segunda-feira, 12 de abril de 2010

Thunderbolts: O verdadeiro herói americano


Thunderbolts #129

Com toda a situação armada para não apenas retirar as suspeitas sobre a volta de sua persona psicótica, o Duende Verde, mas para desmoralizar Leonard Samson e ganhar um pouco da confiança do novo presidente dos EUA, Norman Osborn vai, ao mesmo tempo, preparando sua nova equipe de Thunderbolts para trabalhar incógnita sob seu Reinado Sombrio. A conclusão dessa primeira missão, e a revelação do núcleo de membros dos novos T-Bolts, de Andy Diggle e Roberto de La Torre (nesse fim de arco com ajuda de Carlos Magno e Scott Hanna), chega até nós na terceira edição de Reinado Sombrio.

Com o “Duende Verde” invadindo o Força Aérea Um rapidamente Osborn toma a frente das ações. Com o surgimento dos efeitos emissor de raios gama implantado pelo Homem-Formiga, Samson sai de controle e dá uma de “hulk”, falando de maneira simples e exalando violência pelos poros para todos os lados. É a deixa para o falso duende dar a entender que desde o incidente na Montanha Thunderbolt ele era um agente seu, fingindo agora descartá-lo.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Assim, em seguida, um disruptor neural deixa todos os seguranças e o presidente Obama desacordados. Osborn toma a frente e dá a ordem para que o misterioso Fantasma arranque Samson do avião, atirando-o da aeronave, para seu deleite.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Logo, o atrapalhado Homem-Formiga injeta um estimulante que leva Obama de volta à consciência. Bem a tempo de ver Osborn lutar contra o Duende Verde em uma briga ensaiada – com direito a diálogos de vilão de quinta categoria e de herói d bonzinho – e, no fim, também atirá-lo do avião. Osborn ainda faz questão de colocar a identidade do vilão como um mistério.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

O plano de Osborn vai dando certo, quando dá sua versão do que aconteceu, o que faz com que Samson seja responsabilizado. Toda acusação ao novo chefe de segurança vai por água abaixo.

Bem abaixo, um dispositivo mantém o homem com roupa de duende planando até ser resgatado pelo Fantasma e pelo Paladino, revelando mais um membro dos Thunderbolts “sombrios”. Aliás, a identidade desse falso duende é logo revelada. Ele é o Carrasco, vilão que já enfrentou (e apanhou) o Homem-Aranha a mando de Osborn, e que estava na prisão.

Mas no Força Aérea Um as coisas ainda não estão normais, e em mais uma parte de toda a encenação, a Viúva Negra II pousa a aeronave de maneira emergencial, com Osborn cuidando pessoalmente da preservação da vida do presidente. Lá embaixo, convenientemente, uma equipe do MARTELO já está no aguardo, o que surpreende Obama.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Aí Norman paga de super funcionário, alfinetando a SHIELD, e dando quinhentas ordens simultâneas “para ontem”, o que não é o suficiente para que caia nas graças de Obama, apesar de, claro, as grandes ressalvas serem sanadas momentaneamente, com o presidente reconhecendo certa “recuperação” de Osborn graças ao Programa Thunderbolts. Dizendo estar no controle de seus demônios, Norman dá a principal ordem. Samson agora é procurado por crime federal: tentativa de assassinato do presidente.

Longe dali, em meio a moradores de rua que discutem se Osborn é o que o país precisa, encontramos a sobrevivente Soprano, que obviamente não acredita em nada daquilo mostrado na TV, prometendo ajudar a fazê-lo cair.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Logo nos é revelada a nova base dos Thunderbolts. É o Cubo, outrora prisão secreta de super criminosos e outras ameaças, há pouco controlada pelo agora vingador sombrio Noh-Varr, o novo Capitão Marvel.

É lá que chegam os novos T-Bolts, mostrando claramente formar um grupo heterogêneo e com suas próprias agendas: dinheiro, liberdade da prisão e outras coisas. E é sob os resmungos do Fantasma, do Paladino, do Homem-Formiga e do Carrasco que Yelena Belova, a Viúva Negra II, mostra um pouco de seu perfil. Reclamando da falta de coordenação na ação no Força Aérea Um, trata o resultado apenas como satisfatório para que todos façam parte da equipe.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Sob os comentários temerários do Paladino e do Homem-Formiga (que parecem ter as personalidades mais compatíveis ali), ela revela o próximo alvo da equipe de apoio dos Vingadores de Osborn. Um homem com coragem (e motivo) o bastante para atacar Osborn na Torre dos Vingadores. O mercenário tagarela, Deadpool!

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Em breve um crossover lotado de mercenários, de espionagem, tiros, sangue e... muitas risadas.


João

comments powered by Disqus