quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cable: Filha de um Soldado

Cable e Hope

A batalha contra o presidente barata teve um fim drástico, a morte de Esperança, mãe adotiva da bebê mutante messias e amante de Cable no futuro. E ainda assim, isso não simbolizou o fim da Guerra. Ao que parece, as baratas sobreviventes não iam desistir tão fácil e até evoluíram para seres ainda mais mortíferos e capazes de voar. Pelo visto, mesmo livre da ameaça de Bishop, o futuro do Soldado mutante e da pequena Esperança (a menina ganhou o nome da “mãe”) é ainda mais desolador.

Cable e Esperança (que de longe não podemos mais chamar de bebê) se associaram a rebeldes no Texas, sob a liderança do General Zyker. Contudo, a batalha se mostrava cada vez mais desfavorável aos humanos e como última investida, uma bioarma contra as baratas estaria para ser lançada. O problema é que ela provavelmente também afetaria os humanos. Por isso, Cable e a garotinha foram dispensados dos deveres.

Cable e Hope

Assim, a única opção do Soldado era avançar no tempo, cerca de cem anos depois. E o que havia no futuro não era nada animador. O cenário na verdade era uma grande terra desolada com qualquer forma de vida completamente erradicada.

Cable e Hope

Esperança parece tensa com tudo que vê e se questiona sobre o que farão se não encontrarem nem mesmo comida. Cable brinca dizendo que aí teria que fatiá-la para fazer lanchinhos. Ela corre e sorri, aliviando a tensão do momento.

Então, mais um deslocamento temporal é tentado. E nada muda. Esperança vomita no traje de Cable, mostrando que não é nada favorável a esse meio de transporte tão usado por seu “pai”. Demora um tempo para encontrarem algo aparentemente vivente – um tipo de coiote. Cable vai atrás do animal, mas logo descobre que o bicho é nada menos que um máquina, provavelmente um batedor ou espião. Mas quem o construiu? E quando?

Cable e Hope

O próximo passo então é caminhar pelo lugar. Talvez, encontrem um lugar não atingido pela arma biológica. Talvez. E no caminho, muitos assuntos são esclarecidos a Esperança – A missão de Cable pra protegê-la, a existência dos verdadeiros pais das meninas, Bishop, a máquina do tempo quebrada que só permite que eles viagem para o futuro e, claro, o que é ser mutante.

Cable e Hope

A menina simplesmente se empolga com a idéia de ter poderes devido a ser uma mutante e não pode esperar para saber quais são. Ela até brinca de que seus dons são de fazer as coisas explodirem, o que rende-lhe o apelido de “garota explosiva”.

Cable e Hope

O tempo passa e a situação começa a piorar para os dois. Os recursos acabam e Cable é obrigado a tentar a água da chuva. Contudo, ao testá-la, se mostra não potável e isso praticamente o obriga a tentar ir mais longe no tempo. Ele está exausto e está salvando os últimos recursos para a menina, mas é preciso tomar esse passo.

Cable e Hope

E é feito. Eles deslizam no tempo mais uma vez e acabam parando num imenso buraco. E todo o lugar continua inabitável. Foi demais até para o Soldado mutante. Ele sente uma intensa vertigem e cai, deixando a pequena garota apavorada.

Cable e Hope

Sozinha, Esperança tenta reanimar seu pai adotivo, mas não sabe direito como fazer. Nathan está desidratado e não tem nada próximo que ela veja que possa ajudar. Nada além de um ponto brilhante distante. Ela corre até lá e começa a desenterrar aquele estranho objeto com inscrições estrangeiras. No final, vê o que parece ser um nave ou plataforma espacial japonesa que simplesmente caiu no deserto.


Cable e Hope


Usando o máximo de sua força, consegue destravar a porta de acesso, mas teme entrar sozinha naquele lugar escuro. Seu medo e a vida de Cable pedem numa balança.


Cable e Hope


Então, a mocinha para e pensa no que Nate teria feito. Então, ela vai até onde ele está caído e pega tudo o que precisa. Assim, preparada como sempre seu “pai” estava, ela está pronta para qualquer Guerra.

Cable e Hope

A lanterna a ajuda a ter confiança e adentrar na estação. Lá encontra esqueletos, mas consegue superar seu medo deles e seguir em frente. Dentro daquela estação, encontra um imenso sistema de recuperação de água, uma unidade de filtragem de urina.

Com uma faca, ela retira um daquele galões e o arrasta até fora da estação. Agora, resta verificar se a água é potável. Pega as pastilhas que o Cable usou anteriormente e faz o teste. Para sua alegria, a cor desta vez é clara e ela pode dar o líquido a seu pai.

Cable e Hope

Minutos depois, Cable desperta. Ele parece atônito ao saber que a menina sozinha conseguiu se virar daquele jeito. Chega até mesmo a desconfiar que ela na verdade pode ter feito uso de poderes mutantes e pede para ela se concentrar para tentar descobrir quais são os dela.

A menina o olha de esguelha e tenta convencê-lo de que fez nada mais do que ele faria. Ela usou o ambiente a favor dela. Cable insiste e ela faz um esforço em vão de descobrir seus dons.

Cable e Hope

Nate, então, deixa de lado sua desconfiança e ambos começam sua viagem. Desta vez, pelo menos, o lugar não parece tão árido.

Dias depois, a dupla chega de volta a Westchester, onde era a antiga mansão Xavier. Seus recursos mais uma vez estão escassos e Cable não mede esforços para abusar de suas armas de fogo e chegar a qualquer custo no interior da Mansão.

Lá, pelo menos, eles encontram novas armas e os antigos uniformes do grupo. Cable troca de roupa e a garota pega o uniforme da Kitty Pryde para vestir, fazendo uma cara de nojo ao saber que a heroína estava morta quando Cable deixou o lugar no passado. E no meio daquilo tudo, Cable acaba achando o gravador digital que seu pai, Scott Summers, deixou tempos atrás no lugar.

Cable e Hope

Cable pega o objeto nas mãos e automaticamente ele começou a falar. Scott gravou aquilo para alertá-lo sobre a presença de Bishop e afirma que o obcecado mutante não vai parar até Esperança morrer. Scott diz que a atual situação o incomoda tanto quando foi obrigado a largar mão do pequeno Nate quando era bebê para salvá-lo. Mas Scott diz que tem fé e afirma que não existe ninguém no mundo que ele confie mais do que Cable. “Você é meu filho. É tudo de que preciso saber” são as últimas palavras da gravação.

Então, restabelecidos e bem armados mais uma vez, é preciso seguir em frente. A menina já lamenta que terá que estragar o novo uniforme com seu vomito, mas sabe que é preciso. E, assim, eles pulam no tempo mais uma vez. E neste novo futuro, eles voltam a encontrar mais uma vez formas de vida.

A pergunta que fica no entanto é... serão amigos ou hostis?

Cable e Hope

E assim, encerra-se nessa edição 99 de X-men Extra, uma curta história escrita por Duane Swierczynski e desenhada por Ariel Olivetti e o artista convidado, Jamie McKelvie. Essa edição marca tanto o prólogo de uma nova saga chamada “Guerra Messiânica” como também a saída do personagem (e da X-force) da revista (mesmo que temporariamente). Ao que parece, teremos um tipo de minissérie chamada X-force/Cable (a ser confirmada ainda em abril).

Coveiro

comments powered by Disqus