sexta-feira, 27 de abril de 2012

Maratona 616: Top10 diferenças entre o Nick Fury 616 e o Ultimate

Photobucket

O mais divertido em fazer um top 10 de nossa Maratona616 é a pesquisa. E como a história do Nick Fury 616 é mais extensa, e bem mais conhecida, pesquisei (e reli) todas as histórias em que o Nick Fury Ultimate aparece. E acredite, não são poucas. Talvez ele seja o personagem mais importante de todos os títulos do Universo Ultimate. Abaixo a lista de 10 diferenças nas semelhanças em ordem cronológica entre um Nick e o outro. Divirta-se:

10. Cor da pele - a diferença mais óbvia deu muito pano pra manga logo na primeira aparição do Nick Fury Ultimate em Ultimate X-Men 9, publicada aqui em Marvel Millennium Homem-Aranha 5. O escritor escocês Mark Millar sempre gostou de uma polêmica, e em nome do politicamente correto, peitou um Nick negro nesse novo universo que não tinha um ano de nascimento. A novidade agradou, e esse Fury botava até mais banca que sua contra-parte 616.

Photobucket

09. Passado controverso - O pai do Nick 616 foi um piloto da Força Aérea na época da Primeira Guerra Mundial e isso o inspirou a seguir a carreira militar. Ele teve um grande amigo chamado Red Hargrove que se alistou junto à época da Segunda Guerra Mundial, mas que morreu no ataque japonês à Pearl Harbor. Mas o Nick Ultimate tinha um amigo que não era um bom exemplo. Seu nome era James Howlett, e junto com Nick, foi levado preso durante a Segunda Guerra Mundial por pilharem os pertences das vítimas da Guerra.

08. Vida longínqua - O Nick Fury 616 sofreu um acidente com uma mina terrestre em 1946, e teve inoculado um soro contendo a Fórmula do Infinito, que lhe concedeu um envelhecimento retardado. Isso explica sua aparência pouco modificada desde a Segunda Guerra. Como bom amigo, ele compartilhou transfusões com Dun Dun Dugan durante bom tempo. Já o Nick da realidade Ultimate, após ser preso pelo roubo na guerra, foi forçado a participar de experimentos científicos que buscavam a criação do super-soldado. O Dr. Erskine realizava os testes em soldados negros acusados, e Nick foi seu primeiro "sucesso". Mas Erskine não pôde desfrutar de sua conquista. Nick fugiu e passou décadas atuando como mercenário.

Photobucket

07. A perda do olho - A explosão de uma granada fez Nick perder gradativamente a visão do olho esquerdo, levando-o a adotar o famosíssimo tapa-olho, na realidade 616. Sua contraparte Ultimate perdeu o olho durante uma emboscada na Guerra do Golfo, quando transportava a arma mais mortífera e secreta do exército americano: o Arma X. Wolverine reconheceu o antigo amigo e caminhou com Nick ferido nas costas por dezenas de quilômetros no meio do deserto kwaitiano para salvar sua vida.

06. Wolverine - Como diretor da Shield, o Nick Fury 616 conhece mais segredos sobre cada pessoa que possua um arquivo na Shield do que qualquer um. Um exemplo é Wolverine. Capturado pelo projeto Arma X, que era uma operação da CIA em território canadense, Wolverine teve sua memória suplantada, e passou décadas sem saber quem realmente ele era. Mas Nick sabia de tudo, pois tinha acesso aos documentos confidenciais, e talvez as únicas cópias existentes do passado de Logan. No Ultiverso, James Howlett foi o primeiro ser humano a ter seu genoma modificado dando origem ao gene mutante. Ao descobrir os últimos cientistas que ainda mantinham o projeto desde os anos 40 ativo, gerando mutações descontroladas, Nick resolve destruir o lugar apagando todas as evidências de que o gene mutante foi gerado em laboratório.

Photobucket

05. Família Parker - Na realidade 616, Richard Parker, foi recrutado por Nick Fury para trabalhar na CIA. Lá, ele conheceu a agente Mary Fitzpatrick, e com ela teve um filho, Peter, que viria a se tornar o Homem-Aranha. Já o Nick Fury Ultimate contratou Richard Parker, Franklin Storm, Bruce Banner e Hank Pym para desenvolverem a nova fórmula do Super-Soldado para a Shield. Quando Banner testou a fórmula pela primeira vez, a reação descontrolada do Hulk acabou causando a morte dos pais de Peter em um acidente. Fury se ressentiu, e por isso vem protegendo Peter desde então.

04. Vingadores vs Supremos - Fury sempre foi um grande aliado dos Vingadores na realidade 616. Prestava assistência com a Shield e participou de muitas campanhas épicas ao lado dos Vingadores. Mas na realidade Ultimate, Nick como diretor da Shield, é o responsável direto pela equipe, e chegou atuar em campo, como visto em Supremos 2.

Photobucket

03. Braço mecânico - Diferente de sua contra-parte 616, que é deficiente apenas do olho esquerdo, o Nick Fury Ultimate perdeu o braço direito em Ultimates II 9, publicada aqui em Marvel Millennium: Homem-Aranha 58. Nos números seguintes ele aparece sem o braço, até o fim da série. Mas em Confronto Supremo (MMHA 77) ele aparece com o braço no lugar. Apenas em Ultimate Avengers 6, publicada em Ultimate Marvel 6 aqui no Brasil, vemos ele reparando o braço, numa cena a la Luke Skywalker, numa conversa com Gregory Stark.

02. Vida Pós-Shield - Ao se desentender com o governo americano, após o evento da Guerra Secreta, Nick nunca mais voltou para a Shield, indo para a clandestinidade no universo 616, só reaparecendo para dar as caras em público novamente em Invasão Secreta. Em Confronto Supremo, Nick é co-responsabilizado pela destruição causada na realidade do Esquadrão Supremo, e é conduzido por eles ao seu universo para que possa dar explicações. Durante o cataclisma do Ultimatum, ele se encontrava nesse outro universo.

01. Equipes Secretas - Para enfrentar a nova Hidra e a organização conhecida como Leviatã, Nick Fury abre seus arquivos lagartas e monta uma equipe só com super seres totalmente desconhecidos, os Guerreiros Secretos. A existência dos seus planos era tão secreta, que depois, descobrimos que havia mais duas equipes completas de forma secreta, atuando independentes uma da outra. Já o Fury Ultimate, depois de voltar para sua Terra natal, foi escalado pela nova diretora da Shield, Carol Danvers, a comandar uma equipe secreta com formação específica a cada missão. Fury deu o nome a eles de Vingadores.

Bônus Track: David Hasselhoff vs Samuel Lee Jackson

Photobucket

A mais curiosa diferença deixei como bônus. Como você já deve ter visto aqui mesmo no site, ou em citações de nossos leitores, Nick Fury já teve um filme feito para a tevê, estrelado pelo astro de Super-Máquina, S.O.S. Malibu, entre outros, David Hasselhoff, em 1998. Já Samuel L. Jackson foi escalado por Brian Hitch, desenhista dos Supremos à época, que personificou o General Fury com as feições idênticas à Jackson. Era impossível não ser outro ator para fazer um papel que já tinha seu rosto.

Hoje é a estreia de Vingadores nos cinemas de todo o Brasil. Alguns estão assistindo neste momento, pois as primeiras sessões começaram à 00:01. Divirtam-se, como eu com certeza irei, e voltem aqui para comentar conosco em breve! Até mais!


Jeferson

comments powered by Disqus