sábado, 24 de abril de 2010

Justiceiro: Missão Impossível?


Punisher vol.7 #1 variant cover

Para Frank Castle só há uma maneira de acabar com o crime no mundo: eliminando aqueles que o cometem. Levando as coisas ao extremo quando o assunto é justiça – ou uma versão para lá de polêmica dela – o Justiceiro fez sua fama assassinando literalmente milhares e milhares de pessoas desde que sua família foi morta em uma briga de gangues, anos atrás. Mas o que ele pode fazer quando um louco psicopata assume o cargo mais importante da segurança nacional? Quando Norman Osborn inicia seu Reinado Sombrio no apagar de luzes da Invasão Secreta? Ora, matá-lo! Com roteiros de Rick Remender e arte de Jerome Opeña, é essa história que acompanhamos em Marvel Apresenta 46.

Destilando sua mentalidade armamentista, procurando-a na própria fundação do país que tanto ama, Castle decide tomar a decisão que, para ele, é a mais certa. Assassinar Norman Osborn usando uma potente arma obtida dos skrulls. Pois para Frank, Osborn nada mais do que se aproveitou do momento de desespero das pessoas para ascender ao poder. Tiro disparado, agora é só acabar com o farsante, certo? Errado. Havia um Sentinela no meio do caminho.

Justiceiro: Reinado Sombrio

O pior não é isso, mas o fato de ser impossível Castle ter um plano de contenção para essa situação. Ou seja, está despreparado talvez contra o homem mais poderoso do mundo. Ainda assim, ele foge diante do poder de um milhão de sóis, pois em sua cabeça sempre há uma saída. E ele se aproveita da disposição do Sentinela em conversar, tentar entender seus motivos, suas ações. Em dizer que agora os mocinhos venceram.

Ou tenta. Ferido, Frank continua a correr e a tentar atrasar o Sentinela, mas só o irrita. Mal conseguindo permanecer consciente, ele dá sua última cartada. Segurando um detonador, afirma ter uma bomba em um hospital, que seria detonada caso o vingador não voasse até lá e o deixasse escapar. Um blefe, mas o Sentinela cai por não querer colocar a vida de inocentes em risco. Blefe em que não cairia se conhecesse de fato quem é Frank Castle e o seu senso de moralidade "peculiar".

Justiceiro: Reinado Sombrio

Utilizando sua própria interpretação de Sun Tzu, o sábio general oriental de milhares de anos atrás tão lido atualmente, Frank não esmorece, e continua sua missão visando nada além da vitória, mesmo que por um momento seja preciso recuar. De repente, uma mudança. Alguém surge na tela instalada dentro de seu furgão. Um rapaz jovem, dizendo ser o novo melhor amigo de Castle, avisando que o Sentinela está a segundos dali.

E graças a ele o vingador só encontra um veículo vazio quando finalmente chega.

Ainda ferido, agonizante, Frank corre pelas ruas com a ajuda de seu “novo melhor amigo”, e escapa depois de descer até o metrô novaiorquino. E quando finalmente seu corpo vence sua mente, ele desmaia em um beco, aos pés do homem que acabou de salvar sua vida.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Ele acorda sabe-se lá quantas horas depois, todo moído, mas satisfeito por estar vivo. Analisa o ambiente a sua volta para verificar se ainda corre perigo, e percebe que seus ferimentos foram tratados satisfatoriamente, até que o homem que o salvou aparece. E a reação de Frank é bem menos amistosa do que o esperado. Mas aos poucos as coisas se acalmam e ele conta sua história.

Seu nome é Henry, que se revela uma versão contemporânea do falecido Microchip, gênio high tech parceiro do Justiceiro por anos, e que morreu por se envolver com ele. O rapaz vê tudo, sabe de tudo que rola na cidade, utilizando câmeras e sistemas de segurança dos outros, apenas acessando-os remotamente. E a facilidade com que encontrou Frank deixa Henry preocupado. Ele consegue ver para além do discurso patético de Osborn, quer ajudar, e tem informação e recursos para isso.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Categorizando o Justiceiro de terrorista na TV, destilando falsa modéstia, Norman joga a opinião pública contra Frank manipulando seus maiores medos. Henry entende como a mídia é uma das principais armas de Osborn. Por isso tem procurado, e encontrado, falhas em toda imagem que o líder do MARTELO e dos Vingadores Sombrios vem montando em torno de si. Só precisa de provas concretas. Provas que o Justiceiro o ajudará a obter.

