segunda-feira, 3 de junho de 2019

Andy Park revela todos os detalhes que ele criou para o traje da Capitã Marvel


Responsável principal pelo departamento de arte da Marvel Studios, Andy Park já trabalha a nove anos na empresa e nesse tempo foi responsável por criar vários dos uniformes dos personagens em suas versões pros cinemas. Isso inclui também a das heróinas como Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e Vespa. Não diferente, ele e seu time foi o responsável por dar forma também ao estupendo uniforme da Capitã Marvel, que inspira-se nos quadrinhos mas tem outros detalhes aí a se destacar. Confira os principais pontos apontados por Andy Park sobre o uniforme em uma conversa que o artista teve com o Buzzfeed:

"Toda a minha carreira tem sido muito centrada nas personagens femininas e estou muito orgulhoso disso. Ao crescer, meus dois personagens de quadrinhos favoritos eram Homem de Ferro e Rachel Summers - que é a Fenix (filha de Jean Grey e Scott Summers em um universo alternativo). Ela era minha personagem favorita porque ela é muito poderosa. Nos anos 90, meu programa de TV favorito era Buffy, e nos primeiros 10 anos de minha carreira - antes de me tornar um artista conceitual - eu era mais conhecido por desenhar os quadrinhos de Tomb Raider. Então, poder trabalhar na primeira co-protagonista feminina do UCM (Vespa) e também na primeira protagonista principal (Capitã Marvel), é algo que eu estou realmente orgulhoso e honrado de ter feito" disse ele na conversa.

E logo em seguida, seguiu-se com ele explicando na matéria os principais detalhes físicos da roupa da personagem. Pra começar, o vermelho, o dourado e o azul do traje da Capitã Marvel simbolizam sua personalidade destemida - elas são literalmente as cores primárias."O tema do filme é sobre ela sempre se levantar - como uma garotinha e como uma adulta, sempre lhe foi dito que ela não pode fazer isso ou aquilo. Então, quando ela se torna a Capitã Marvel, é ela abraçando completamente quem ela é, quem ela sempre foi - ela sempre foi ousada, ela sempre foi forte".



A escolha da cor é baseada notadamente na versão da história em quadrinhos de Kelly Sue DeConnick, que relançou ela como a nova versão de Capitã Marvel em 2012, e o artista Jamie McKelvie foi responsável pelo redesenho do uniforme de Carol Danvers nesta série. Andy Park pegou esse uniforme, investiu nele o padrão usado já no UCM e notadamente colocou sua assinatura nele de acordo com o que entendia sobre a personagem.

"Capitã Marvel ou melhor ainda, Carol Danvers, é tudo sobre força. Não só sobre seus poderes que lhe foram dados, mas da força que ela sempre teve quando menina, de um jovem cadete no exército, como membro da Starforce e como Capitã Marvel. Quando se trata de formas, o triângulo é a forma mais forte e mais equilibrada. E é um triângulo que compõe as faces de uma estrela. Então, eu queria criar tantas formas de triângulo em seu traje quanto pudesse para ajudar a reforçar essa força, começando, é claro, pela estrela" disse Park.

A ideia também é redesenhar ainda mais o uniforme para parecer mais militar, principalmente no momento em que pertence a StarForce. "Suas botas são muito mais parecidas com botas militares, são muito utilitárias" disse Park. Não é a toa que ele lembra o traje do Capitão América. Park nota que são ambos heróis com estrelas no peito. "E tem algo subentendido, as faizas em seus ombros são para denotar um tipo de categoria militar. Outros símbolos no traje remente aos Krees e ao planeta Hala.



"Qualquer traje que requer um capacete, eu adoro isso", disse alegre Park. Embora, ela quase não tenha o corte de cabelo moicano, o filme deu um jeito de valorizar isso com o elmo. "Houve uma reação inicial como 'isso não parece crível'." Então, Park explorou muitas versões sem usar o cabelo, por exemplo, apenas um moicano de metal. "Meu pensamento era que se ela é alienígena, então, há tecnologia alienígena. E talvez, à medida que se forma, assim como a tecnologia avançada do Senhor das Estrelas com sua máscara, ele agarra o cabelo e o puxa para cima!"

