segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Wolverine: Reconstrução

Após o intenso arco “A Vingaça de Wolverine”, Logan está estraçalhado mentalmente. O caminho da vingança cobrou um preço alto de demais do velho Carcaju. O que resta? É o que veremos em Wolverine 96 e 97.



São duas histórias: “Nunca Mais” e “Wolverine Eternamente”. Apesar de serem curtas e simples, são histórias importantes, pois ajudam a construir o personagem que veremos nos próximos anos. Sim, de alguma forma, essa primeira etapa da revista escrita por Jason Aaron, que abrange os arcos “Jornada ao Inferno”, “Wolverine VS X-Men”, “A Vingança de Wolverine”, “Nunca Mais” e “Wolverine Eternamente”, serve para moldar o personagem para o grande evento mutante do ano, o “Cisma”. Por sinal, Aaron é responsável pela referida saga mutante.

“Nunca Mais” é a típica história do herói caído. Do herói que se sente um imprestável. Que acha que suas ações, no lugar de apresentarem benefícios, trazem mais danos e dores. Aqui, tudo que vemos é um cambaleante Logan atormento por fantasmas, como seu filho Daken, seu pai, seu irmão Cão (Para maiores informações, leia “Wolverine: Origens”), alérm de um constante desejo suicida. Logan possui apenas único objetivo: Simplesmente abandonar a vida civilizada.

Trata-se de um tema recorrente na Casa das Idéias. Homem-Aranha, Homem de Ferro, Coisa, dentre outros heróis, já pensaram em abandonar a carreira de herói. Alguns realmente abandonaram. Sempre voltam atrás, obviamente. Assim, quem lê a presente história  achando que o personagem abandonará de vez o traje poderá se decepcionar. A grande sacada desse tipo de história é a possibilidade de tornar o personagem mais interessante, já que, em um primeiro momento, ele é destruído (fisicamente ou/e mentalmente) para que, logo em seguida, seja reconstruído. Um bom escritor consegue, nesse tipo de história, trabalhar medos, inseguranças, desejos, dentre outros sentimentos dos personagens. Isso é o grande atrativo.

Photobucket


Enquanto“Nunca Mais” é o momento de “destruir” a personalidade de Logan., “Wolverine Eternamente” cumpre a segunda etapa do processo. E, assim como no caso de outros heróis, o processo é duro. Logan irá sofrer antes de "renascer". A história pode ser dividia em duas partes: Uma que tem como foco Logan, enquanto a outra parte o foco é Melita. Na parte que diz respeito a Logan, o processo iniciado em “Nunca Mais”, de completo desligamento da realidade, continua. Aqui, Wolverine se entrega a uma matilha de lobos, como já ocorrido em“Wolverine: Origens” e após a fuga do Complexo Arma X. O que vemos é um Wolverine medroso e apático. E que parece querer ficar assim para o resto da vida. Esse processo é interrompido com a chegada de caçadores que capturam alguns lobos da matilha, além de matarem o que consideram como excedente. Nisso, Logan reage como um animal acuado e medroso. Como para os caçadores Logan traria mais problemas do que soluções,o grupo descarta Logan com um tiro. O velho Carcaju desmaia, mas logo acorda. E resolve ir atrás do grupo.

A parte focada em Melita é simples. Melita coleta opiniões sobre o que cada um dos companheiros de Logan acham sobre ele. Homem de Ferro, Punho de Ferro, Homem Aranha, Ciclope, Emma Frost, Tempestade, dentre outros heróis, dão suas respectivas visões sobre "o mais mortífero mutante do planeta" E tem das mais variadas. Positivas ou negativas. Daquelas que descrevem Logan como o melhor dos companheiros ao pior dos assassinos. .

Enquanto Melita realiza seu breve questionário, Logan surpreende quadrilha de caçadores. Mata todos os membros e liberta os seus companheiros lobos. Entra em desespero pelo fato de estar sujo de sangue novamente. E seu primeiro pensamento é se refugiar no ponto mais isolado possível da civilização. Mas algo o impede. Ao sentir um cheiro diferente, Logan recua e encontra uma sala cheia de crianças mutiladas. Crianças que eram usadas para espetáculo de diversão juntamente com os lobos. Logan as resgata e as devolve para os pais. A crise de consciência retorna. Uma crise que faz Logan olhar aos céus e pedir um sinal de qual seria o seu papel nesse mundo. 

Photobucket

O momento de análise de consciência é interrompido, com a chegada de Melita, dos X-Men e dos Vingadores, que vem para ajudar Logan a sair do autoexílio. Ao olhar os maiores heróis da terra e as pessoas que salvou, Logan já não tem mais dúvidas sobre qual caminho a seguir. Ao final, Melita pergunta como Logan se define. Logan diz que não saberia responder a essa pergunta, já que Wolverine é um trabalho em andamento, ou seja, ainda não terminado

Wolverine é um dos personagens que mais apresentou mudanças ao longo dos anos. Desmemoriado em busca de vingança, chefão do crime de um pequeno país, espião, assassino, samurai, herói, dentre outras definições. Aaron, desde que assumiu as rédeas do personagem, vem mudando algumas coisas na sua personalidade. Na verdade, Logan vem apresentando grandes mudanças de comportamento desde "Disnatia M". A cada dia, temos um personagem mais calmo, comedido e até racional. Atitudes estranhas para um personagem que já foi considerado o mais selvagem ou mortífero mutante dos quadrinhos. E isso será cada vez mais ampliado. Aqueles que esperam um Wolverine sanguinário como nos velhos tempos podem buscar outro personagem para se divertir.

“Nunca Mais” e “Wolverine Eternamente” tem como equipe criativa, além de Jason Aaron, Goran Sudzuka nos desenhos. E claro, não podemos esquecer as belas capas desenhadas por Jae Lee. Ainda que a arte não possa agradar a todos, não compromete o bom ritmo da história

Photobucket

Aaron entrega um novo Wolverine ao Universo Marvel. Um novo Wolverine preparado para o "Cisma"

Rafael Felga

comments powered by Disqus