sexta-feira, 16 de abril de 2010

Guerra dos Reis: Filhos do Átomo, Pais da Guerra

Preparando terreno para a promissora próxima saga cósmica da Marvel, o especial Guerra dos Reis: Prólogo traz, além de uma história especial onde os Inumanos começam a por em prática sua nova atitude em frente às ameaças externas, o arco O Destruidor de Reis. Publicada originalmente na minissérie X-Men: Kingbreaker, e escrita por Christopher Yost – também autor de Imperador Vulcano -, a história mostra os próximos passos de Gabriel Summers após conquistar a simpatia e apoio dos shiars, o povo que governa, além do destino dos seus derrotados aqui-inimigos, os Piratas Siderais, liderados por seu agora aprisionado irmão Destrutor. Fora isso, é claro, aqui descobrimos como o caminho do controverso imperador se cruza com o do resto do universo e desemboca no evento cósmico do ano. Tudo isso logo abaixo.

KingBreaker

A história começa com uma frota shiar em missão de expansão liderada pelo imperador Vulcano em pessoa, que derrota as forças dos Z’nox e anexa seus territórios ao império. O legal aqui é ver o resgate feito pelo roteirista dessa raça alienígena, que foi enfrentada pelo Professor Xavier quando ele se fingiu de morto pela primeira vez, numa das histórias mutantes mais relembradas dos anos 60. Mas voltemos ao foco. Em outra parte do universo, o que sobrou do Conselho Galáctico se reúne, com o objetivo de restaurar tal conselho, por acreditarem que ele poderia ter ajudado a prevenir as recentes catástrofes cósmicas (as mostradas em Aniquilação e Aniquilação 2, obviamente), e o Império Shiar logo se torna o assunto. Sua saída do conselho, ausência de auxílio durante as últimas crises e as recém-chegadas notícias sobre a anexação dos Z’nox são bastante preocupantes, e o grupo chega à conclusão de que precisa obter respostas do império e de seu atual líder, seja ele quem for.


KingBreaker

Na capital shiar Chandilar, a imperatriz Cal’syee Neramani, também conhecida como Rapina, anuncia a recente conquista do marido a seu eufórico povo. O Almirante Ka’ardum, líder da frota shiar, considera que o imperador deveria estar ali no momento, e não atormentando o irmão, mas Rapina não se incomoda, por acreditar que o ódio de Vulcano fortalece o império e que ele é forte o bastante para sobreviver aos próprios defeitos, ao contrário de seus inimigos.

Em outro ponto do espaço shiar, um estaleiro imperial é invadido por Rachel Grey, a Garota Marvel, Korvus e Lilandra Neramani. O trio, tudo que sobrou dos Piratas Siderais, cumpre seu objetivo ali, resgatando a clássica nave Pirata Sideral, que volta agora a ser sua base de operações. Enquanto se recuperam da missão e Rachel se inquieta com sua situação atual, Lilandra garante que seus companheiros de equipe estão vivos, pois Vulcano anunciaria pelos quatro cantos do universo se os tivesse matado.


KingBreaker

Na prisão submarina do planeta aquático Kr’kn, o imperador supervisiona a situação de seus prisioneiros. O encarregado da prisão relata que, desde que ele lhe contou sobre a atividade mutante na Terra, seu irmão Alex Summers não reage a mais nada. Ele acredita que Gabriel finalmente conseguiu quebrar o irmão, mas Vulcano ainda duvida. O fato é que tortura física ou mental não o afetam mais, e seus poderes se foram. Após descargas em ímpetos de fúria nos primeiros dias de prisão, a energia cósmica que o mutante tinha armazenada se foi, e trancado num buraco escuro no fundo de um oceano é impossível absorver mais.

Continuando o tour, ele passa por Raza Facalonga, que teve seus componentes cibernéticos removidos do corpo, por constantemente criar armas com eles e assassinar os guardas. Chod quase não se abala com a tortura, e sua atitude debochada perturba os guardas.

Já Lorna Dane, a Polaris, permanece drogada e inconsciente, pois, não importa quantas vezes modifiquem seus abafadores de poder, ela sempre acaba dando curto neles. Até mesmo as drogas são constantemente queimadas por seu corpo, algo que vai além até mesmo de seus poderes mutantes. Tanto que ela acorda com Gabriel dentro de sua cela e trava uma rápida luta com ele, que a põe para dormir e ordena a seus homens que descubram o que a está deixando tão poderosa.


