sábado, 3 de abril de 2010

X-Factor: O Bom Pastor

Na última história tivemos um dos momentos mais emocionantes e surpreendentes do ano até o momento e, sinceramente, acredito que vai manter-se na lista até 2010 terminar. Algo tão bombástico não poderia ficar sem consequências e a partir de Wolverine nº63 começamos a acompanhá-las, junto com um esperado retorno.

X-Factor

O começo da história não tem nenhum dos membros do X-Factor, mas uma situação tensa envolvendo reféns em uma loja de conveniência. O assaltante, um confuso sujeito chamado Ronnie, só aceita conversar com um homem, o Pr.John Maddox, que prontamente atende o chamado, já que não perderia a oportunidade de ajudar uma ovelha desgarrada.

Alguém se lembra de John Maddox? Pois é, provando mais uma vez que está criando uma história consistente e que nada é por acaso, Peter David resgata o reverendo da época que Jamie Madrox estava em busca de suas cópias perdidas. Alguns questionaram porque o reverendo tinha um filho, já que o pequeno Sean, filho de Syrin, não passava de uma cópia. Chegou a hora de explicar isso.

X-Factor

Algo bem interessante é que Maddox é mais sereno e aparenta mais sabedoria, mas conserva algumas características do original, principalmente o humor. É bem legal vê-lo brincando com os policiais, quando diz que devem pedir desculpas para a freira que vai visitá-lo, caso não consiga sobreviver.

Dentro da loja, a situação está tensa. Ronnie não passa de um idiota ciumento, que causou toda essa confusão por não gostar da admiração que uma moça chamada Crystal sente por um certo Larry. Motivos banais, que poderiam resultar em uma tragédia. Maddox tenta acalmar o confuso rapaz, mas é a chegada de um homem ainda mais confuso que muda toda a situação.

X-Factor

Jamie, com uma aparência maltrapilha, diz que ninguém se importa com Ronnie, nem com os reféns, os policiais só não querem tiroteio para não ter que lidar com burocracia e a sujeira na loja. Armado, ele demonstra em melancias o tamanho do estrago que os tiros de Ronnie causariam e, com palavras, dá detalhes de como ficariam os ferimentos, o que acaba sendo a motivação final para o assaltante se render.

John explica aos policiais que um misterioso mendigo resolveu a situação, mas nenhum deles entende como o sujeito teria passado despercebido pelo cerco montado na loja. O reverendo responde que deveria ser alguém com treinamento ninja, recebendo um comentário um tanto incrédulo do policial. Com a crise resolvida, John vai para casa, sendo recepcionado por uma esposa preocupada e um filho entusiasmo pela coragem do pai.

X-Factor

No entanto, o pastor glorifica a Deus por tudo ter dado certo, indo orar em sua igreja, mesmo lugar para onde a freira que vai visitá-lo deveria ser encaminhada.

O pastor não chega nem a fazer sua oração, pois é interrompido pela chegada de Madrox. Este diz que veio a pé de Detroit, andando mais de mil quilômetros, com o objetivo de fugir e encarar sua cópia bem-sucedida e o próprio Deus que, segundo o mutante, dá a felicidade apenas para tirá-la.

Ele explica a origem do "M" em seu rosto, que está ligado diretamente ao fracasso em salvar Layla Miller, e deixa claro sua intenção de cometer suícidio, afinal nada bom dura para sempre e ele não aguentava mais ver as coisas boas se estragarem. Mas ele veio de tão longe apenas para que Maddox testemunhasse seu suícidio? Não, claro que não, a intenção de Jamie é revelar para sua cópia que Daniel não é seu verdadeiro filho.

X-Factor

Assim, ele conta toda a história envolvendo o nascimento de Sean, esclarecendo até uma dúvida que alguns fãs tiveram, pois se o bebê tivesse metade do DNA oriundo de Theresa, ele não seria uma cópia, mas uma pessoa. Esse é o questionamento que o pastor faz, no que Jamie explica que o bebê nunca foi uma pessoa realmente e que a presença uterina desse sósia convenceu o corpo de Syrin que a gravidez era verdadeira, algo que ocorreu com Monet também.

Nesse momento, lembrei que M também teve enjoos, já tinha até esquecido disso. Olha Peter David nos obrigando a lembrar e dar mais atenção aos detalhes. A diferença entre M e Syrin é que a mente da primeira é mais forte, causando um "aborto" que nem mesmo foi percebido.

Chega então a hora de Maddox revelar a origem de Daniel. Sim, ele não é filho biológico do pastor, mas ele já sabia disso. Sem dar muitos detalhes, fica meio óbvio que Maddox foi traído por sua esposa, mas que ele a perdoou e assumiu o garoto como seu próprio filho. Assim, ele mostra para Jamie que coisas boas acontecem, desde que se tenha paciência para enxergá-las. Madrox até concorda, mas diz que a sua paciência já se esgotou.

X-Factor

O pastor tenta vários argumentos para convencer Jamie a mudar de idéia, sem sucesso, até que parte para uma tentativa física, também frustrada. Madrox entende que sua cópia nunca pararia de tentar, porque ele mesmo era assim há algum tempo, porém embora John ainda seja Jamie, o contrário não ocorre mais.

O mutante coloca a arma na cabeça, e começa a fazer despedidas que não são ouvidas por ninguém, até que é interrompido pela tal freira que estava para chegar, que afirma que Jamie não vai se suicidar. Ele diz que agora aparece uma freira dizendo o que pensa que ele vai fazer, no que ela responde que não pensa, ela sabe. Como? Bem...

X-Factor

...porque ela sabe das coisas.

Com esse final, nem precisaria comentar muita coisa, mas eu não posso deixar de elogiar o trabalho de roteiro que Peter David está fazendo. Essa atenção aos detalhes é algo, sem sombra de dúvida, coisa de gênio. É uma pena que X-Factor é um título tão periférico, pois o autor merecia ser lembrado em qualquer lista de melhores do ano.

Que sua passagem no título dure ainda muito tempo e que possa escrever outros.


Eddie

P.S. titulo do artigo tirado de João 10:11 "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."

comments powered by Disqus