terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Os "Xis-Men" made in Brazil em edição especial

Hoje o Universo HQ lançou uma nota sobre um lançamento meio que excêntrico envolvendo um já famoso grupo de personagens da Casa das Ideias. Trata-se de uma produção feita de forma "independente" com certo valor histórico para a passagem da Marvel no Brasil. Lá pro final dos anos 60, afim de cobrir a escassez da produção das histórias dos X-Men originais na época, a editora GEP produzia algumas páginas exclusivas pro Brasil estrelando os personagens mutantes e inclusive participações de outros heróis da editora. 


Assinadas por Gedeone Malagola com desenhos de Walter Silva Gomes, foram ao todo dez histórias com o grupo de mutantes feita com toque tupiniquim. O motivo da existência dessas histórias foi explicada pelo estudioso Roberto Guedes ao Universo HQ. "De acordo com o pesquisador e editor Roberto Guedes, as HQs norte-americanas originais possuíam cerca de 20 páginas e a GEP não contava com muitos anunciantes para preencher as páginas restantes em seus gibis. Assim, optaram por encomendar a artistas brasileiros a produção de novas histórias dos X-Men, que variavam de oito a dez páginas – e é pouco provável que a Marvel soubesse disso. Anos depois, Gedeone afirmou que a “Casa das Ideias” teria autorizado essas HQs" explica o site. Rapidamente o site americano Bleeding Cool fez sua nota e levantou a questão do licensiamento das histórias na época.

 A edição que se chama Arquivos de Gedeone Malagola – Os X-Men em Ação! (formato americano, 92 páginas, preto e branco, R$ 56,00 com frete incluso) é produzida pelas Waz e GRRR!.. é editada por Worney Almeida de Souza e Marcio Baraldi. O UniversoHQ deixou contato aos interessados que desejem adquirir o material pelo e-mail produtoraculturalwaz@yahoo.com.br.

Coveiro

comments powered by Disqus