KingBreaker

Particularmente, eu aposto que a situação de Polaris tenha relação com Apocalipse, que foi quem restaurou seus poderes após o dia M. Como o próprio Chris Yost está mostrando, junto de Craig Kyle, nas histórias da X-Force, alguns atos do mutante milenar vão muito além do que imaginamos no primeiro momento.

Alex recebe uma transmissão de Gabriel, que lhe diz que Raza está morto e o culpa por isso. Destrutor lamenta por Vulcano ser tão patético, por agir feito uma criança que quer magoá-lo e que, mesmo governando um império, sempre volta ali, querendo que o irmão se curve a ele, algo que, segundo Alex, nunca vai acontecer.


KingBreaker

O imperador esbraveja e encerra a transmissão. Oráculo, membro da Guarda Imperial, relata o ataque da equipe de Lilandra. Mais irritado ainda, Gabriel repete que a quer morta, enquanto sua serva relembra que a Guarda Imperial está na linha de frente da expansão e vários membros do Esquadrão da Morte já foram assassinados caçando a equipe da ex-imperatriz. Vulcano então decide montar uma nova guarda, capaz de matar seus adversários. Constatando que se encontram numa prisão naquele momento, ele banca o Norman Osborn e decide montar uma equipe de criminosos para o serviço.

Enquanto isso, seu irmão recebe uma refeição pela pequena fresta debaixo da porta de sua cela, e nos é revelado que a pouca luz que entra por ali, quando a festa é aberta, fornece energia para seu poder mutante.


KingBreaker

Mesmo relutante, Oráculo cumpre as ordens do imperador e mostra a ele os criminosos selecionados para a nova equipe: um tipo de simbionte devorador de cérebros – claramente um parente distante do nosso velho conhecido Venom –, um Profano, sobrevivente de um suicídio coletivo que gosta de matar deuses, o Pn’zo, criatura ímpar cujos poderes ninguém compreende muito bem, e um Hodinn, integrante de uma raça de pirocinéticos poderosíssimos. Um falecido integrante da Guarda Imperial era da mesma raça, mas este é louco e só quer incinerar. Vulcano ainda faz um último recrutamento, de uma misteriosa strontiana que só quer uma coisa, que o imperador promete a ela em troca de seus serviços: Kallark, o Gladiador.


KingBreaker

Falando nele, Kallark é abordado enquanto dorme por ninguém menos que Lilandra, que lhe pede lealdade. Enquanto nos é revelada uma leve tensão sexual entre os dois, o Gladiador diz, mesmo hesitante, que não pode trair o império. Mas o que importa é que a camuflada Garota Marvel consegue extrair da mente do guerreiro o paradeiro de seus amigos aprisionados. Lilandra se desculpa com Kallark, mas está disposta a garantir a sobrevivência do império e faz o que é necessário para isso. As duas partem e Gladiador não consegue segui-las.


KingBreaker

Enquanto, em Kr’kn, Destrutor recebe mais uma refeição, destrói a porta da cela com seus poderes e nocauteia os guardas, seu irmão volta a Chandilar a pedido da esposa, para encontrar emissários do Conselho Galáctico que estão ali para vê-lo.


KingBreaker

Nos Mundos Concomitantes, um aglomerado de planetas muito próximos uns dos outros, os Piratas Siderais recarregam as energias com a ajuda dos que ainda são fiéis a Lilandra. Mas parece que sua estada ali será ainda mais breve do que pretendiam, pois a nova Guarda Imperial chega a seu encalço, e eles se envolvem numa violenta luta.


KingBreaker

Na sala do trono, os emissários explicam que respeitam e reconhecem a posição de Vulcano, e que a recente expansão shiar vai contra os acordos firmados por Lilandra com o conselho anterior. Gabriel gosta da presença de um robô Registrador entre os emissários e resolve deixar clara sua visão sobre o papel dos shiars nas questões universais, aniquilando todo o grupo, com exceção do robô, por quem envia um recado ao conselho, dizendo que ele está oficialmente dissolvido, e que o mesmo acontecerá a quem interferir ou resistir às ações shiars.


KingBreaker

Enquanto isso, a luta dos piratas com a nova guarda chega ao fim quando o Hodinn ativa seus poderes e todos, incluindo seus aliados, precisam fugir do planeta para continuarem vivos. Rachel se irrita com o fato de que milhões de pessoas morreram por causa da simples presença do grupo no planeta e se pergunta quantas vezes mais isso ainda vai acontecer, enquanto a guarda decide deixar o Hodinn para trás e seguir os piratas até seu destino, extraído pelo Profano da mente de Korvus. É lá que Lorna Dane acorda, e se surpreende com Alex e seus companheiros de equipe libertos. Após o caloroso reencontro do casal, Chod sugere que eles partam. Mas Destrutor discorda, afirmando que Vulcano irá até eles, e é ali onde vão matá-lo.

