sexta-feira, 29 de março de 2019

Diretor de Vingadores: Ultimato fala sobre o "Jeito Russo" de fazer filmes e os cuidados para manter os segredos do filme


Toda e qualquer divulgação de Vingadores: Ultimato está sendo feita com um sigilo fora do comum para um filme da Marvel Studios. Com menos de um mês lançado, é incrível que não tenhamos matérias e entrevistas com o elenco de torto a direito por aí. E é sobre esse tipo de segurança que eles lutaram para ter e falando um pouco sobre o "jeito Russo" de fazer filmes, que o diretor Joe deu uma entrevista incrível ao site Box Office Pro. Confira:

SOBRE CONSTRUIR UMA FRANQUIA TÃO INTERLIGADA NOS CINEMAS:

"Tem sido uma experiência realmente única", disse Joe Russo. “São 10 anos de narrativa serializada e multifacetada - várias franquias com personagens de grande sucesso em todas as franquias. O público tem um investimento emocional em todas as franquias de uma maneira que eu acho que nunca foi feito antes no setor cinematográfico. Certamente, tem havido franquias singulares como Harry Potter, O Senhor dos Anéis, ou Guerra nas Estrelas, mas eu não sei se alguém já fez várias franquias como essa, todas construídas para um final como o Ultimato".

“Passamos por muita dor e esforço para filmar o Guerra Infinita e Ultimato em IMAX, então eles foram feitos nessa escala incrível. Eu acho que eles são dois dos maiores filmes já feitos do ponto de vista de personagem e do ponto de vista visual. A escala é tremenda ”, disse o diretor e acrescentou que “A melhor coisa que acho que a Marvel fez é galvanizar o público. É como um show de rock quando você vai a um filme da Marvel no fim de semana de abertura. Há uma energia e uma excitação lá que você não vai ter ao ficar sentado em casa. Existe um senso de comunidade. Há pessoas aplaudindo e rindo e chorando e acompanhando a história coletivamente de uma forma que eu não sei se você verá novamente fora da franquia Star Wars. A conexão emocional é tão forte para muitas pessoas ”.

“Mark Ruffalo (Bruce Banner / Hulk) estava disfarçado com um chapéu de baseball e óculos na noite de abertura da Guerra Infinita em Nova York, de onde ele é. No final do filme, ele me enviou um vídeo de um cara que estava tão chateado que metade dos personagens morreram que ele arrancou a camisa e estava pisando em torno do teatro gritando: 'Por que ?!' Eu acho que há muitas poucas franquias que motivam e movem seu público da maneira que esses filmes fazem. ” lembrou Joe e disse que "Vai ser uma experiência única e singular na história do cinema, e as pessoas vão querer compartilhar essa experiência juntos - até mais do que a Guerra Infinita, francamente".


SOBRE O TOM DE VINGADORES: ULTIMATO:


Quando perguntado sobre que tom de filme veremos em Ultimato quando comparado aos demais, Joe Russo ficou receoso em responder. “É complicado responder sem revelar nada, mas direi que o filme tem um tom único. Tem um espírito próprio que é diferente de Guerra Infinita, e é por isso que eu queria separar os filmes. Claro, nós estamos distribuindo narrativas e tudo serializado em 22 filmes. Mas, é diferente tonalmente da Guerra Infinita e é contada de um ponto de vista diferente. Era importante para nós, em nossas mentes, que os diretores de cinema separassem os dois porque não queremos fazer o mesmo filme duas vezes, e as maneiras pelas quais você pode diferenciar os filmes são através do tom e do ponto de vista ”.

Conhecidos por refletir nos seus filmes da Marvel muita coisa do mundo aqui fora, Joe Russo trata isso como algo natural. “Não há dúvida de que isso é um reflexo do tempo. Temos sido muito abertos e honestos sobre o fato de que gostamos de criar uma sinergia entre a história que estamos contando e o que está acontecendo. Soldado Invernal era sobre o estado policial e quanto de controle o governo deveria ter sobre suas vidas privadas. Enquanto fazíamos aquele filme, aconteceu o escândalo de Snowden. Acho que o escândalo e o que estávamos fazendo tematicamente com o filme começaram a se alimentar, então começamos a fazer ajustes no conteúdo”.

