sexta-feira, 30 de abril de 2010

Maratona 616: Top10 Heróis de Armadura


IronMan

Certamente, o Homem de Ferro é o personagem dos quadrinhos mais conhecido por usar uma armadura de combate, mas todos sabemos que não é o único. Sendo assim, eu resolvi aproveitar essa maratona para montar uma lista pessoal de heróis da casa das idéias que tem suas próprias armaduras. Confira a seguir os 10 mais na minha opinião:


10 - Rom

Rom

Certamente, esse não é um dos meus personagens prediletos, mas Rom, o Cavaleiro do Espaço, tem sua fama para entrar nesta lista, mesmo que em último. Nascido originalmente para ser parte de uma linha de brinquedos, logo foi licenciado pela Marvel Comics em 1979 (Ixe, o ano que nasci!), no qual acabou fazendo mais sucesso que o próprio boneco. Na Marvel, Rom deixou de ser apenas um Cyborg para ser um alien oriundo do planeta Galador, que viviam em eterna luta contra outros alienígenas chamados Espectros. Essa luta acabou chegando na Terra, o que deu origem mais ou menos as 75 edições que o personagem teve. O destaque da armadura de Rom é sua capacidade de permitir o personagem respirar em qualquer atmosfera, superforça, durabilidade e capacidade de vôo até mesmo no espaço sideral. Além da armadura, Rom portava uma arma neutralizadora, um analizador capaz de detectar a presença dos Espectros e um comunicador universal. Por motivos de direitos autorais, Rom sumiu da cronologia marvel, mas recentemente os Cavaleiros do Espaço apareceram na trama de Aniquilação²: A Conquista.

09 - Radical

Radical

O primeiro a portar esse codinome foi Dwayne Taylor, o fundador do grupo Novos Guerreiros. Dwayne não tinha poder algum, mas compensava com seu extensivo treinamento em artes marciais e tecnologia desenvolvida por sua própria empresa, a Fundação Taylor. Dentre muitos equipamentos, Dwayne criou uma resistente armadura formada por um leve e resistente Kevlar e fibras de silicato presos a uma forte matrix de cerâmica, com uma camada interna de microfibras de nitrito de titanium. Isso tornava Radical a prova de praticamente qualquer bala ou objeto perfurante. Seu elmo também é altamente aperfeiçoado com capacidade de visão noturna, lentes telescópicas, alterador de voz, sistema de proteção contra gases e muito mais itens que só o preparado Taylor poderia imaginar. Com o tempo, Dwayne criou versões melhoradas de sua armadura ao ponto de incluir até mesmo um sistema de camuflagem. E como sabemos, Dwayne foi vítima da explosão que matou milhares de pessoas em Stamford e culminou na Guerra Civil. Hoje, é seu irmão mais novo e também ex-novo guerreiro, Donyell Taylor quem assume seu manto.


08 - Box
BOX

Duas pessoas já usaram este nome. O primeiro, Roger Bochs, era um personagem sem as pernas e amigo fiel de James Hudson da Tropa Alfa, que criou a primeira versão desta armadura chamada BOX, que parecia mais grotesca ainda que a original do Homem de Ferro. Seu primeiro grande destaque foi ao ingressar na Tropa Omega, história que todos podem conferir em Maiores Clássicos da Tropa Alfa 2. Mais tarde, Roger conseguiu dar um upgrade em BOX com a ajuda do mutante Madison Jeffries, que era capaz de manipular metal só com a mente. Madison passou a ser o maior suporte de Bochs por um bom tempo, até que os dois se desentenderam. Por fim, foi Madison que acabou assumindo BOX, que tornava a armadura junto com seus poderes uma verdadeira máquina de guerra, capaz inclusive peças metálicas ao redor e incorporá-las a armadura ao seu bel prazer. Hoje, sabemos que Madison não mais usa esse nome e atualmente ingressou no Clube X, liderado pelo Fera, afim de ajudar os X-men.

