quinta-feira, 12 de abril de 2018

X-Men: Guerras Apocalípticas

Apocalipse. Esse nome sempre trouxe preocupação para os X-Men. Sempre que ele aparece, os heróis mutantes pagam um preço para conseguir deter seus planos de promover a sobrevivência dos mais fortes e o extermínio dos mais fracos. O que muitos desconhecem é que o vilão tem uma grande história, que atravessa milênios no passado... e no futuro.



Caros leitores, em primeiro lugar, minhas humildes desculpas pelo atraso gigantesco na publicação sobre as Guerras Apocalípticas, saga publicada nas edições 7 a 11 de X-Men - todas elas já lançadas faz meses. Infelizmente não foi possível prepará-la antes (em minha defesa, não foi por falta de interesse, e sim uma quantidade cavalar de trabalho nos últimos meses...), mas espero que ela possa ser minimamente útil para vocês mesmo assim.

Enfim, "saga" talvez não seja a palavra mais adequada para se referir às Guerras Apocalípticas: assim como a memorável Queda dos Mutantes, ela não é exatamente uma única grande história, e sim arcos das atuais séries mutantes - Extraordinários X-Men, Fabulosos X-Men e Novíssimos X-Men - com um tema comum (o legado de Apocalipse), mas independentes uns dos outros. Ah sim, e cada uma se passa em uma época diferente. Vamos a elas?



No passado:

Durante sua festa de aniversário em Utopia (ou melhor, no que restou de lá), Kid Apocalipse se sentia deprimido ao lembrar que toda sua "vida" antes de entrar para os X-Men não tinha passado de uma grande mentira. Sem cabeça pra ficar na agitação com seus colegas, ele foi visitar o laboratório do jovem Fera (ainda tentando entender por que não consegue voltar para sua época). Mas quando ele resolveu fazer mais um teste sem perceber que Evan estava colocando em seu rosto o Terceiro Olho de Hórus, sua máquina do tempo acabou transportando os dois - para um passado muito mais distante do que o planejado.



Os dois se viram no Egito antigo, cercados por um grupo de assassinos. Hank acabou capturado e sofrendo um ferimento gravíssimo; já Evan surpreendeu-se ao ser resgatado por um adolescente do próprio grupo de assassinos. Mas a surpresa maior foi quando o jovem tirou sua máscara: Evan estava frente a frente com ninguém menos que En Sabah Nur, muito antes dele se tornar Apocalipse.

Naquela época, En Sabah Nur era muito diferente: apesar de ser o filho de Baal, líder dos Cavaleiros da Areia, ele rejeitava a ideia de ser mais um assassino, e queria viver sua vida como qualquer outro adolescente comum. Nobre, feliz e um amigo leal, ele fez Evan perceber que seu medo de se tornar maléfico como o homem a partir de quem foi clonado talvez não tivesse motivo, e decidiu ajudá-lo a fugir de seu bando e evitar que ele se tornasse a pessoa terrível que viria a se tornar. O problema era que Baal tinha outros planos para seu filho, e ameaçou matar o Fera se o rapaz não se entregasse.



Para a surpresa - e desespero - de Evan, En Sabah fez questão de ajudá-lo a resgatar seu amigo, mesmo sabendo da armadilha que os Cavaleiros da Areia teriam preparado. Assim que conseguiram soltar Hank, Evan pretendia fugir com seu "gêmeo original", mas Fera se recusou a colaborar com o plano, temendo que outra mudança no passado causaria ainda mais problemas para a linha temporal. Assim, os dois recuperaram o Terceiro Olho de Hórus e voltaram para o presente, deixando o heroico rapaz à mercê de Baal para se tornar o monstro que ele se tornaria. Desnecessário dizer, a amizade entre Evan e Hank ficou profundamente abalada desde então.



No presente:

Apocalipse está morto nos dias atuais, mas isso não significa que sua influência não é mais sentida. Vide o caso do Arcanjo, um dos mutantes mais afetados pelo vilão, que agora parece ter se tornado uma máquina de matar sem qualquer traço de humanidade. Após ser encontrado por Magneto, ele ficou sob monitoramento psíquico constante de sua antiga amante, Psylocke, que detectou alguma ligação entre Warren e a cidadezinha de Green Ridge. Qual não foi a surpresa dela ao chegar lá e ver... Warren, completamente humano e aparentemente normal, pregando para a população sobre a necessidade de "extirpar a carne maculada" para se livrar do pecado - assim como ele mesmo fez com suas asas. Seria ele o verdadeiro Warren?



É claro que as coisas nunca são tão simples como parecem, e Betsy e Magneto descobriram que o culto faz parte dos planos de Genocídio, filho de Apocalipse e atual líder do Clã Akkaba, que vem usando o sangue do Anjo para criar um exército de clones para causar um... genocídio na Terra. Enquanto tentava escapar dos vilões, Psylocke acabou acidentalmente liberando os clones assassinos - não sem antes ser atacada por Fantomex (que aparentemente agora é um só novamente) e descobrir que ele e Mística vinham trabalhando às escondidas para Erik (foram os dois mercenários que soltaram Magneto de sua cela na base de Genocídio, a propósito).

