terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Mais um Natal 616 para todos nós!


O Natal é uma época diferente para cada pessoa: entediante e depressiva para alguns, motivo de festa para outros. Ano passado escrevi a respeito da individualidade de cada membro da Família 616, aquilo que cada um traz ao grupo, porém dessa vez quero destacar o motivo que fez toda essa gente tão diferente se unir. Tal como os Vingadores que estrearam no cinema, a busca pela sensação de pertencimento é a motivação que leva adultos a empreendimentos em grupo, e muitas vez com resultados inesperados, como o sucesso de um site que começou como comunidade do Orkut, chegando até o dia de hoje.

Já vou avisando que não se trata de outra retrospectiva das origens do Universo Marvel 616, pois essa, como a origem do universo em quadrinhos que buscamos inspiração, teve muitas versões. Nada contra aspirações pessoais, temos muitas pessoas e heróis solitários de valor, vencedores de batalhas diárias do cotidiano e vigilantes noturnos, cujas vitórias e derrotas geralmente não ficamos sabendo. Muitos ainda diriam que essa jornada solitária de autodescobrimento é fundamental para a dita vida adulta.


Mas o tema desse texto é o Natal, a sensação de união e pertencimento da qual falei antes, portanto vou destacar aqueles heróis que buscaram em grupos o sentido de suas vidas, que deram a cara ao tapa em prol de uma causa em comum, muitas vezes somente por pertencerem a determinado grupo. Antigamente, os heróis que melhor representavam essa idéia eram os X-Men, todos eles orfãos de alguma espécie e cujas dificuldades em comum criaram laços de família entre os membros, o que já rendeu inúmeras histórias.

Certamente essas histórias clássicas nos enchem de nostalgia, como muitos Natais de nossa infância. Mas estamos em 2012 e o ano foi dos Vingadores.


Entre as muitas tramas do filme, talvez a que mais sintetize o tema geral da história seja a chance que a necessidade de um supergrupo de heróis tenha apresentado a seis indivíduos tão diferentes da maioria das pessoas - e também muito diferentes um do outro, de pertencer a algo. E não é isso que nós como adultos buscamos quando nos voltamos a uma tradição tão antiga quanto o Natal?

Muito se fala da reunião de familiares, da comida farta e dos presentes, mas não vejo isso como sendo o mais importantes, e sim a idéia que uma família decidiu celebrar o que seus membros tem em comum. Isso serve tanto para um filme quanto para um site de quadrinhos. A verdade é que super-heróis tão humanos e imperfeitos nos inspiram a buscar o melhor que temos dentro de nós. Muitas vezes suas motivações podem ser egoístas como a de Tony Stark, desesperadas como a de Bruce Banner ou simplesmente profissionais como as de Clint Barton e Natasha Romanoff, mas acho que todos podemos nos relacionar aquilo que eles têm em comum, que é o fato de estarem juntos e pertencerem ao mundo por esse único motivo.


Bom, não sei se isso faz tanto sentido para outras pessoas quanto faz para mim, mas sinto que encontrei os meus "Vingadores" com o pessoal do Universo Marvel 616, por mais piegas que isso possa soar. O fato é que a coisa funciona bem como uma boa família ou grupo de super-heróis deve ser, dando liberdade para resolvermos questões nossas - que eu já disse também serem muito importantes -, porém deixando sempre a porta aberta; assim quando voltamos, parece que nunca saímos.

O que posso deixar como encerramento é meu desejo sicero que aproveitem o Natal com sua família, amigos e colegas de trabalho. E caso ainda não se sintam parte de algo maior, saibam que ele existe sim e caso vocês não tenham encontrado, saibam que não estão sozinhos.

Afinal, vida de herói não tem descanso!


Um abraço,

Brizola e Equipe 616

comments powered by Disqus