quinta-feira, 28 de março de 2019

Chris Evans, Robert Downey Jr e Kevin Feige relembram a trajetória do Capitão América nos filmes


O site The Hollywood Reporter fez uma gande matéria com Chris Evans, o ator que viveu por mais de oito anos o Capitão América e que pode estar agora muito em breve se despedindo dos filmes da Marvel Studios pelo que tudo indica. Além de tentar arrancar pistas do filme com o ator, o THR fez um belo apanhado da trajetória de Evans para o papel e inclusive tem um baita depoimento bonito de seu amigo e, por vezes, conselheiro, Robert Downey Jr.

"Na sua raiz, ele tem a verdadeira humildade", disse Robert Downey Jr. "Eu acho que é a razão pela qual ele foi capaz de chegar à frente e ser nosso líder de equipe nos Vingadores. Eu acho que muito da sua experiência no teatro ajudou também. Porque foi tipo, 'OK, eu vou me vestir, vou sair e vou dizer a verdade. É muito como a velha escola de Spencer Tracy, embora eu garanto que Spencer Tracy nunca teria colocado essa roupa".

Ao saber dessas palavras dirigidas a ele pelo amigo que interpreta o Homem de Ferro, Evans falou que "Os personagens que eu interpreto fazem muito do trabalho pesado. Se as pessoas me conhecessem saberiam eu sou apenas um idiota."

"A supressão do Evans de sua própria descrença, independentemente de quaisquer dúvidas que tenha, é a razão pela qual todos esses outros mundos podem ser construídos", disse Downey. "Começando com Vingadores, Guardiões e Pantera Negra. As pessoas adoram dizer - e eu vou comê-lo - que eu sou uma espécie de progenitor de todo esse universo. Mas se você quiser falar sobre isso em termos de formação de equipe, e você quer falar sobre isso como uma corrida de revezamento criativo mais bem sucedida na história do cinema, ele foi a parte crítica ".

"Passei muito tempo apenas em repouso com esse cara, no set", disse Downey Jr. "Você sabe - o escudo estava na mesa, e estávamos esperando o technocrane ser colocado no lugar. E eu tive alguns dos meus melhores momentos reflexivos de gratidão quando ele estava olhando para mim no meu traje, e eu estava olhando para ele em seu traje, e ficamos tipo, 'Jesus, isso ainda funciona? Quanta sorte nós temos?' "



Sobre o peso de ser o Capitão América, Chris Evans relembra que refletiu na época e disse que "Não há escuridão real nele. Como eu faço esse cara ser alguém que você quer assistir? Eu não tenho fala com piadas. Eu não sou Wolverine. Eu não tenho pais mortos, como Batman. Eu só sou como 'Oi, eu vou andar com seu cachorro, eu te ajudar a se mudar".

Essa ideia do personagem certamente mudou com a chegada dos Irmãos Russo como diretores, que Chris Evans aponta que certamente mudou muito dos filmes feitos até então. "Para ser honesto com você, a era de ouro do Capitão América nunca realmente atraiu a gente", disse Anthony Russo. "Nós gravitamos para os quadrinhos, onde as pessoas estavam começando a derrubar idéias sobre o que os super-heróis eram. Frank Miller, et cetera. Então, quando começamos a conversar com a Marvel sobre o Soldado Invernal, pensamos: 'Isso vai ser o filme em que levamos o Capitão América ao mundo moderno. Ele será uma pessoa diferente neste novo mundo. E Chris acabou de crescer com esse personagem lindamente ".

Já o Presidente da Marvel Studios lembra na conversa com o THR que a ideia de no futuro terem o filme do Capitão América sempre interessou aos investidores. "Nos primeiros dias, a Marvel era um estúdio independente", disse Feige. "Como estávamos inicialmente obtendo nosso financiamento, eu estava me encontrando com empresas de bônus de conclusão e pré-vendas estrangeiras - tudo o que tinha que ser feito no primeiro filme do Homem de Ferro. E como estávamos nos encontrando com compradores, um dos filmes que eu mencionava era o Capitão América e vocês poderiam ver os olhos deles brilhando. Tipo, 'Uh, o que mais você tem?'


