados em brigar do que em ouvir seu plano, a Feiticeira Escarlate bota todos pra dormir e leva os Jovens Vingadores de volta para Latvéria, para reencontrar o Doutor Destino. Aqui entendemos a relação entre os dois: depois de recuperar a memória de seus filhos, Wanda pediu ajuda a von Doom para resgatá-los, sabendo que ele não teria reservas morais para fazer o que quer. O ditador latveriano aceitou ajudá-la a obter a Força Vital para ampliar seus poderes e permitir que ela resgatasse as almas de Thomas e William, mas esse poder acabou dominando-a e deu no que deu. Agora, o plano dela é devolver os poderes a todos os mutantes de uma só vez, com a ajuda de Wiccano e Destino. Mas o Patriota não acreditou nas boas intenções de Destino e atacou o trio; resultado: Wanda perdeu a Força Vital... para Destino!

Agora atendendo por Victor, ele garante que trará um mundo melhor para os mutantes e para todas as pessoas da Terra. Mas os heróis (depois de tomarem um belo sermão de Wiccano ao lembrar que vários Vingadores e X-Men também já foram criminosos ou perderam o controle como Wanda) não confiam em von Doom com tanto poder, e por sua vez ele não aceita que se oponham a ele. Nova briga, desta vez de Vingadores, X-Men e X-Factor versus Destino.

Photobucket

Graças a Wiccano e Feiticeira Escarlate, Destino perde a Força Vital e foge, não sem antes assumir a responsabilidade pela "Queda dos Vingadores" e pelo "Dia M". Mas como eu disse no começo, o nome "Cruzada das Crianças" já indicava um final trágico: antes de perder seus poderes, Destino matou Estatura. Desesperado para salvá-la, o Rapaz de Ferro se desentende com Visão e o mata, retornando ao seu tempo mais próximo que nunca de se tornar Kang, o Conquistador. Patriota decide abandonar a vida de super-herói e a equipe se separa. Nem Vingadores, nem X-Men prendem Wanda, mas ela desaparece mais carregada pela culpa do que nunca. Meses depois, o Capitão América nomeia os Jovens Vingadores que não morreram ou mudaram de cidade ou viraram criminosos viajantes do tempo como membros definitivos dos Vingadores. Uma grande honra, que infelizmente não apagará tão cedo as memórias de suas perdas.

Photobucket

Assim termina a "Cruzada das Crianças" dos Jovens Vingadores. Apesar das dificuldades de encaixá-la num momento certo da cronologia Marvel e da solução fácil demais envolvendo Destino para absolver (pelo menos parcialmente) a Feiticeira Escarlate dos desastres que ela causou, eu diria que o saldo geral da história é positivo, marcando o amadurecimento dos jovens heróis, o início de uma nova fase na vida de Wanda Maximoff, e feridas nas relações entre Vingadores e X-Men que, como veremos em alguns meses, não vão sarar tão cedo...

Fernando Saker

comments powered by Disqus