segunda-feira, 26 de abril de 2010

Guerra dos Reis: Eu sou o Falcão de Aço

Filho de um policial e de uma advogada, irmão mais velho de dois pequenos guris, Chris Powell teve sua vida completamente virada do avesso no dia em que acabou encontrando por acaso o estranho amuleto que o tornava o herói de armadura alienígena chamado Falcão de Aço. Contudo, o que deveria lhe ajudar, parece tornar sua vida ainda mais difícil, pois o poder do amuleto acaba lhe dando, em uma outra perspectiva, que “Grandes Poderes” muitas vezes estão associados com “Grande Corrupção”.

Falcão de Aço

Foram assim 50 edições deste novo personagem no começo da década de 90 até seu cancelamento. Daí, Chris e o Falcão de Aço só fizeram pequenas pontas no Novos Guerreiros, Fugitivos, numa minissérie não publicada chamada Loners e – mais recentemente – na série do Nova. Contudo, pelo visto, a participação de Powell no novo cenário da Marvel ainda não acabou e tende a crescer. Ao menos, no Cosmo Marvel. Mas a grande pergunta que fica pra você, leitor, é “como?”.

Bem, em Guerra dos Reis 1, dá uma bela noção de como é a vida de Powell hoje, mesmo para quem não conhece nada do personagem. Ele voltou a morar em Nova York, com sua mãe e seus dois irmãos. Arrumou um emprego no Projeto Pégaso (como vimos em Marvel Apresenta 44) e tem sua identidade secreta revelada. Não há mais segredos para sua família e os dois caçulas adoram ter um irmão como super-herói. Podemos dizer que tudo está indo muito bem na vida do jovem Chris.

Contudo, uma chamada de emergência do trabalho leva-o a ter um confronto direto com Vetor, um dos Alienígenas bem conhecidos como rivais do Hulk. Durante o combate, Chris leva vantagem, mas ao vilão tentar tirar o amuleto de seu corpo, a armadura age automaticamente e desfere um raio fora de escala contra Vetor. Chris se desespera por ter perdido o controle e ter ferido tão gravemente seu adversário.

Falcão de Aço

A coisa só piora quando a Dra. Necker tenta acalmá-lo e – ainda desnorteado – Powell acaba empurrando-a longe com suas asas metálicas. Com isso, Chris fica ainda mais atordoado e acaba fugindo do Projeto Pégaso, mesmo a Doutora pedindo para ele ficar e tentar estudar sua armadura.

O primeiro lugar que o Falcão de Aço consegue pensar em ir é para a Igreja da Santíssima Trindade, em Manhattan. É lá que ocorre as reuniões do seu antigo grupo de reabilitação de heróis (que vimos na minissérie dos Fugitivos e na inéditas Loners). A princípio, Chris é recebido com aversão, já que voltou a usar sua armadura e praticar heroísmo, mas ao implorar por ajuda, é abraçado por Mickey Musashi, a Turbo, com quem já teve um relacionamento.

Os dois saem para conversar e Chris conta tudo o que aconteceu naquela manhã. Ela diz que ele deve procurar uma ajuda profissional para tentar entender o poder deste amuleto e pede que faça isso por sua família e por ela. Então, na volta para casa, os dois se dão as mãos e parecem estar tentando voltar.

Contudo, antes de entrar em sua casa, o amuleto de Powell começa a brilhar. Uma dor incrível toma seu corpo e antes que qualquer pergunta seja feita algo cai dos céus. Algo que acaba atingindo sua própria casa. Powell e Musashi correm até lá e se deparam com algo inesperado no quintal – Um outro com armadura similar a de Falcão de Aço está ali, caído e ferido.


Falcão de Aço

Chris não entende. Até onde soube, o seu amuleto era o único que havia sobrado. Mas aquele novo falcão de aço caído dos céus sussurra que nada do que foi dito a Chris é verdade. E que ele e o designado Powell (é assim que ele chama Chris) estão em perigo.


Falcão de Aço

Imediatamente e contra a vontade de Powell, o misterioso sujeito na armadura toca o amuleto de Chris e o transforma em Falcão de Aço. O jovem parece surpreso com a capacidade daquele ser em fazer aquilo, mas suas perguntas ficam para depois pois um objeto muito maior está caindo dos céus e direto para sua casa.

A explosão é descomunal, mas para alivio de Chris, sua mãe e os dois irmãos estão ainda vivos, protegidos por uma viga. Então, o herói pega os três em meio ao incêndio e tirá-os de lá. E aquela tragédia estava só começando. O novo alienígena na armadura se apresenta como Garra e o alerta de que o robô caçador que caiu dos céus ainda está vivo e operante. E quando Chris ainda tenta entender do que diabos ele estava falando, a gigantesca criatura espacial o ataca.


Falcão de Aço

O novo e misterioso Falcão tenta explicar rapidamente a Chris que aquele era um robô caçador que foi enviado para massacrar os últimos da Fraternidade dos Rapinantes, algo que até então Chris nunca ouviu falar na vida.