E já que falamos em Kevin Feige, a matéria que avança sobre toda a trajetória da carreira de ator de Chris Evans relata que por causa do Tocha Humana, quase que eles não aceitam o ator como o Capitã América. "Nós pensamos, OK, bem, ele é esse personagem. Vamos continuar procurando", diz Feige. "E como nós [continuamos] não encontrando pessoas, voltamos para as listas iniciais. E isso nos trouxe de volta para o Chris. E eu pensei, bem, Patrick Stewart interpretou Jean-Luc Picard e Charles Xavier. Harrison Ford interpretou Han Solo e Indiana Jones, quem se importa?

Chris Evans chegou também a considerar não aceitar o papel. Para quem não sabe, o ator sofre de alguns transtornos de ansiedade, tem pequenos ataques de pânico e essa pressão toda nunca o ajudou. "Receber a oferta do Capitão América pareceu-me o epítome da tentação. A última oferta de emprego, na maior escala. Devo dizer não a essa coisa. Parecia a coisa certa a fazer."

Evans chegou a negar a primeira oferta da Marvel, um contrato de nove filmes. O estúdio voltou com um contrato de seis filmes, e Evans aceitou um convite para visitar a Marvel Studios - quando a empresa, recém-comprada pela Disney, ainda estava localizada no complexo Manhattan Beach de Raleigh Studios -, mas deixou claro que não estava planejando mudar de ideia. "Você vê as fotos, e você vê as roupas, e acha legal. Mas eu tinha acordado no dia depois de dizer não e me senti bem duas vezes que neguei."

A Marvel foi insistente com ele. Ele consultou amigos, mas o que marcou foi uma ligação encorajadora de Robert Downey Jr. Ele então aceitou o papel. Na matéria, Downey Jr mais uma vez transcorreu elogios ao amigo. "Eu estive em centenas de cenas com esse cara. Ninguém ri mais do que ele. Às vezes ele me deixa constrangido, tipo, 'Devo ser mais divertido?' Há um pouco dele de apenas tentar sacudir a ansiedade nisso. E eu também vi ele, nos últimos 10 anos, um homem deixar de ser alguém que tinha uma ansiedade social real para alguém que se tornou mais e mais confortável em sua própria pele ".



O THR também levantou a questão do posicionamento político de Evans, sempre bem contudente as críticas ao atual presidente dos EUA, Donald Trump. "A Marvel nunca disse nada. Pelo contrário - quando eu encontro Kevin Feige, a primeira coisa que saiu da boca dele foi 'Cara, eu amo o que você está fazendo [no Twitter]'".

"Eu não vejo isso como algo ruim", disse Feige, presidente da Marvel, quando inquerido depois pelo The Hollywood Reporter. "Eu vejo isso como algo muito astuto, muito honrado, muito nobre, muito parecido com um Capitão. Comentários e questionamentos. Eu disse a ele: 'Você estão se fundindo! Você e o personagem estão se fundindo!'"

Sobre se isso poderia ter alguns revezes sob o olhar de pessoas com opiniões políticas diferentes, o ator disse que "Você não quer alienar metade do seu público. Mas eu ficaria desapontado comigo mesmo se não falasse. Especialmente por medo de alguma repercussão monetária ou dano de carreira - isso só parece muito nojento para mim."


Vingadores: Ultimato contará não só com Chris Evans e Robert Downey Jr, como também com Josh Brolin (Thanos), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Brie Larson (Capitã Marvel), Danai Gurira (Okoye), Paul Rudd (Homem-Formiga), Karen Gillan (Nebula), Mark Ruffalo (Hulk), Don Cheadle (Máquina de Combate), Tessa Thompson (Valquíria), Benedict Wong (Wong), Jon Fraveau (Happy Hogan), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Sean Gunn e Bradley Cooper (Rocket Raccoon). O filme tem direção de Joe e Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Steve McFeely chega aos cinemas em 25 de Abril no Brasil.

Coveiro

comments powered by Disqus