segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Roteirista de Thor Ragnarok detalha as ideias pra a trama, o estonteante final e da primeira cena pós-credito



Em conversa com o CBR, o escritor Eric Pearson foi a grande adesão ao roteiro de Thor: Ragnarok e que turbinou uma série de mudança no que Craig Kyle e Christopher Yost estava fazendo para fazer do filme o sucesso que ele foi. Em conversa com o The Hollywood Reporter, o roteirista explicou suas principais ideias para o final trágico para Asgard, participação que teve na escrita de Guerra Infinita e muitos momentos divertidos do filme. Espia só a entrevista na integra:

Há quanto tempo você sabia que você realmente iria destruir Asgard e eles acabariam em uma nave espacial?

Eu esqueci exatamente como surgiu essa idéia, mas lembro-me de trazê-la logo no começo. Uma das obras anteriores teve o Asgard realmente não sendo destruída, ou foi reconstruída ou algo assim. Bem, é Ragnarok. Isso significa apocalipse na mitologia nórdica. Não temos que explodí-la? Nós realmente conseguimos fazê-lo aqui, e acho que não podemos ter medo disso. A idéia de fazer de Thor uma figura de quase-Noé... fazer com que todos fiquem numa arca para preservá-los - acho que eu sabia desde o começo que precisávamos fazer isso. A pegada era mais sobre como fazer que isso fosse uma escolha de Thor. Não era pra ser porque ele acabou de perder uma grande batalha. Ele aprendeu algo mais sobre ser um governante das pessoas e não de um reino, e não do espaço em si. Como rei, como um rei altruísta, você deve fazer sacrifícios. Tentamos apresentá-lo com um cenário sem ganhos, e ele fez a escolha certa para continuar a linhagem asgardiana, ao invés de tentar socar seus problemas até a morte.

Nós sabemos através de um video dos Vingadores: Guerra Infinita exibido na D23 e na Comic-Con que Thor de alguma forma acaba no espaço sem sua nave espacial e os Guardiões da Galáxia o encontram. Você estava envolvido com essa cena do pós-crédito com aquela nave espacial, que é presumivelmente Thanos encontrando os Asgardianos?

Eu também escrevi essa. Eu deixei cedo as filmagens de Thor na Austrália, porque eles me levaram para Atlanta para ajudar Markus e McFeely, com Guerra Infinita e Vingadores 4, o que foi totalmente impressionante. Não posso descrever o quão excitado eu estou e quão maravilhoso é o trabalho que esses caras estão fazendo. Eu acho que eles ficaram juntos por um bom tempo, e eu trabalhei com eles anteriormente no agente Carter, e apenas por estar na Marvel, nos conhecemos. Então eu acho que eles estavam confortáveis ​​comigo chegando e sempre que eles estão trabalhando em algo, eu estava meio que tentando manter o outro seguindo. Eu sei o que está acontecendo lá, mas estou aterrorizado para dizer qualquer coisa. Parte da razão pela qual me enviaram para lá é que Ragnarok era tão diferente dos outros dois filmes, e Hemsworth especialmente queria manter essa continuidade para seu personagem e seu arco. Eu acho que também para Ruffalo e seu Hulk, as coisas que estarão acontecendo para eles nos próximos dois filmes são alguns dos meus momentos favoritos.



Você lidou bem com a bagagem do Universo Marvel - de uma peça que reflete Thor: Mundo Sombrio até a parte em que brinca sobre o quão ridículo é o relacionamento de Thor com seu martelo. Como você lida com isso com esse humor e ao ponto de nãos se preocupar com nada?

Estávamos voltando ao básico de "Eu quero que isso seja divertido". Eu tinha lido o quadrinho de Thor quando eu era mais novo, mas já fazia algum tempo. Quando você faz um grande download para ler um bando de quadrinhos durante um intervalo de Natal, você pensa: "Deus, estes são insanos. Olhe para as coisas loucas que estão acontecendo aqui". Se você tentar levá-lo muito a sério, você vai aborrecer o público ou parecer ridículo. Eu acho que essa é a chave para esse Thor. Ele está nessas situações loucas, e suas interações através delas são realmente o que nos permite explorar as incríveis habilidades cômicas de Hemsworth.

Como você criou a luta entre Thor e Hulk?