Uma nave Ovoide aproxima-se do espaço Kree, a fim de levar notícias trazidas pelo robô Registrador a Ronan, o Acusador, enquanto a nave Pirata Sideral aproxima-se de Kr’kn, em missão de resgate, escoltada de fora por Rachel Grey, que usa uma parte nova no uniforme, com espinhos que lembram o traje de farejadora de mutantes que usava no futuro de onde veio e foi seu primeiro uniforme de heroína quando chegou a esta era.


KingBreaker

Ela permanece protegendo a órbita, enquanto a Pirata Sideral adentra o planeta. Dentro d’O Buraco - nome da prisão submarina -, a equipe de Alex se depara com novos problemas: só é possível sair dali a partir de teleportes operados de fora e o dano causado em sua fuga provocou pane em toda a prisão, o que libertou todos os prisioneiros. Os guardas certamente não são suficientes para contê-los, mas Raza relembra que eles merecem o massacre, por serem a escória que os torturou durante tanto tempo. Mas Polaris apela a Destrutor com uma reflexão, dizendo que Vulcano é uma coisa, mas simplesmente deixar que todos os guardas morram é outra, e questiona se é nisso que eles se transformaram.

Em Chandilar, Rapina e Ka’ardum dizem ao imperador que estão preocupados com sua atitude perante o conselho, pois travar guerra contra o universo inteiro não é o mesmo que expandir território. Mas Gabriel diz que ouve o que é dito nas reuniões, ao contrário do que os outros pensam, e relembra que, depois da onda de aniquilação e do ataque da Falange aos krees, os shiars são o único poder restante no universo, e conclui anunciando as notícias que acaba de receber de seus espiões em Hala, de que Ronan se rendeu e agora os Inumanos reinam sobre os krees, até mesmo citando o casamento que deve solidificar a situação. Reunida, a Guarda Imperial relata a devastação de todos os mundos concomitantes pelo Hodinn, e Vulcano só se importa em conseguir os corpos dos Piratas Siderais.

KingBreaker

Na prisão, e equipado com armas de fogo, já que teve de usar toda a energia coletada durante dois meses para a fuga, Destrutor e sua equipe se voltam contra os numerosos prisioneiros e salvam quantas vidas podem. Lilandra e Korvus se teleportam para dentro, e se surpreendem ao encontrar seus vitoriosos colegas livres. Alex conta seu plano de esperar pelo irmão, mas Korvus conta que não é uma boa ideia, pois o imperador não irá sozinho. Eles foram seguidos e, se Vulcano vier com todo o poderia do império, vão todos morrer. Antes mesmo que ele possa concluir o raciocínio, a equipe de criminosos que acabaram de enfrentar chega à prisão, e nosso heróis precisam lidar com mais pancadaria, enquanto Rachel, na órbita, é atacada pelo Hodinn.

KingBreaker

Durante a luta, Lorna percebe que a poderosa líder do grupo é da mesma raça que o Gladiador, que antes acreditavam ser o único remanescente dela, e Raza mata o atormentado hospedeiro do simbionte, sem saber que isso não pararia o mostro, que acaba o dominando para substituir o falecido. Todos são interrompidos de novo, agora pela chegada de Vulcano com sua Guarda Imperial, que anuncia o fim dos jogos e folgas. É hora de seus inimigos morrerem.

KingBreaker

Enquanto, em Hala, capital do império kree, Ronan assiste à transmissão da mensagem de Gabriel Summers, a sobrinha do imperador e o Hodinn são derrubados em Kr’kn por disparos das naves shiars. Dentro da prisão, Gladiador cumpre as ordens de Vulcano e ataca Alex, mas se choca com a presença daquela que agora sabemos ser sua prima, Xenith, no local. Ela não esconde a vontade de matá-lo após o cumprimento da missão, e ele solta Destrutor, partindo para cima dela.

KingBreaker

O resto da Guarda Imperial e os Piratas Siderais (re) começam a luta, e logo Rachel e Hodinn atravessam o teto e param bem no meio da batalha, cabendo a Polaris segurar a água que cai pelo buraco aberto. Alex sente a energia cósmica do alienígena e a absorve, esgotando-o. A Guarda Imperial não hesita e mata o incendiário. Vulcano também não está com muita sorte, já que Destrutor está poderoso como nunca, e também não perde tempo antes de atacá-lo.

