quarta-feira, 7 de abril de 2010

X-Men Legado: Perigo à espreita

Depois de toda “baderna” que aconteceu na vida dos mutantes, dia M, messias mutante, segredos do professor Xavier revelados, sua atual perda de memória graças à quase morte nas mãos de Bishop, destruição da mansão X e separação (temporária) dos X-Men, qualquer um ficaria meio perdido. Somando a isso se você tivesse um poder que ao mesmo tempo é uma maldição e te impede de tocar qualquer pessoa e esses poderes ficassem malucos quando você foi contaminado com um vírus que quase te mata, mas ao tocar a bebê messias mutante você fosse salvo e absorvesse a psique da sua mãe adotiva com tendências assassinas... Bom, aí você seria a Vampira e entenderia o porquê de se isolar no deserto Australiano depois de tudo isso.

Photobucket

Tudo começa com a cena de quando a invasão Skrull comprometeu a prisão da ESPADA e “alguém” (até então misterioso) escapou. Mas voltaremos a esse alguém depois. Tudo acontece em torno de dois fatos: Professor Xavier quer encontrar Vampira para se redimir por enganá-la quanto ao fato de ajudá-la a controlar seus poderes e a própria heroína lutando contra seus demônios internos no deserto australiano. O último que a moça encara é ter absorvido a psique de Mística e não conseguir se livrar da presença dela em seus pensamentos. Para tal feito, Charles pede ajuda de Gambit, afinal ele precisa de algo que faça Anna (nome dado à Vampira desde a fase “extremis”) ouvi-lo. Eles vão em direção a cidade fantasma seguindo o palpite de LeBeau que ela estaria lá por causa da época que os X-men moraram lá logo após ela se livrar do controle mental de Carol Danvers.

Ao mesmo tempo uma nave Shiar com um esquadrão e um capitão um tanto confuso parece captar uma tecnologia no planeta chamado Terra. Eles vão atrás do sinal e acabam no mesmo local que Vampira se esconde, “coincidentemente”. Lá, a jovem tentava se livrar de uma presença que ela julga ser sua mãe adotiva se passando por uma antropóloga que queria estudar o local. Mas, ela estava errada e a antropóloga revela ser na verdade, Perigo, o programa holográfico da sala de perigo feito com tecnologia Shiar que procura se vingar de Xavier e que fugira da prisão da ESPADA. Ela pretende usar Vampira como isca, mas agora tem que se livrar da nave shiar.

Photobucket

Quando Remy e Charles chegam ao local nada mais é o mesmo. Aparentemente estão no Vale Soleada onde Anna e Remy moraram, mas Xavier apenas capta a mente de Vampira e mais quatro que não devem ser humanos. Um menino foge de uma ameaça: Nimrod e é salvo por uma Vampira com poderes de Colossus e Noturno. Porém, tão rápido Gambit tenta fazer algo, tão rápido eles desaparecem como um holograma. Xavier desconfia o que seja e se tiver certo, precisam encontrar a verdadeira Vampira logo. Seguem-se então, diversas situações que Vampira presenciou. Perigo parece estar usando ela como uma espécie de “programação”. A verdadeira x-man está ferida e com a mente de sua mãe ainda a perturbando, porém, agora ela insiste que a deixe assumir para salvá-la. Os cenários se revezam desde a ilha Muir, ao massacre dos Morlocks, Genosha ou o próprio instituto Xavier. Mas os Carrascos que ela encontra nos túneis podem ser uma ilusão, mas são tão mortíferos quanto e a heroína precisa lutar para sobreviver.

Photobucket

Na ilusão de Genosha, o mesmo menino que fugia de Nimrod aparece. Outra “Vampira” também, mas Charles sabe que real ali somente os 4 residentes de uma cela: o esquadrão shiar. Depois de fugir dos sentinelas “locais” os forasteiros explicam que estavam atrás da tecnologia shiar quando a encontraram sobre duas pernas. Sua intenção era inibir suas funções para capturá-la sem estragar, porém algo errado aconteceu e eles supõem que apenas desligaram parte das funções cognitivas de Perigo o que levou ela a rodar sua programação básica original. Um dos membros do esquadrão é capaz de localizar a tecnologia e Xavier pede que o levem até ele e ele resolverá como deveria ter feito anos atrás. Enquanto caminham, um novo cenário aparece, o local onde Vampira morava quando criança no Mississipi. Eles observam uma cena e finalmente entendem que é o menino que está presente em todas as simulações: Cody, o menino que Vampira deixou em coma após beijá-lo quando seus poderes se manifestaram. O professor não acredita que tenha a ver com alguma culpa que Anna sinta já que ela conversou com o verdadeiro Cody antes de este morrer, mas sim deve se tratar de alguma conexão feita por Perigo. Segundo ele, tudo aquilo estava sendo feito para levar a moça a uma crise ou constatação, resta saber exatamente o que.

Photobucket

Quanto à Vampira, ela só consegue se salvar dos carrascos porque em um momento drástico a mente de Mística assume podendo assim fazer o que ela não faria, matar todos. A mãe adotiva devolve o corpo ao controle de Vampira até que precise salvá-la novamente e ela repara do alto de uma torre que um dos cenários tem uma mudança diferente, a mansão Xavier. Mas antes que possa investigar o porque, a mutante é levada a um último cenário bem atordoante, onde abandonou Gambit a própria sorte no Alasca após ter descoberto seu envolvimento com os carrascos e outras “cositas mas” já que seus poderes estavam inertes naquele local. E, neste cenário o jovem Cody aparece dizendo que ela finalmente chegou lá, o que leva a acharmos que a teoria de Charles faz sentido.

Falando em Charles, eles chegam ao que o membro do esquadrão shiar diz ser o centro das projeções, onde estaria a tecnologia. Aparentemente uma mansão X que se transforma a cada segundo e mostra uma cena de alunos diferente. Xavier, contudo, sabe onde procurar já que alguns animais voltam ao local onde nasceram para procriar ou para morrer só existe um lugar a se procurar e é onde ele a encontra: a sala de perigo.

Photobucket

O que Perigo queria ao criar Cody, o que ele pretende falar com Vampira e o destino de todos só saberemos na próxima edição. De qualquer forma essas histórias (que compreendem as edições americanas 220 a 222) trazidas pra nós em X-Men 99 além de mostrarem por onde andava a mutante querida por muitos, dá uma pincelada saudosa em diversos eventos da vida da x-man. Eu, particularmente como fã da Vampira, me lembrei do que achei em cada história rememorada aqui gostei muito de apreciar isso na história. E vocês?


Cammy

comments powered by Disqus