“A Guerra Civil continuou isso, e tornou-se um divórcio da família, extremismo e dois lados irreconciliáveis tentando descobrir um caminho adiante sem se matar. Foi certamente reflexo de onde estávamos indo como uma sociedade. Às vezes os vilões vencem - e, na Guerra Infinita, Thanos vence" disse o diretor. “No Ultimato, é exatamente sobre o que você aludiu. Qual é a definição de "herói"? Todos os quatro filmes, quando analisados em conjunto, fazem essa pergunta e tentam responder a essa temática: o que significa ser um herói e o que significa se levantar? ”




SOBRE O 'JEITO RUSSO' DE TRABALHAR:

Os diretores tem também muito a agradecer a escrita afiada de  Christopher Markus e Stephen McFeely, que estão no filme do Capitão América desde o primeiro e seguiram com eles pros filmes dos Vingadores. “Desde o início, tem sido um processo muito colaborativo entre os quatro. Nós somos realmente o motor da visão por trás dos filmes que fizemos juntos. Nós temos um processo muito específico que desenvolvemos na televisão, que envolveu sentar em uma sala juntos por meses a fio, quebrando a história juntos, conversando sobre a história juntos. É um processo muito interativo e um processo coletivo” disse Joe salientando a importância de seu período nas séries Community.

Ele explicou ainda: "É muito importante, em filmes dessa escala, que a visão dos diretores seja especificamente declarada no roteiro e nas linhas de ação, porque estamos tentando nos comunicar com milhares de pessoas ao mesmo tempo. Nós sentimos que a melhor maneira de fazer isso é através do script. A história tem que ser uma que queremos contar. Tem sido uma experiência incrível trabalhar com Markus e McFeely em todos esses filmes e como uma colaboração única que você encontrará. ”

“É realmente único e todos nos damos muito bem. É uma parceria verdadeira. Quando você está em uma parceria criativa, precisa colaborar diariamente. Você tem que ser capaz de se comunicar. Você tem que ser capaz de discutir seu ponto de vista, suspender seu ponto de vista, elaborar seu ponto de vista. Acho que, por sermos dois duos, é muito fácil misturarmos e trabalharmos juntos. Todo mundo tem o mesmo objetivo em mente. Qual é o melhor roteiro que podemos criar? Qual é a melhor história que podemos contar? Qual é o melhor filme que podemos fazer?

Sobre o tempo de filme, que promete ser o mais longo da Marvel Studios até hoje, Joe disse que "ainda estamos vendo um tempo semelhante [aproximadamente três horas]. Este é muito específico em seu tempo de execução. Realmente não mudou desde que executamos o primeiro corte do filme. Mesmo que tenhamos filmado muitas cenas entre agora e depois, nós trocamos as coisas e a água continua subindo para o mesmo nível porque a história é tão densa. Temos tantos personagens com os quais estamos trabalhando novamente que exigem esse tipo de tempo de execução. Meu irmão e eu estamos realmente comprometidos com as apostas emocionais, e a emoção exige uma história com seu tempo. Quando você tem uma trama alastrando com muitos personagens e interesses emocionais, isso requer tempo para respirar emocionalmente. Na escala, você acabará em um determinado período de execução. Nós temos sido muito duros no filme. Nós não gostamos de tempos de execução excessivos; é muito difícil encerrar 10 anos de histórias”.

"Nós passamos uma década espremendo histórias complexas de comédia com muitos, muitos personagens, ambos os seriados sendo grandes séries de grupo, com 21 minutos. Nós chamamos isso de "o jeito Russo", onde entramos e comprimimos para uma densidade que sentíamos que elevaria o seriado, porque ele se moveria tão rápido que você perderia metade das piadas e teria que assistir de novo. Essa foi uma tarefa nossa. O mesmo acontece quando trabalhamos nesses filmes da Marvel. Tentamos criar uma densidade na narrativa que os faça se sentir compulsivos, independentemente do tamanho. Somos muito rigorosos em relação aos pontos de contar histórias, e passamos meses na sala de edição distorcendo e transformando a narrativa de várias maneiras diferentes até acharmos que desbloqueámos a melhor. Estamos atentos ao uso de testes de audiência para nos informar se estamos no caminho certo ou se estamos tomando decisões erradas. Com Ultimato, teve uma das respostas mais incríveis do público na história da Marvel. Independentemente do tamanho, foi consistentemente aprovado pelo teste de audiência. ”