Enquanto Mickey leva a família Powell para longe dali, os dois Falcões de Aço partem contra a gigantesca ameaça. Dado momento da luta, a armadura de Chris se transforma em algo maior e mais completo, surpreendendo até mesmo o novo Falcão. Segundo Garra, aparentemente a canção de dados que ele recebeu estava errada sobre Powell. Há sim uma ligação profunda entre o humano e o amuleto, apesar de aparentemente defeituosa.

Juntos, os dois partem para a Guerra. Voluntariamente, Garra também muda sua armadura de combate para algo mais perigoso, e isso chama a atenção de Powell. Num ataque combinado, eles dão fim a ameaça. O alien pousa no chão, remodela mais uma vez sua armadura e congratula o designado Powell.


Falcão de Aço

Chris se enche de perguntas. Porque ele é chamado de designado? A resposta dada é que ele é um designado, um tipo de principante, um rapinante em treinamento. Como ele consegue mudar a armadura ao seu comando? Em réplica, lhe é dito que aquilo se chama reconfiguração. A armadura se modela a necessidade do operante, tudo feito por força do pensamento, controle e capacidade de sentir o amuleto.

As demais repostas ficam pra depois. Os bombeiros e a ambulância chegaram, e Chris precisa saber se sua família vai ficar bem.

No hospital, observando sua mãe sedada no leito, ele acaba mais uma vez respondendo impulsivamente e brigando com Mickey. A raiva ainda toma conta de sua cabeça e ele não consegue se controlar. Mickey acaba alertando-o de que na verdade Chris arruma desculpa para tudo por causa de sua falta de controle, adverte o perigo que a armadura trouxe desde que a conseguiu. Ele pode acabar perdendo tudo por conta dela.

Então, Mickey coloca Chris contra a parede. Ele não consegue se livrar da armadura, mas também não tem controle sobre ela. Sendo assim, ela diz que ele deve procurar ajuda, como a do outro rapinante que apareceu naquela noite para ajudá-lo. Mas Chris não precisa procurá-lo, pois Garra surge bem na frente deles.

Falcão de Aço

Ainda motivado pelo ódio de ter sua família ferida, a primeira reação de Chris é atacar o novo Falcão. Os dois se atracam e Chris o adverte para não mais chamá-lo de designado Powell. Ele é o Falcão de Aço. Garra desdenha dizendo que ele não passa de uma criança raivosa com um brinquedo que não compreende. Lamenta que viajou para encontrá-lo, reunir a fraternidade dos Rapinantes mais uma vez, juntar os dois últimos membros para proteger a galáxia.

Chris demora para ceder e ouvir as palavras de Garra. O alien afirma que veio até ali para ensiná-lo, principalmente porque a armadura que Chris usa não foi feita para humanos. Não há uma ligação completa e a presença alienígena nela contida pode levar o jovem a loucura.

Ciente de que palavras não bastam, Garra toca mais uma vez o amuleto de Chris e isso faz com que uma projeção holográfica de uma mescla do passado e futuro seja vista por todos. Aquilo desnorteia Chris, que vê em Garra alguém que realmente compreende muito mais da armadura do que qualquer um. E se lhe for ensinado a comandar a armadura, Chris promete seguir e ajudar Garra.

Assim, o humano Chris Powell se despede dos colegas ex-heróis, de sua família e de sua namorada, partindo para o espaço e além, acompanhado de um alien que ainda mal conhece, mas que é a única pessoa que entende mais do Falcão de Aço em todo cosmo.

Garra o encontra fora da igreja e começa suas lições. A primeira é sobre ser um rapinante, um dos últimos a portar as armaduras forjadas para salvaguardar o avanço da cultura galáctica, são os verdadeiros arquitetos do destino universal, ou assim eles acreditam. Por muito tempo, os rapinantes ficaram dormentes. Garra e Chris parecem ser os únicos despertos agora e isso pode justificar todo o recente descontrole que o cosmo Marvel vem passando.

Garra também avisa que um Guerra está se desenhando mais uma vez no cenário cósmico e que os dois devem tomar seu papel ali, alavancar e influenciar situações para o bem maior. E a primeira etapa começará na Zona Negativa. Então, os dois alçam vôo para um portal aberto.


Falcão de Aço

Em seus últimos pensamentos antes de deixar a Terra, Chris relembra que tudo o que ele pensava que entendia sobre o Falcão de Aço, acabou de mudar.

E, com isso, encerra-se somente o primeiro capítulo da participação do Falcão de Aço na saga Guerra dos Reis, escrito por C.B. Cebulski e desenhado por Harvey Tolibao e Bong Dazo. A aventura continua na próxima edição, com Powell e Garra, sendo personagens principais de “Guerra dos Reis: A Ascenção”. Ficamos ansiosos aguardando aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus