quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Contradizendo rumores, o caso de James Gunn com a Disney ainda não tem final definitivo

Hoje, mais uma vez, o caso James Gunn cujo desfecho ainda não é definitivo foi vítima de boatos para horas depois rumores serem desmentidos. Particularmente, como editor deste site, tenho tentado evitar trazer excessos de notícias sobre o mesmo tema a cada declaração nova de um ator amigo ou boato vindo seja lá do que for. Acredito que como essa história ainda terá muito chão e reviravoltas, cabe economizar nas publicações sem base para trazer apenas o que de fato houver de mais concreto. E é aí que entra a publicação do dia do The Hollywood Reporter.



Na intenção de acabar com o malfadado boato espalhado pelo blog MCU Cosmic, que tentava ganhar visualização hoje afirmado sem qualquer fundamento que a Disney havia descartado de vez o roteiro de James Gunn, o THR veio informar justamente o contrário. A longa e quase silenciosa demora para um desfecho sobre o assunto vem por conta de que talvez a Disney esteja sim reconsiderando reaver de algum modo o James Gunn no seu hall de gênios criativos.

Mais do que o pedido de desculpas honesto do diretor ou mesmo apelo dos fãs e do elenco, o que talvez tenha pesado mais para a Disney é o fato de que se ela descartar hoje o seu talentoso roteirista e diretor, pode perdê-lo de vez para grandes concorrentes. Segundo o The Hollywood Reporter, um dos executivos de um dos estúdio rivais (que o THR preservou o nome) soltou o comentário de que "Eu trabalharia com ele num piscar de olhos". Já um outro, que teria dito que também demonstrou interesse, revelou que "fui alertado que não podemos trazê-lo para cá até a Disney estar 100% resolvida com ele". Outro executivo do estúdio opinou que "A maioria das pessoas entende que aqueles comentários vieram do tipo de comédia com que ele trabalhava na época. E ter um senso de humor inapropriado não deveria ser considerado crime". Acredita-se que alguns desses executivos de olho sejam da Warner Bros.

Diferente da Disney, a Warner não veria problema nenhum de apostar que um talento como James Gunn seja capaz de sobrepor toda a polêmica criada em torno do seus comentários no passado. Tendo praticamente não só o elenco de Guardiões da Galáxia dando apoio, mas praticamente toda a indústria de entretenimento reforça o coro de carinho pelo diretor que conseguiu conquistar fãs do Universo Cinematográfico Marvel. No entanto, até o momento, ninguém pode se mexer muito, já que várias fontes do THR informam que James Gunn, representado pelo seu advogado Andrew Hurwitz, continua em negociações muito complicadas com a Disney para definir o termos de sua eventual saída do estúdio. Gunn já escreveu o primeiro script dos Guardiões da Galáxia vol.3 e estava já sob contrato para o novo filme de uma franquia cujos dois filmes juntos renderam mais de 1,5 bilhão. Fora todo o lucro de merchandising por trás.

Caso seja de fato demitido, James Gunn terá que ser bem abonado pela Disney por quebra de contrato por conta da empresa, já que foi informado que ele não feriu nenhuma cláusula uma vez que todos os seus ofensivos Twitters eram de muitos anos antes de ele fechar com a Marvel Studios e a Disney. Segundo pesquisa do The Hollywood Reporter, ele seria pago por isso algo em torno de 7 a 10 milhões, se não mais. E fora isso, estaria livre para aceitar imediatamente qualquer outro projeto de outro estúdio já que seria o fim da sua exclusividade e essa é a maior preocupação do Mickey.

Resultado de imagem para james gunn marvel616

Ainda assim, James Gunn ficando ou não, diferente do que os rumores da manhã falaram, a Disney pretende sim usar o script do terceiro filme dele, mesmo que passe por novas mãos. Seria provavelmente a maneira de amenizar uma situação que já está ruim para todos os lados. Uma das fontes do THR, no entanto, deixou claro que "um veredicto permanente não foi dado e as conversas com a Marvel continuam". O The Hollywood Reporter tentou entrar em contato com a Disney, Marvel e representantes do James Gunn, mas nenhum deles quis comentar ainda sobre o caso.

Dessa história toda, percebe-se que a Disney em sua atitude prematura se colocou numa berlinda difícil de sair. E o melhor caminho talvez seja esticar a situação até ver a maré mais favorável pra isso. Se eu estou enxergando certo a situação, a decisão inteligente seria postegar o lançamento de Guardiões da Galáxia vol.3 por agora. E pelos discretos movimentos que o diretor Scott Derrickson deu em suas redes sociais, tudo me leva a crer que Doutor Estranho 2 deva acabar saindo em 2020 no lugar. Alguns anos de calmaria, o impacto de Vingadores 4 e até mesmo novos projetos da Marvel Studios passando a frente podem indicar o melhor caminho para James Gunn e seus Guardiões da Galáxia.

Coveiro

comments powered by Disqus