SOBRE OS SEGREDOS DO FILME:

Joe confirmou que há uma paranoia contínua em proteger os segredos e revelações do filme mais aguardado do século. “Sim, nos sentimos assim. A certa altura, tenho certeza de que vamos escrever outra carta este ano que pede a todos que fiquem fora da internet. Eu acho que este tem ainda mais spoilers do que o último. Essa é uma cultura que quer tudo agora e está piorando. O mundo está conectado via mídia social e a informação viaja em segundos. Se você acompanha esta narrativa há 10 anos, vai querer se proteger. É melhor ir limpo. Encorajo as pessoas a irem para o fim de semana de abertura porque tenho certeza de que tudo vai chegar à Internet no momento em que o filme chegar à tela”.

Sobre muitos sites funcionando em contraponto querendo sempre descobrir o próximo spoiler. “Há uma cultura que gera receita com os segredos em torno desses filmes - uma cultura on-line, uma cultura de mídia. Isso é justo, mas também é justo que o cineasta proteja a história. Quando eu tinha 11 anos, fui ver O Império Contra-Ataca, tendo visto Star Wars várias vezes com meu tio. Eu estava no teatro das 11 às 10 da noite assistindo Império uma e outra vez porque eu não sabia nada sobre o que iria acontecer no filme além do que eu tinha visto em um trailer que passou antes de um filme uma ou duas vezes. A informação era muito mais limitada. Foi tão chocante para mim o que aconteceu que eu estava emocional assistindo aquilo. Esse é o sentimento que meu irmão e eu estamos tentando reproduzir para outras crianças que querem ser surpreendidas. É por isso que limitamos a quantidade de informações nos trailers. É por isso que ofuscamos isso. O público é tão preditivo. Todo mundo tem um PhD em conteúdo agora e é constante. A menor pista em um trailer pode arruinar um filme. ”

SOBRE A POSSIBILIDADE DE CONTINUAR NA MARVEL:

"A porta está sempre aberta. Todos na Marvel são como uma família para nós. Nós crescemos lendo revistas em quadrinhos, e essas histórias são incrivelmente abertas para nós. Qualquer coisa que tenha te movido quando criança ou falado com você quando criança tem uma ressonância emocional que você carrega consigo a vida toda. É muito difícil encontrar uma história que possa falar com você da mesma maneira que quando você era mais jovem”.

Durante toda a nossa conversa, ficou claro que Russo estava falando não apenas como diretor de uma franquia multibilionária, mas como alguém cujo respeito pela audiência e pela paixão por filmes criou raízes muito antes de começar a trabalhar com atores famosos. “Minha experiência de cinema favorita foi Krull. Eu o vi 10 vezes no teatro e passei meses jogando batatas fritas como armas na minha família. Acho que todos eles se lembram disso com frustração. Eu tenho um milhão de experiências favoritas, mas é uma em particular que eu me lembro. Meus amigos e eu ficamos impressionados com o filme. Beastmaster estaria lá em cima com Krull".



Joe junto com seu irmão Anthony dirigem o seu quarto filme da Marvel Studios, Vingadores: Ultimato. Nele, teremos a presença dos atores Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão America), Josh Brolin (Thanos), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Brie Larson (Capitã Marvel), Danai Gurira (Okoye), Paul Rudd (Homem-Formiga), Karen Gillan (Nebula), Mark Ruffalo (Hulk), Don Cheadle (Máquina de Combate), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Fraveau (Happy Hogan), Sean Gunn e Bradley Cooper (Rocket Raccoon), Tessa Thompson (Valquíria) e Benedict Wong (Wong). O filme  chega aos cinemas em 25 de Abril no Brasil.

Coveiro

comments powered by Disqus