Conhecendo os riscos de se envolver com Castle, Henry vê nisso um propósito maior do que ele mesmo, então aceita o risco quase certo de morte. E Frank tem um novo “Microchip”.

Em uma ação bem coordenada, o Justiceiro vai até uma falsa loja de penhores e, assassinando sanguinariamente todos aqueles que o atacam com ajuda remota de Henry, chega até o “ouro”. Um compartimento lotado de “super armamento”. Espólios deixados para trás por super heróis e super criminosos. Frank Castle sorri depois de muito tempo.

Justiceiro: Reinado Sombrio

E o “test drive” das armas é feito contra traficantes de mulheres, que acabaram de matar uma de suas prisioneiras. Flechas explosivas do Gavião Arqueiro vêm bem a calhar, mas não utilizadas como ele costumava fazer. E continua com o assassinato de mafiosos negociando armas absurdamente potentes. Tudo registrado e levado à imprensa, provando que as baixas taxas de criminalidade divulgadas por Osborn eram falsas.

De volta ao esconderijo, enquanto Henry tenta arrancar um elogio de Frank, algo o assusta, e sua reação imediata é correr até o banheiro vomitar quando vê o estado dos corpos que o Castle deixou para trás. Ele ainda não está tão preparado assim para lidar com o mundo do Justiceiro.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Furioso, Norman Osborn recorre exatamente a um de seus mais vis aliados para acabar de vez com o Castle. O Justiceiro agora é alvo do Capuz e todos os seus recursos do submundo do crime.

Citando o filósofo alemão Nietzsche (de uma maneira bem inapropriada, mas nem vou entrar no mérito), o soturno Capuz tortura homens seus que considera terem falhado. Mesmo com eles dizendo que o Justiceiro parecia ter alguma ajuda quase sobrenatural, Parker Robins não quer saber. Um homem “comum” como Castle não pode fazer o que faz, ainda mais quando isso representa prejuízo em seus negócios. Matando os homens, ele se prepara para tomar as devidas providências.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Longe dali, Frank e Henry percebem como Osborn, patrocinando criminosos, conseguiu tirar suas atividades do olho público, e coordenam novos ataques pontuais com calma. O principal alvo agora é Yagyu Kojiro, um traficante de órgãos em larga escala de Chinatown.

Enquanto isso o Capuz organiza uma força para capturar e matar o Justiceiro, lançando armadilhas para pegá-lo, entendendo que ele vem tendo ajuda de alguém hábil com redes de informação. E Robins tem a ajuda de alguém que, por enquanto, está obscuro para nós. Um homem que conhece o Justiceiro e seu modus operandi, e, ao comparar as ações do Capuz com a de Wilson Fisk, o antigo Rei do Crime, quase perde a vida.

Sem demonstrar medo, o homem diz que para pegar Castle é necessário ir atrás de sua única fraqueza: seu código de honra.

Logo a operação contra os traficantes de órgãos é colocada em movimento. O problema é que os reféns já estão todos mortos, os cientistas sabem se defender muito bem e um caminhão da SWAT acaba de estacionar ali perto e sete agentes se dirigem até lá. Frank se livra dos traficantes, e arruma uma distração para fugir.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Ele foge até o telhado, e mais policiais esperam-no lá fora. Sem saber como conseguiram detectá-lo, Henry faz de tudo para ajudá-lo. Logo Frank é alvejado na perna, mas continua a correr. Henry o diz para ir ao esgoto. Castle chega lá, mas por pouco não morre.

Porém, mesmo no esgoto, os agentes da SWAT o pegam. Rendido, Frank se recusa a assassiná-los. Esse é seu código. Só mata bandidos. Nada de inocentes, nada de “homens da lei”. Porém, talvez tarde demais, Henry desvenda a armadilha. Aqueles homens não são policiais, são agentes do Capuz que usaram o código do Justiceiro para pegá-lo. E atiram.