Em determinado momento do filme, Carol Danvers muda de lado e vê a necessidade de alterar a formação de cores de seu traje da Starforce já que não está mais sob a missão ou representando o grupo. A ideia da mudança de cores é algo já funcional dependendo da missão dos personagens. "A medida que eles vão nas missões, eles podem mudar as cores quando voam, para camuflagem e outras razões" explicou Park. Mas não é só as cores que se alteram. Quando muda para o uniforme de Capitã Marvel ao final do filme, outros detalhes mudam também.

"Ela perde algumas peças em seu traje - suas listras nos quadris e a armadura da perna lateral logo abaixo. Quando ela muda suas cores, concentrei a quantidade de ouro nas áreas escolhidas para ajudar a focar o ícone que ela se torna. Eu não apenas substituí a prata por ouro em todos os lugares, é tudo sutil e pouco perceptível, mas eu queria criar um visual mais complexo para seu visual  militar da Starforce enquanto fazia o da Capitão Marvel parecer mais limpo e elegante ”, disse Park e continuou: "É como se ela sofresse uma PROMOÇÃO na sua formação, ela ganhou suas rédeas por assim dizer. Ela é Carol Danvers, Capitã Marvel,  humana e uma pessoa por si só. Ela não é mais um Kree, parte de um coletivo". 


"A razão pela qual ela tem uma faixa na cintura nos quadrinhos, é porque os quadrinhos são um meio 2D. Então, parece legal - assim como ter uma capa - quando alguém está voando você pode vê-la chicoteando. Mas, assim como Edna disse n'Os Incríveis: "Sem capa!". Porque é impraticável, não incluímos a faixa então" disse Park e ainda explicou que: "Apesar de estarmos sempre tentando 'idealizar' a forma humana [em nossos projetos], para os personagens masculinos e femininos, sempre estamos cientes de sermos respeitosos. Nunca queremos ser gratuitos. Portanto, para todas as formas linha, silhueta, e o que está acontecendo no figurino, tentamos ser fiéis aos quadrinhos, mas também respeitosos ".

No restante do artigo, Andy Park revelou ainda que haviam planos para apresentar a personagem já no final de Vingadores: Era de Ultron e que chegou a desenhar até uma roupa, mas não revelou esse concept ainda. Outro detalhe também é que ele confirmou que o uniforme de seu filme foi pensado e testado primeiro em Vingadores: Ultimato. Somente muito depois das filmagens é que a equipe e diretores pensaram em criar variações da mesma roupa pra seu filmes (que na cronologia da Marvel se passam praticamente 2 a 3 décadas depois.

Existem duas equipes diferentes envolvidas em fazer os trajes de super-heróis. 
As duras peças de armadura da trajes modeladas em 3D e, em seguida, feitas por Russ Shinkle e sua companhia, a Film Illusions, e as partes macias de material que foram feitas pela figurinista Sanja Hays e sua equipe. Em geral, os figurinos de super-heróis são difíceis de projetar, porque eles têm que ficar bem ajustados quando o ator está em pé e também quando estão em movimento fazendo acrobacias.

"Você pode fazer uma roupa que fique bem assim" disse Park com os braços pra baixo.", mas no momento em que seus braços sobem, o traje enruga e fica horrível. Então, você tem que equilibrar tudo isso e não é tão fácil como parece". Existem até 10 figurinos feitos para qualquer personagem - estes incluem os "heróis" que possuem material mais pesado como o metal, aqueles que são "usados" ou "desgastados" da batalha, ou aqueles que são projetados para ir presos em sistemas de fios e cabos, etc. "Cada um leva muitos, muitos meses e muitos, muitos trajes", disse Park.

Andy Park hoje chefia um time de peso da Marvel Studios, que inclui os nomes de Jackson Sze, Ian Joyner, Anthony Francisco, Adam Ross, Tully Summers, Stephen Schirle, e Rodney Fuentebella.

Coveiro

comments powered by Disqus