segunda-feira, 26 de abril de 2010

Guerra dos Reis: Um dia para marcar Krees e Inumanos


Guerra dos Reis

Em um prólogo, já vimos bastante mudanças ocorrendo no tão cataclísmico universo cósmico da Marvel. De um lado, os Inumanos tomando uma iniciativa até então incomum àquele passivo povo, partindo da lua e viajando pelo universo até Hala, a capital Kree. Tudo isso para que Raio Negro tomasse para si o posto de novo líder daquela raça. Em outro ponto do cosmo, tomamos conhecimento da expansão desmedida dos Shiars, sob as ordens de Vulcano. Contudo, o mutante não esperava que seu irmão mais velho e maior opositor, Alex Summers, escapasse da prisão com os demais Piratas Siderais. E isso trouxe sua plena ira. Dois eventos distantes até então, mas que acabarão por se colidir no evento batizado com toda justiça de "‘Guerra dos Reis"’.

De cara, nesse novo capítulo, vemos a Pirata Sideral fugindo a toda velocidade de naves shiars. A única esperança deles é conseguir asilo dos Krees, já que estão passando na fronteira de seus territórios. Lilandra, a ex-imperatriz dos Shiars, se sujeita a todo custo por ajuda, mas ninguém a responde pelo comunicador.

E eles certamente já estariam mortos se Lorna Dane, meia-irmã de Pietro e Wanda Maximoff, não fizesse uso de sua posição de ex-cunhada de uma das integrantes da família real e pedisse autorização como convidada do futuro casamento de Cristalys Amaquelin Maximoff. Imediatamente, um “porta” se abre no escudo Kree, mas suficiente apenas para uma nova do tamanho da Pirata Sideral passar.

Guerra dos Reis

A grande nave de caça dos Shiars sequer tem tempo de desviar e se choca a toda velocidade contra o escudo invisível. E esse é apenas a segunda vez que os Inumanos acabam por dar motivos para ter a ira de Vulcano.

Passado o momento de perigo, todos são acomodados devidamente. Lorna agora tem tempo de matar um pouco a saudade de tia e brincar com sua sobrinha, Luna. E enquanto mima a criança inumana, tenta entender as razões de Cristalys casar com alguém como Ronan. Afinal, se Raio Negro já é rei, qual necessidade ela teria de ainda estreitar laços com o Acusador.

Guerra dos Reis

A Inumana reage mal a observação de Lorna e responde de maneira tão agressiva quanto o modo como os Inumanos estão agindo agora. Por fim, explica que aquele ainda é um casamento político, trata-se apenas de um dever, uma cerimônia de estado. Ela não está casando por amor.

E a conversa das duas continua, sem se dar conta de que o acusador estava ali perto, carregando um buquê de flores vermelhas locais. E ao ouvir aquelas palavras, seu rosto se entristece, larga o presente no chão e some dali sem dizer nenhuma palavra.

Guerra dos Reis

Em outro canto de Hala, Lilandra tem uma audiência com Raio Negro e Medusa. De joelhos, ela pede asilo. No entanto, a rainha dos Inumanos adverte que ninguém ali pretende se indispor com os poderosos Shiars. Em resposta, a ex-majestrix comenta que o conflito com Vulcano é inevitável, pois a expansão dos Shiars não deve demorar pra chegar nas fronteiras Kree. O alerta de Lilandra é ignorado, pois Medusa diz que a Guarda Imperial de Shiar ainda não tem idéia do poderio da Nova Elite Inumana.

Em algum lugar do espaço, dentro da Nau Capitânia Shiar chamada Martelo II, Vulcano é apresentado a nova guarda imperial. Em meio a ela, uma piada a parte sobre o Imperador anteriormente já ter matado o Guardião Esmagador surge. Por fim, após conferir a nova formação, é dada a ordem para que o ataque seja feito. Ronan e Cristalys terão um presente inesperado naquele dia.

Guerra dos Reis

Então, seguimos para a cerimônia. Ela ocorre na parte mais gélida do mundo de Hala, onde um palácio de gelo foi esculpido em Gonket só para essa cerimônia. Todo o lugar é patrulhado por Vigilantes e naves chegam a toda hora para trazer os mais de cem mil convidados. E tem início o ritual.

Guerra dos Reis

Ronan está elegantemente vestido e compenetrado. Nas cadeiras, todos sorriem felizes. Então, chega Raio Negro e traz para o altar a jovem Cristalys, com os olhos baixos, não escondendo sua tristeza. Mas mal sabe ela que aquilo em nada se comparará ao que está para acontecer.

Na cidade principal, o pináculo de babel que proteje os mundos com seu escudo é infiltrado por um metamorfo da Guarda Imperial. Os soldados Kree sequer tem tempo de agir. O shiar ativa um botão e explode todo o lugar. Em segundos, toda a Hala é invadida. Rachel pressente o perigo, mas nada pode fazer.

Guerra dos Reis

Dos céus, Gladiador e toda a Guarda Imperial desce e começa o massacre no castelo de gelo. Do alto, Ka’ardum espera de seu imperador as ordens para o próximo passo e se abomina quando ele parece se divertir com a idéia de que as famigeradas bombas negativas sejam usadas.

Pegos de surpresa, não há muito o que fazer. Esmagador e Gladiador logo destroem todos os robôs-sentinelas.Os inumanos mais rápidos conseguem vestir suas ecoarmaduras e carregar suas ecoarmas, mas não são suficientes para parar todos os invasores. Então, os dois grandes líderes partem para o combate direto.

Raio Negro se atraca com Gladiador e a luta parece mais favorável ao Inumano. Contudo, a guardiã Ruído Branco se aproveita que o líder inimigo está ocupado e lança uma descarga sônica que tira Blackagar Boltagon de circulação. Karnak tenta ajudar seu rei, mas acaba sendo igualmente ferido.

Guerra dos Reis

Um destino não muito diferente também acontece com Ronan. Atacado por três membros da Guarda Imperial, ele é gravemente ferido. Contudo, o maior golpe dado naquela investida foi a captura de Lilandra. Chod tentou impedir que levassem a ex-Majestrix, mas o máximo que conseguiu foi perder uma de suas mãos.

Guerra dos Reis

E no final, os Shiars partem, deixando um grande desfalque entre Inumanos, Krees e Piratas Siderais. Cristalys não consegue evitar as lágrimas ao se deparar com o corpo tombado de seu noivo. E no meio daquele banho de sangue e corpos, Medusa dá voz a ira de Raio Negro. Ela grita que os Shiars cometeram um erro mortal e vão pagar com Sangue.

Guerra dos Reis


Isso dá fim a essa primeira parte da minissérie, num clima todo tenso que Dan Abnett e Andy Lanning costumeiramente dão a suas histórias. Aqui, a arte de Paul Pelletier é um show a parte, mas quem viu seus primeiros desenhos em Guardiões da Galáxias já sabe do que estou falando. E, pra quem comprou a revista, temos uma boa história em anexo de um fabuloso – porém esquecido – herói, o Falcão de Aço. Ainda estaremos falando dela mais tarde.

Coveiro

comments powered by Disqus