07 - Arraia

Arraia

Walter Newell é um oceanografo que desenvolveu um traje especial capaz de suportar os maiores rigores de pressão submarina conhecidos. Inicialmente, confrontou equivocadamente Namor, mas tornaram-se aliados lutando juntos contra o Tubarão Tigre. Muitos outros feitos posteriores levaram o Arraia a se tornar inclusive um Vingador e seu avançadissímo traje fez com que ele acabasse tendo um confronto direto com o Homem de Ferro em "Guerra das Armaduras". O traje de Newell foi confeccionado por ele mesmo, baseando-se na dinâmica de uma arraia. É formado por um exoesqueleto de cartilagem tão duro para suportar altas pressões que acaba conferindo a seu usuário uma força e resistência fora da escala humana. Walter também equipou seu traje com dispositivos que permitem respirar livremente debaixo d'água, nadar a altas velocidades, planar alguns metros quando no ar livre e um projetor de descarga eletrica de cerca de 20.000 volts. Hoje, Arraia é membro de um dos grupos da Iniciativa dos 50 estados.

06 - Cavaleiro Negro

Cavaleiro Negro

Dane Whitmann tomou o manto de Cavaleiro Negro para expiar os crimes de seu tio, Nathan Garret, que não passava de um vilão B do Homem de Ferro. Suas armas eram todas tecnológicas, pois Garret nunca foi digno de portar o nome que usava e os artefatos de Ávalon. Contudo, apÓs quase morrer numa luta, Garret se arrependeu e desistiu do manto. Pediu para seu sobrinho honrar mais uma vez o nome do Cavaleiro Negro original, Sir Percy, e assim mais uma vez o lendário nome era usado para heroísmo. Não demorou muito para Dane mostrar seu valor e fazer parte dos Vingadores, Defensores, Excalibur e muitas outras equipes de heróis. Provando-se digno, foi agraciado com vários artefatos mágicos ao longo de sua carreira como a espada ébano, sua armadura animada e o escudo da Noite. Pouco se sabe sobre essa sua armadura, a não ser que é mística, eternamente durável e muito leve. O Escudo da Noite é outro item de Ávalon com poucas informações, mas demonstrou-se capaz de absorver grandes impactos e rajadas de energia. A energia absorvida por esse item pode ser revertida em um disparo pela Espada da Luz, outro artefato mágico de Dave. Atualmente, o herói faz parte do MI13, o grupo especial de heróis ingleses.


05 - Aranha Escarlate (Aranha de Ferro)


Aranha Escarlate

Depois que o Homem-Aranha abandonou o Homem de Ferro e se bandeou para o lado fora da lei (de Registro), Tony resolveu doar o seu traje especialmente construído com tecnologia de altíssima ponta para a Iniciativa. Assim, juntando isso com os infames resultados de clonagem de Michael Van Patrick, criou-se as Aranhas Escarlates, que apareciam nas histórias dos Vingadores: A iniciativa. Contudo, como sabemos, recentemente apenas um desses clones, o chamado de Patrick, sobreviveu. Essa armadura é composta plenamente de metal líquido, o que permite com que ele consiga mudá-la ao seu bel prazer em qualquer roupa. Outro apetrecho de destaque da armadura são os três braços mecânicos, comandandos apenas mentalmente, dando ao seu usuário uma maior motilidade que o comum. Essa armadura aranha também porta um dispositivo de camuflagem, máscara com lentes de infravermelho e ultravioleta, filtros contra toxinas e dispositivo de comunicação via rádio. Um upgrade foi feito quando o aranha deixou o uniforme para que a armadura fosse capaz de grudar em paredes e disparar teias.


04 - Mach V

Mach

Abner Jenkins já foi o vilão chamado Besouro, criando um traje ultraresistente e capaz de voar graças a seus conhecimentos de engenharia de vôo. Foi elencado mais tarde para um plano audacioso do Barão Helmult Zemo sendo assim parte da primeira formação original dos Thunderbolts. Assim, ele criou uma nova identidade para bancar o herói chamado MACH I. Contudo, juntamente com Atlas e Soprano, Abner acabou gostando da vida heróica e decidiu assumir de vez o lado dos mocinhos. Desde então, Jenkins, veio aprimorando seu traje até chegar mais recentemente na versão V. Esse traje lhe confere força, durabilidade e vôo, além de uma infinidade de sistemas de armas e explosivos. Da última vez que foi visto, o traje de Abner foi bastante danificado e ele se encontrava sem verba para reconstruí-lo, mas não deve demorar muito para ele voltar a aparecer.

