segunda-feira, 5 de abril de 2010

Thor: Vida e Morte de Skurge, o Executor

Skurge, o Executor, é um nome que muitos dos leitores antigos da Marvel lembram. Junto com Amora, foi um dos grandes inimigos de Thor no passado e chegou até mesmo a se aliar ao Barão Zemo e outros mestres do Terror para atazanar a vida dos Vingadores. Herói caído ou Vilão Manipulado, esse asgardiano foi um grande adversário por muitas histórias até que repentinamente caiu. Mas será que com o fim do Ragnarok, não poderia esse guerreiro também retornar?

Skurge

Bom, a edição especial americana Thor: God-Size Special escrita por Matt Fracttion traz justamente essa questão envolvendo Skurge com mais de 50 páginas em quatro diferentes atos. Aqui no Brasil, tivemos essa história publicada entre as edições 72 e 74 de Novos Vingadores, concluindo justamente neste último mês de Março. A seguir, um rápido resumo de cada ato nos dá uma boa idéia do que aconteceu nesse conto paralelo da vida do Deus do Trovão.

ATO I: O Fim de um Guerreiro
(Arte de Dan Brereton)

Nesta primeira parte, temos um breve resumo do verdadeiro fim do Executor como sabemos (ou deveríamos saber, já que realmente me falha a memória se essa história realmente saiu por aqui, mas originalmente está em Thor 362). O fato é que ele enfureceu Hela, a soberana do mundo das trevas, após recusar uma oferta por ela oferecida. E isso foi o suficiente para que a Deusa ordenasse que os mortos se erguessem e destruíssem todo o mundo. Especialmente, o Executor.

Essas medonhas criaturas acabaram atacando um destacamento asgardiano que salvavam almas mortais injustamente condenadas ao inferno. Dentre os protetores de tal destacamento estavam Thor, Balder e... o outrora e redimido vilão Skurge. A batalha foi atroz e o ápice para redenção do Skurge, que tantas vezes se voltou contra Thor. E no calor daquela guerra, ele pereceu e foi conhecer Valhala.

Skurge

ATO II: As muitas lembranças de um Executor
(Arte de Doug Braithwaite)

Voltamos ao presente, onde Asgard agora não está mais no espaço, mas sim na própria Midgard. Não há mais arco-íris ou qualquer efeito mágico separando esses dois mundos. Guerreiros Asgardianos recentemente renasceram pelas mãos de Thor, mas nem todos ainda. E não falo só da Sif. Skurge não mais está entre eles. E o pior – foi esquecido. Balder acha que esta alcunha pertencia a um poeta. Já Thor, quando perguntado, pensou ser apenas um sapateiro amigo de seu pai. E até mesmo o Deus da Mentira, Loki, parece ter sofrido o mesmo esquecimento, achando que o Skurge seria o nome de uma velha bruxa que morava no poço de Urd.

Skurge

Três deuses, três guerreiros e três histórias diferentes sobre uma mesma pessoa. E determinados a encontrar a verdade por trás de tudo, Thor, Balder e Loki descem até Hel, domínios de Hela para investigar. Uma vez lá, encontram o machado pertencente a Skurge e ao conversar com a própria Hela, os três percebem que até mesmo uma deidade com o poder dela foi manipulada a ponto de esquecer a verdade sobre o Executor. Então, a Deusa das Trevas permite que eles prossigam viagem em seu reino e descubram quem era "Skurge, o Executor”.

Skurge

ATO III: Jornada pelos mundos
(Arte por Mike Alfred)

Através de Hel, os três asgardianos puderam alcançar os demais nove mundos, mas tudo parecia estranho e alterado por lá. Ao cruzar Svartalheim, o reino dos Elfos Negros, a realidade se dobrou. Loki passou a ser homem mais uma vez e todos usavam os velhos uniformes de outro tempo. Mas isso não era só a única adversidade que enfrentariam. Elfos Negros e um Gigante das Tempestades se entrometeram no caminho deles.

Em Jotnheim, enfrentaram mais uma mudança da realidade e, finalmente, encontraram a árvore do mundo, grande responsável pelo sustentáculo dos noves reinos, sendo atacada. Ao longe, a verdadeira algoz desta artimanha – Amora, também conhecida como Encantor, outrora amante de Skurge – que tentava com magia trazer a vida seu companheiro extraído das raízes da própria árvore do mundo.

Skurge

ATO IV: Honra e Morte
(Arte por Miguelángel Sepulveda)

São os momentos finais desta história, onde o confronto entre Thor, Balder e Loki contra Encantor chega a um fim. Graças a magia do Deus da Mentira, Thor ganha sua chance de derrubar a feiticeira e, no momento que ela está aos seus pés, ao invés de matá-la, o Deus do Trovão tenta convencê-la do absurdo que estava cometendo. Encantor cai em prantos e confessa seu sentimento de culpa por nunca ter tratado o amante como deveria.

Skurge

Por fim, cabe ao Deus do Trovão dar fim a tudo aquilo. Com o próprio machado do Executor, Thor parte a imagem do vilão que tomava forma na Árvore dos Mundos e acaba com todo o mal. Como o próprio Thor comenta no final: “Os mortos honrados devem continuar assim, mortos e honrados. Tudo termina em festa em Asgard, num brinde em memória ao Executor.

Skurge

E longe dali, Amora continua com seu pranto, lamentando a falta do homem que sempre a amou.

Coveiro

comments powered by Disqus