KingBreaker

Em outra parte, Kallark acerta as contas com a prima, mas Rapina interrompe sua luta, explicando que ela foi recrutada e perdoada da traição ao império tempos atrás. Sendo assim, se ele quer ser fiel ao trono, deve lutar ao lado dela. Xenith se vangloria e diz ao primo que, quando os inimigos do império forem derrotados, eles podem retomar a disputa. Outro resgate interessante por parte do roteirista é o fato do Gladiador ter sido criado à imagem do Superman, o que faz sentido se prestarmos atenção às referências feitas ao longo da história, o que, claro, inclui a prima Xenith.

Vulcano nem mesmo consegue revidar os golpes do irmão, e acaba falando de suas motivações enquanto apanha, sobre como foi difícil crescer da maneira que cresceu e como D’ken e os demais mereceram a punição que tiveram. Alex responde que eles o teriam ajudado e recebido de braços abertos, mas ele matou o pai deles e foi longe demais. Polaris pede ajuda a Rachel, pois é difícil segurar um oceano inteiro. Mas, quando a Garota Marvel se dispõe a ajudá-la, algo bizarro acontece: a Força Fênix simplesmente deixa a ela e à espada de Korvus (!!), partindo em direção ao espaço.

KingBreaker

Pn’zo aproveita a deixa para tentar matar Rachel, e a fere gravemente. Isso motiva Korvus a suportar o grande peso que sua espada ganhou e a continuar na batalha, independente do que aconteceu. Lilandra corre para socorrer Grey, mas é atacada pela irmã, que diz que é hora de acabar com isso e dar à ex-imperatriz o que ela vem merecendo há muito tempo. Rapina pula em cima da irmã, que se defende com uma lança e acaba por empalar Cal’syee.

KingBreaker

Gabriel nem sequer pode ajudá-la, pois Alex não para. Nem mesmo a pedidos de uma exausta Lorna. Destrutor repete que sente muito por tudo que o irmão passou, mas para certas coisas, não há volta. Debilitado, Vulcano jura todos eles de morte mais uma vez. Tendo em vista tudo que está ocorrendo, sobretudo o fato de que a prisão está desabando, Lilandra toma uma atitude e os teleporta de volta à Pirata Sideral, contra a vontade de Alex. Na nave, Chod observa que Raza não foi reconhecido pelos sistemas e permaneceu entre os inimigos. Eles conseguem fugir.

Recuperado, em seu palácio, Vulcano observa Rapina, enquanto ouve que ela ainda não acordou e, com seus ferimentos na coluna vertebral, não se sabe qual será seu destino. Ka’ardum diz que o povo e as frotas precisam de um líder no momento, com as várias campanhas que o império tem em andamento. O imperador diz que seus inimigos serão mortos, pois é o que a imperatriz ia querer. Explica que Xenith substituirá o Gladiador na linha de frente e supervisionará a grande expansão junto a Ka’ardum, enquanto Kallark e a Guarda Imperial ficarão junto dele. Dizendo que irão esperar, Gabriel conclui constatando que não é tão diferente do irmão Alex, já que também não vai desistir, e o caçará, junto a Lilandra, até onde for necessário para fazê-los pagar.


KingBreaker

Fora do espaço Shiar, os Piratas Siderais continuam sua fuga, e Chod sugere que um plano não os faria mal agora. Lorna afirma que trarão Raza de volta, e o lagarto relembra o quanto sua situação não é vantajosa, ainda mais agora que perderam a Fênix. Rachel explica que ela se foi mesmo, só lhe restando suas telepatia e telecinese convencionais. Alex diz mais uma vez que Lilandra o devia ter deixado, pois poderia ter derrotado Vulcano e ela teria seu império de volta. Mas ela diz que terá seu império de volta de outro jeito, e precisa dele vivo. Segundo ela, a guerra está chegando e eles não podem mais lutar sozinhos. Ela acredita ter encontrado os aliados de que precisam, e finaliza dizendo que eles têm um casamento para ir.

Em espaço kree, Ronan recebe relatos de um oficial sobre a interceptação e destruição de naves espiãs shiars. Sozinho, o Acusador adentra a sala do trono e diz a seu rei, Raio Negro, e a toda a família inumana que tem notícias, o que finaliza a história.


KingBreaker

Depois de tudo mostrado neste prólogo para a saga, fica claro que o universo está como um barril de pólvora prestes a explodir, e isto deve acontecer já, quando tivermos em mãos a primeira edição de Guerra dos Reis. Segurem-se nas cadeiras. Nos vemos lá.

Roteirizado por Léo e Editado por Coveiro

Continua em Guerra dos Reis: Primeiro grito da Batalha

comments powered by Disqus