terça-feira, 20 de abril de 2010

Autores esquadrinham nova fase dos Thunderbolts

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!


Há dois meses atrás nós noticiamos que Jeff Parker (Agents of Atlas) e Kev Walker (Annihilation: Nova) estavam levando a equipe de vilões regenerados a uma nova direção com o fim de Siege, mas até então pouco havia sido revelado sobre as motivações dos membros do grupo. Só que isso acaba de ser remediado em uma extensa entrevista ao CBR. Confira!

A partir de maio os Thunderbolts entram em nova fase agindo em torno da figura de Luke Cage, que de um modo ainda não revelado acaba na liderança da equipe, até então comandada por Norman Osborn. E como ele também tem um passado envolvido em crimes e hoje em dia atua ao lado de heróis como Capitão América e Thor, é alguém apto para servir de exemplo a vilões regenerados em busca de redenção, ainda que alguns deles só queiram aliviar suas penas.

É por esse papel de modelo que Parker achou uma boa idéia salientar seu lado heróico. E vocês sabem o que isso significa, não? Isso mesmo: Cage ganhou um uniforme. Mas o autor fez questão de ressaltar que não se trata de uma volta ao visual disco que o transformou em motivo de chacota por muito tempo, embora homenageie seu polêmico uniforme clássico, pois traz de volta o cinto metálico e as pulseiras. Os acessórios também permitem que ele circule livremente pela Balsa, a nova sede-prisão dos Thunderbolts.


Sobre o visual, Walker admitiu que conhecia muito pouco do personagem e por isso trabalhou em cima das instruções do parceiro, só mexendo com as proporções de Cage até agradar seu estilo artístico e lhe dando uma expressão que correspondesse com seu papel de mocinho do grupo.

A escolha mais polêmica para compor a nova formação da equipe certamente foi o insano Ossos Cruzados, ex-capanga do Caveira Vermelha que por muito tempo levou o crédito pelo assassinato de ninguém menos que o Capitão América, papel que o torna uma espécie de Lee Harvey Osvald dos quadrinhos para Walker. O desenhista não fez muitas alterações no uniforme do vilão, mas disse que gosta da idéia de ele ser capaz de sacar uma arma escondida em algum bolso a qualquer momento, como se fosse uma loja de armas ambulante.


Parker, por sua vez, diz estar ciente da polêmica e planeja incorporar isso à história, fazendo sua presença na equipe uma dor de cabeça para Cage, que inicialmente não terá muito poder de escolha. O que impede Ossos Cruzados de sair matando indiscrimidamente é o fato de suas armas serem modificadas para não causarem ferimentos mortais. Mas isso não é suficiente para tranquilizar seu líder de equipe, então espere muita rivalidade entre esses dois.

Já o Fanático é o mesmo personagem que estamos acostumados a ver nos últimos anos, ainda preso à entidade maligna Cyttorak, mas suficientemente no controle para só ser violento quando quiseram que ele seja. Pelo menos é isso que podemos supor do pouco que Parker revelou, permanecendo a dúvida se o antigo inimigo dos X-Men está nos Thunderbolts para reduzir sua pena ou se pretende seguir o caminho da redenção.


Em termos visuais também não houve nenhuma mudança significativa, mas Walker admitiu que no começo teve dificuldade para enquadrá-lo com os outros personagens devido ao seu imenso porte físico, fazendo com que ele tivesse que ficar praticamente de joelhos para conversar olho no olho com alguém como o Luke Cage. O artista só resolveu o problema mudando sua concepção original do personagem e o próprio estilo no processo, diminuindo seu tamanho ao invés de aumentar como fez com os outros.


Outro T-Bolt que não sofreu alterações foi o Fantasma, que continua sendo o hacker subversivo do grupo, sempre tramando para satisfazer seus interesses mesquinhos. Inspirado, Walker disse que ele poderia muito bem ter saído de um filme do Tim Burton, pois seu visual sinistro lhe dá um ar de pesadelo infantil, como se ele vivesse dentro do armário ou debaixo da cama.

E para a surpresa de muita gente Armador e Mach IV estão de volta depois de ficarem de fora das versões mais recentes da equipe. Poucas mudanças nesses dois também: o primeiro tem como grande habilidade o intelecto e a inventividade, por isso Walker respeitou as características físicas de alguém que não deve se exercitar acima do normal, e o segundo acaba de desenvolver a quinta iteração de sua armadura, respondendo por Mach V a partir de agora.



Aqui Walker mais uma vez superou seu parceiro nas explicações, dizendo que talvez a necessidade de atualizar constantemente a armadura tenha se tornado uma obsessão tão grande que Abner está se tornando mais máquina do que homem, e isso é algo que Walker quis deixar claro com o design da nova armadura, ressaltando que ela perdeu quase todo o seu aspecto humano.

Por fim, mas não menos importante, foram confirmados os retornos de Soprano e Rocha Lunar, e a rivalidade das duas será mais forte do que nunca se depender de Walker, que criticou o fato do visual das moças serem muito parecidos, do uniforme ao penteado, algo que não faz muito sentido se elas se odeiam tanto quanto dizem se odiar. Por esse motivo ele fez questão de deixar claro as diferenças de suas personalidades nos novos uniformes, quase como se elas fossem o oposto uma da outra.


O curioso é que Soprano parece bem mais perigosa que a insana Rocha Lunar nos rascunhos, mas Walker sugeriu que isso pode ter a ver com uma mudança no comportamento de Melissa, chegando a dizer que ela é uma boa candidata a surtar. Será que a moça vai regredir aos seus dias de vilã?


Parker se limita a dizer que ela terá um desentendimento com Luke Cage quanto à presença de Rocha Lunar na equipe, revelando, talvez, uma pontinha de ciúme pelo fato de Sofia sempre se dar bem e manipular os outros com tanta facilidade, enquanto ela nunca consegue o que quer.

Só quem ficou de fora das descrições foi o Homem-Coisa, que depois de ser anunciado na revista em fevereiro, foi citado por Parker apenas uma vez, quando o autor deu a entender que pode ser essa uma das razões de Rocha Lunar se juntar à equipe, ainda que não tenha explicado a natureza desse inusitado relacionamento.

Certo mesmo só que a edição 144 de Thunderbolts sai em maio nos EUA, como parte de Heroic Age. É torcer para essa versão da sempre interessante equipe de vilões em busca de redenção ser tão bem-sucedida quanto as outras.

Brizola

comments powered by Disqus