terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Marvel dá mais detalhes sobre nova fase da X-Force

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!


Com uma certa frequência, a Marvel costuma reunir suas equipes criativas para participar do Next Big Thing, uma espécie de liveblog em que roteiristas e editores comentam o que estão planejando. Hoje foi a vez de Sam Humphries, falando do seu trabalho no relançamento de uma das séries mais aclamadas da Casa das Ideias nos últimos anos. Confira!

Humphries relançará, em janeiro de 2013, a série Uncanny X-Force, após Rick Remender abandonar os roteiros do título. Em sua nova fase, a equipe passará por uma reformulação, e suas jornadas a levarão aos cantos mais sombrios do universo mutante. Para falar sobre a série, Humphries foi acompanhado pelo editor Nick Lowe e pelo coordenador de vendas e comunicação James Viscardi.


O novo roteirista de Uncanny X-Force contou que a premissa da série é não se focar nos personagens de sempre, sendo a casa para personagens - e leitores - que não se sentem à vontade com o papel dos mutantes em Uncanny Avengers. Esta é uma revista onde os mutantes do mundo podem ter suas próprias aventuras e ser eles mesmos.

Com relação aos personagens, o novo roteirista começou por Tempestade - e embora alguns leitores especulassem que se tratasse da Ororo de uma realidade alternativa apresentada por Greg Pak em Astonishing X-Men, Humphries garante que esta é a Ororo que todos sempre conhecemos e acompanhamos. Seu novo visual reflete seu estado de espírito, buscando se redescobrir após ser divorciada do Pantera Negra. Tempestade estará em situação semelhante a Psylocke, única retornante da formação anterior da equipe; Betsy também estará em busca do seu lugar, continuando diretamente sua subtrama a ser iniciada pelos acontecimentos da última edição escrita por Remender.


Vindo da Tropa Alfa, Pigmeu é descrito por Humphries como "o Fantomex da nova X-Force". Por sua vez, a feiticeira extradimensional Espiral, comumente retratada como vilã, terá outro lado seu apresentado aos leitores, como uma vítima de seu mestre Mojo. Aparentemente presa na Terra, ela não tem lugar com os Uncanny Avengers, nem com a escola de Wolverine, nem mesmo com os rebeldes liderados por Ciclope. Assim, Espiral não tem outro lugar além da X-Force, mas sua entrada na equipe não será pacífica - não quando Psylocke e Tempestade ainda têm más recordações (adaga psíquica nela, Psylocke!!)...


Mas nem só de velhos conhecidos será formada a nova X-Force. Já fomos apresentados à novata Cluster, uma mulher com um uniforme muito semelhante ao do falecido Fantomex. Um aviso de Nick Lowe: a última edição escrita por Remender, a ser lançada este mês, dará as primeiras pistas sobre a personagem. Ah sim, e ainda nas primeiras edições um sexto integrante se juntará à equipe, mas ainda não temos detalhes sobre ele... ou ela.

Sim, talvez seja mais uma mulher. Não dá para ignorar que a nova Fabulosa X-Force é uma equipe predominantemente (e até o momento, quase completamente) feminina. Humphries e Lowe juram que isso não foi intencional, que a preocupação na escalação da equipe era juntar outsiders de todos os cantos do universo Marvel com personalidades distintas e relações diversas entre si, e só depois perceberam que Pigmeu era (pelo menos até agora) o único homem do grupo. Será verdade?



Mas afinal, a nova Fabulosa X-Force ainda é um grupo de assassinos? Ainda não temos esta resposta... mas isto parece ser por uma boa causa: Humphries disse que revelar agora a missão da equipe estragaria a surpresa que a última edição escrita por Remender trará. Apesar disso, Lowe dá uma vaga ideia do que vem por aí, descrevendo a velha nova série como se fosse "Missão Impossível dirigido por David Lynch".

Sobre a arte da revista, a ideia é manter o visual sofisticado meio "sci-fi europeu" estabelecido por Jerome Opeña, e Lowe garante que o novo desenhista Ron Garney não vai deixar a peteca cair na arte. Falando em arte, Kris Anka, que elaborou os uniformes da nova Fabulosa X-Force, também fará capas variantes da revista. E depois do primeiro arco, Garney terá um descanso (voltando para o terceiro arco) e outro desenhista assumirá o segundo arco; não sabemos sua identidade, mas Humphries diz que ele (ou ela, vai saber...) "desenhou um dos meus runs favoritos da Marvel nos últimos dez anos". Alguém aqui arrisca um palpite?




Outrora um X-Man, Bishop será o vilão da série, após passar três anos (para a gente, não para ele) preso no ano 6700 e ser mudado pela reflexão da possibilidade de que estava errado ao tentar matar a messias mutante Esperança Summers. Já Wolverine, outrora líder da X-Force, aparecerá na primeira edição, mas ele agora se vê em uma nova fase de sua vida. Sua ligação com a X-Force será definida logo de cara, com base no que virá na fatídica última edição de Remender (falamos bastante dessa última edição nesse texto, não?) - e a julgar pela arte divulgada abaixo, a discussão promete ser tensa...



Em relação à outra X-Force circulando por aí, Humphries diz que o grupo de Psylocke se vê como a única X-Force legítima, o que pode levar a tensões entre os dois grupos. E, claro, uma das X-Forces terá Cable como líder e a outra terá Bishop como vilão, então cedo ou tarde um encontro deve acontecer...

Por fim, o roteirista garante que os leitores não precisam se preocupar que sua revista seja redundante em relação à outra X-Force ou às demais "revistas X": Humphries afirma estar se empenhando para fazer de Uncanny X-Force o que Ultimates foi na linha Marvel Ultimate. Calma, não se trata de pretensão de dizer que sua série será a melhor (até porque, convenhamos, Ultimates já teve suas fases bem ruins...), e sim que a intenção de Uncanny X-Force é ser a revista que apresentará aquilo que não poderá ser encontrado em nenhuma outra série da Marvel NOW, com um elenco mais alternativo de personagens e com uma grande liberdade para os roteiros.

A nova X-Force começa em janeiro de 2013. Estão preparados? Porque eu estou!



Fernando Saker

comments powered by Disqus