A única coisa estava desde o início era que "Loki está lá, precisamos fazer 'esmagamento dos Vingadores'". "Precisamos fazer ele ser chicoteado de um lado para o outro". Esse foi meu primeiro objetivo ao começar isso. Se você tiver a oportunidade de virar o jogo, você deve fazer isso. Em primeiro lugar, esse é um dos momentos mais divertidos dos Vingadores. Eu acho que será divertido de qualquer maneira, e para as pessoas que são fãs, será uma lembrança bem divertida. Então essa foi a minha primeira jogada. Já o mais difícil foi descobrir a reação de Thor ao ver o Hulk. Nós passamos por instantes em que ele estava confuso, onde ele estava com raiva, onde ele estava assustado. E finalmente chegamos a idéia de que ele estaria animado - era uma dádiva dos Deuses.

E apenas montar como esses dois homens lutariam - seus movimentos específicos - deve ter sido desafiador.

Sobre a coreografia, acabei escrevendo algumas partes de ação que pensei que eram boas. Ele sempre se armou com um machado gigante e um martelo gigante, porque achei que poderíamos mudar suas armas em algum momento. Eu só queria dar à luta tantas dinâmicas diferentes quanto pudéssemos. Grande ação com saltos, algumas lutas de mão-a-mão. Algumas coisas de mano a mano. Uma coisa que não esteve totalmente lá e que eu teria amado era, eu estava pensando: "O que você poderia fazer com o Hulk que você não poderia fazer com uma pessoa normal, porque seria muito horrível?" Quando Thor estava o estrangulando e Hulk o derrubou, queria que Thor pegasse sua pálpebra e esticasse. Provavelmente poderia parecer um pouco pateta, mas eu estava tentando pensar em coisas que você poderia fazer com esses caras com poder máximo que você não poderia fazer em uma luta regular. E aquela fala de "está no meu cérebro agora" diz quando Thor vê Hulk nu?

"Isso está no meu cérebro agora" é tudo Hemsowrth. Eu dou esse crédito a ele. E eu acho que o próprio Hulk nu por completo, com pesar, darei a Taika. Lembro-me de chegar lá e estamos bloqueando isso e eu digo: "Espere, ele vai sair? Não vai ficar nu?" E ele diz: "Sim, esse é o ponto". Quero dizer, obviamente, vamos ser PG-13. Podemos ver um pouco da bunda do Hulk. É o tipo de coisa que você não espera. Isso é o que muitas pessoas gostam no filme, que é por se esquivar e enganar sobre como ele vai fazer as coisas ou como isso vai fazer você rir. Não poderia haver um cérebro melhor para isso do que Taika.

Algum personagem Marvel que você gostaria de encarar no futuro?

Quando eu estava no programa de escritores da Marvel eu me deparei com o Capuz. Eu acho que ele tinha apenas 12 edições, duas séries na época. Ele é um bandido de rua, é como um ladrão, e ele recebe esse capuz. Parece um tipo de capa do Doutor Estranho, exceto que com este capuz sinistro que escurece os olhos quando se aproxima, e isso lhe dá a capacidade de flutuar ou voar e ser invisível. Com esses poderes simples, pelo menos nos quadrinhos, ele monta completamente toda uma mafia supervilanica com bandidos de quinta categoria. Ele é o cara do tipo "Todos vocês eram cientistas ou professores ou qualquer outra coisa. Eu nasci um criminoso, é por isso que eu passo por isso, é por isso que estamos indo bem". Eu fiz um tratamento para isso quando voltei um dia, seria um que provavelmente caberia melhor com alta censura, o que tornou mais difícil, e é por isso que eles me puxaram e me colocaram em outra coisa. Eu sempre pensei nela como se fosse uma das mais fáceis e mais recentes histórias em quadrinhos Marvel, o Capuz é apenas o tipo real de anti-herói. Na verdade, ele simplesmente é um vilão, mas é claro que ele tem qualidades redentoras.

O filme está apenas começando nos cinemas e parece que vai muito longe. Superando todas as expectativas até agora, passou dos 427 milhões mundiais e está a alguns dias de render em apenas duas semanas tudo o que o primeiro filme do Deus do Trovão ganhou em 2010.

Coveiro

comments powered by Disqus