03 - Falcão de Aço

Falcão de Aço

Chris Powell tinha uma boa família e adorava seu pai, até o dia que ele acabou revelando-se um policial corrupto. E isso foi quem levou Chris a parar desgovernado num abandonado parque de diversões e achar o amuleto que o transformaria no herói Falcão de Aço. Por um tempo, era um mistério para Chris o poder contido naquela jóia que com um simples toque o tornava envolto numa armadura capaz de lhe conferir força, agilidade e reflexos aprimorados. Ela também portava asas retráteis que lhe conferiam moderada capacidade de vôo e garras presas a um cabo em uma das mãos. Seu amuleto é capaz de disparar uma poderosissíma rajada, ao mesmo tempo que cria um tipo de campo de força circular. Por fim, ao ser danificada, a armadura pode ser restaurada quando Chris reverte a forma humana (Algo explicado na série original que é bem complicado de por aqui em poucas linhas). Mais tarde, ainda na sua revista mensal, o Falcão de Aço mostrou ser capaz de reconfigurar sua armadura para algo ainda mais complexo. E, em Guerra dos Reis, foi ensinado a Chris que as capacidades de reconfiguração da sua armadura podem ser tão infinitas quanto sua imaginação. Sua participação e importância nesta saga, no entanto, ainda não foram inteiramente reveladas.


02 - Rapaz de Ferro

Rapaz de Ferro

Realidade alternativa é sempre um assunto complicado e costuma afungentar boa parte dos leitores comuns. Contudo, foi graças a essa possibilidade que o outrora vilão Kang pode ganhar a simpatia de muitos leitores como o Rapaz de Ferro, versão mais jovem do personagem Nathaniel Richards, que resolveu renegar tudo o que faria ao tomar conhecimento que um dia iria se tornar o vilão viajante do tempo. Foi apenas um arco dos Jovens Vingadores, mas foi o suficiente para marcar a História. A armadura de Nathaniel também é algo muito mais que aparenta ser. Trata-se na verdade do traje futurista de Kang modificado, adaptado a sua nova condição heróica. Ela é composta de um material bio-metalico-neuro-cinetico e lhe confere capacidade de alterar sua forma, conferir força superhumana, voar, disparar raios e até mesmo manipular energias temporais. Depois de Richards partir, a avançada armadura de Kang reteve seus padrões mentais e tomou a forma do atual Visão.

01- Máquina de Combate

Maquina de Combate

James Rupert Rhodes conheceu o Homem de Ferro ainda no Vietnã, onde acabou sendo responsável por salvar sua vida. Daí, surgiu a oportunidade de se tornar o piloto aéreo pessoal de Tony e chefe de engenharia de aeronaves das indústrias Stark. Com o tempo, se firmou uma grande amizade. Quando Tony caiu graças ao alcoolismo, foi ele quem assumiu o manto do Homem de Ferro mais de um vez. E por fim, quando devolveu ao amigo o título de Homem de Ferro, resolveu assumir uma nova identidade chamada Máquina de Combate. Assim, tornou-se Vingador, Defensor e até mesmo líder da equipe de Sentinelas da UNI. Sua armadura já teve varias versões, assim como a do Tony, mas a mais conhecida e clássica é a chamada Mark II Model JRXL-1000, feito exclusivamente para ele por Tony Stark. Ela confere força sobre-humana, alta durabilidade, munição lasers guiadas e repulsores nas mãos e no peitoral. O grande diferencial é que na sua armadura é possível acoplar várias outras armas, tendo assim uma variedade quase infinita em seu arsenal. Ou seja, uma verdadeira Máquina de Combate. Hoje, como vimos recentemente em Avante, Vingadores!, Rhodes voltou a ter sua própria revista mensal.

E assim, com esse destaque que os fãs mais novos também podem conferir nos cinemas, encerro minha lista. E vocês? Pensaram em algo diferente? Comentem! E se caso esqueci de algum encarapaçado, peço aos leitores que coloquem nos comentários. Mas voltem logo logo pro site, pois teremos também uma lista dos 10 vilões de armadura! Não percam!

Coveiro

comments powered by Disqus