Felizmente, o vínculo que Betsy criou com o Arcanjo da equipe de Magneto o atraiu até o local antes que maiores estragos pudessem ser feitos. De alguma forma, Warren e o Arcanjo se separaram em entidades distintas, e isso tirou a sanidade e o controle de ambos (já vimos isso acontecer com outros mutantes antes, certo, Fantomex?). A solução que os dois encontraram foi se fundir novamente (como isso foi possível, não sabemos) - isso explica o Arcanjo mais humano visto no encontro dos X-Men com os Inumanos durante a saga Guerra Civil II. Se um dia Warren voltará a ser completamente humano, não sabemos - mas no que depender do apoio de Psylocke, ele não precisa se preocupar.



Ah sim, enquanto tudo isso acontecia, Monet e Dentes-de-Sabre foram ao esgoto dos Morlocks (que agora abriga tanto mutantes como humanos fugindo das névoas terrígenas, tornando-se ironicamente um lugar mais próximo do sonho de Xavier do que os X-Men já conseguiram) para ajudar Callisto a descobrir quem vinha matando os moradores do local. A ameaça em questão era o Sangria, irmão de M, que estava a um passo de perder completamente seu vínculo com a nossa realidade. Monet conseguiu detê-lo, mas a um custo altíssimo: agora, ela é hospedeira de seu irmão e da "fome" dele. Felizmente, se Warren tem o apoio de Betsy, Monet tem o apoio de Creed, que agora oferece sua própria energia vital para saciar sua amiga (ou seria algo mais?)...



No futuro:



Caso alguém não se lembrasse, Colossus recentemente tinha se tornado instrutor dos jovens mutantes do Abrigo-X - Anole, Glob Herman, Ernst e Não-Garota. Os adolescentes acabaram recebendo finalmente sua primeira missão quando Cérebra detectou o surgimento de seiscentas novas assinaturas mutantes em Tóquio; com todos os demais X-Men ocupados, Piotr levou seus alunos para investigar. Lá, eles descobriram o Homem-Doce e uma arca contendo seiscentos embriões mutantes feitos por ele, programada para levá-los a um local protegido das névoas terrígenas. Durante a luta, tanto a arca como os X-Men foram teletransportados pelo maquinário do vilão (ironicamente, o próprio Homem-Doce foi impedido de se teletransportar).

Quando os demais X-Men chegaram ao local, a jovem Jean Grey descobriu que seus colegas foram enviados para o futuro. Forge programou Cérebra para rastrear o sinal deles e levar o grupo ao seu destino (com Magia ficando para trás), mas as surpresas só estavam começando: em um futuro distante, eles deram de cara com os quatro alunos bastante amadurecidos... e com um grupo de inimigos no encalço deles, todos bastante familiares - sendo um deles ninguém menos que o próprio Colossus!



Em um flashback (ou seria um "flash-forward"?) ocupando quase uma edição inteira, descobrimos que eles passaram um ano no chamado Mundo Ômega, uma nave gigantesca dividida em globos com diferentes (e perigosas) civilizações, criada por... Apocalipse! Como ele está vivo no futuro se está morto no presente? Marvel, senhoras e senhores...

E como desgraça pouca é bobagem, o primeiro lugar que eles visitaram foi exatamente o reino de Apocalipse, onde deram de cara com seus Cavaleiros: Deadpool, Cavaleiro da Lua, Homem-Coisa e o simbionte do Venom. Os adolescentes fugiram para proteger a arca com os embriões, enquanto Piotr ficou para trás para atrasar os cavaleiros. Como já é tradição, quase toda história envolvendo Apocalipse tem pelo menos um X-Man sendo convertido como cavaleiro, e Colossus foi o escolhido da vez. Recém-chegado ao futuro, o grupo de Tempestade é pego de surpresa e a arca é roubada.



Enquanto os demais X-Men enfrentam os Cavaleiros do Apocalipse, Tempestade e Noturno vão atrás do próprio En Sabah Nur, para obrigá-lo a devolver a arca e reverter a transformação de Colossus. Mas o que descobrem lá é chocante: o déspota do Mundo Ômega matou todos os embriões. Furioso, Kurt fere mortalmente Apocalipse - mas isso condena todo o Mundo Ômega e os seres vivos lá dentro, incluindo os próprios X-Men. A salvação vem na forma de Magia, que após ser avisada pelas feiticeiras chamadas Filhas de Sapna do perigo que sua "mãe" representa (gancho para o próximo arco? Com certeza!), traz os X-Men e Apocalipse para o presente - mas não consegue impedir o vilão de teletransportar seu servo Piotr para um destino desconhecido...



Como deu pra ver, as Guerras Apocalípticas basicamente serviram para levar as respectivas histórias de cada série adiante. Dennis Hopeless e Mark Bagley apostaram numa trama mais simples e ainda dentro da premissa de Novíssimos X-Men, sobre adolescentes se descobrindo e amadurecendo (só é uma pena que apenas dois dos personagens da série efetivamente participaram do arco), enquanto Jeff Lemire e Humberto Ramos trouxeram uma história psicodélica em Extraordinários X-Men que brilhou especialmente no flashback gigante mostrando a trajetória dos alunos de Colossus (quem diria que eles um dia seriam protagonistas de uma história?). Cullen Bunn, em Fabulosos X-Men, talvez tenha pesado um pouco a mão na quantidade de revelações em seu arco de Fabulosos X-Men, com muitas coisas acontecendo e poucas explicações para elas - mas, no lado positivo, a arte de Ken Lashley é uma grata surpresa para quem já está cansado dos "desenhos" de Greg Land.

Por enquanto, é isso, pessoal! Nos vemos por aqui em breve (ou pelo menos, espero, com um intervalo mais curto do que esse último...)!

comments powered by Disqus