Mas ele é o Justiceiro, e logo todos aqueles homens estão mortos. E não são os únicos.

Justiceiro: Reinado Sombrio

No seu bizarro covil em Bushwick, o Capuz dá mais uma demonstração de sua cobiça, e logo seu humor piora quando a informação do fracasso da operação chega a seu conhecimento. Mas pelo menos uma boa notícia ele recebe. Seu “consultor” descobre de onde Henry está coordenando as ações do Justiceiro, e manda o Urso atrás dele. Para matá-lo e DEVORÁ-LO.

Castle ainda está ocupado com o restante dos agentes do Capuz (e faz aquelas coisas terríveis que costuma fazer), quando o Urso chega ao endereço... para encontrar uma bomba que logo detona.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Eles foram cuidadosos, e anteviram a necessidade de criar uma armadilha caso fossem rastreados. Juntos em um caminhão estrategicamente preparado, seguem para o próximo passo, mesmo com Castle bem ferido. Mas Henry parece mais preocupado em saber que, agora, sabem quem ele é. Então também está na lista de alvos do Capuz.

Mas algumas palavras de Frank, que reconhece a competência de Henry e sua falha em não ir atrás do Capuz antes, deixam o rapaz um pouco mais calmo. E ele revela que rastreou o misterioso hacker do Capuz, descobrindo sua localização. Agora o mísitico rei do crime de Nova York é o próximo algo.

Com Henry avisando sobre o perigo que é enfrentar um criminoso como o Capuz, com os recursos financeiros super humanos de que dispõe, vemos o Justiceiro calmo e preparado, totalmente paramentado com o super arsenal adquirido dias antes.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Longe dali, furioso, o Capuz vai de encontro do seu hacker. O ressuscitado Microchip!!! Trazido de volta à vida, com a promessa de ver novamente seu filho, ele agora trabalha para Parker Robins. E deixou a porta aberta para atrair Frank até ali. O Justiceiro segue o rastro deixado por seu antigo aliado direto para a morte.

Usando um truque bem velho, e criando até uma situação engraçada, o Justiceiro consegue adentrar o covil do Capuz usando as partículas Pym e fazendo muita, muita sujeira.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Mais uma matança começa. Ninguém ali é inocente para Castle, então ele pode “fazer a festa” com aquele armamento surreal para seus padrões. Mas logo o encontro inevitável ocorre, e Frank se assusta ao ver o velho aliado vivo à sua frente.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Linus explica a situação. Diz que Frank não pode vencer, mas se desistir de sua vida de combate ao crime, o Capuz daria aos dois o que eles perderam. Suas famílias. Castle pode ter sua esposa, Maria, e seus filhos de volta em um piscar de olhos.

Mas ele não aceita, e logo é atacado pelos capangas super poderosos co Capuz, mas o Justiceiro e Henry estavam preparados para isso, não caíram na armadilha de Microchip. O que não quer dizer que seria fácil. O Sr Hyde dá um trabalho extra, mas com ajuda de Henry, Frank só ganha umas pancadas a mais e derruba o vilão de uma forma curiosa.

Todos fogem, até mesmo o Capuz e Castle, que detona o lugar.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Com as informações da quantidade de crimes de Bushwick chegando à imprensa, com as óbvias críticas às declarações de Osborn, a pressão aumenta sobre Parker Robins. Adentrando catacumbas profanas, o Capuz entra em contato com o demônio que lhe dá poderes, Dormammu, e ressuscita perigosos vilões, há muito mortos, em um ritual de magia negra.

Justiceiro: Reinado Sombrio

Esse é só o começo do Reinado Sombrio para o Justiceiro, com o sétimo volume de sua revista mensal, com uma equipe criativa e explosiva, sem medo de mostrar o assustador mundo de Frank Castle.


João

PS.: Achou a capa usada no artigo familiar? Pois ela é inspirada na primeira aparição do Justiceiro, em Amazing Spider-Man #129.

PPS.: Sobre a última história da revista, além de ser uma Anual de Punisher War Journal atrasada pacas... que p&##@ foi aquela?

comments powered by Disqus