sábado, 8 de janeiro de 2011

A Lista: Em terra de cego...

Depois de muito tempo, finalmente o Tentáculo possui um novo líder, que é nada mais, nada menos que o próprio Matt Murdock, um dos mais ferrenhos inimigos da organização. Agora o advogado cego está em uma linha tênue, querendo purificar o grupo, mas correndo sério risco de ser corrompido por ele. Como se já não bastasse Matt ter se tornado um tipo de "rei sombrio", seu nome foi parar na terrível lista do verdadeiro merecedor dessa alcunha, o arquiteto do Reinado Sombrio que assolou o Universo Marvel e que inicia a caçada aos seus desafetos em Reinado Sombrio Especial: A Lista nº1.

Demolidor

Em uma torre, localizada na Baixa Manhattan, Matt se encontra com um grupo de representantes do Tentáculo, que lhe entregam várias informações sigilosas do grupo: negócios legítimos, empresas de fachada, atividades bancárias e muito mais, nos Estados Unidos e no mundo. Muitos segredos para se dividir com um antigo inimigo? Apesar desse ser o questionamento feito por Matt, eles não se preocupam com isso, afinal, Murdock agora é o líder do grupo e as consequências em voltar atrás nessa decisão seriam graves.

Demolidor

Enquanto o herói se prepara para iniciar seu teste, o detetive Kurtz cai em uma armadilha, armada por dois policiais, Haley e Rollinson, que foram suspensos por denúncias de força excessiva, mas agora estavam livres, graças ao juiz Walden, que também chega ao local. Kurtz testemunhou contra os policiais e agora tinha que escolher, ou se corrompia ou seria morto.

Só que quem termina morto é o trio de corruptos, eliminados com extrema violência por alguém que não é visto nem por Kurtz, o único que é poupado. Detalhe importante: o juiz morto é aliado de Norman Osborn, que permitiu os dois policiais agindo livremente graças à sua iniciativa de "tolerância zero".

E justamente por não permitir que ninguém desafie o domínio da lei (já que ele se considera o próprio), é que Norman não pretende deixar a morte do juiz impune, colocando o Gavião Arqueiro Sombrio no caso. Mas por que envolver um Vingador em um caso "simples"? Porque o Demolidor está por trás dessas mortes.

Segundo Osborn, o trio foi assassinado pelo Tentáculo, que ele já sabe que possui Matt Murdock como novo líder. O Gavião, que na sua identidade de Mercenário é um antigo inimigo do herói, não acredita que Matt se tornou um assassino. Norman não se importa, afirma que o vigilante entrou na sua lista e dá a missão ao vilão: matar o Demolidor.

Demolidor

Claro que Lester não perde tempo e, cantarolando, tira seu velho uniforme da gaveta. De volta para o Demolidor, o herói acaba de passar pelo cruel teste da provação dos tormentos, mas seu desafio ainda está longe de terminar.

Depois de provar o sofrimento, agora era o momento de enfrentar o campeão do Tentáculo em um duelo até a morte. Matt não aceita matar o ninja, restrição que o sujeito não possui. Antes de prosseguir, um rápido comentário, o ancião diz durante a provação dos tormentos que Matt poderia se render e voltar para o conforto de sua antiga vida. Peraí, conforto de sua antiga vida? Esses caras realmente conhecem o Demolidor?

De qualquer forma, o teste de combate não chega a acontecer, já que o Mercenário elimina o campeão pelas costas, atacando em seguida com o apoio de um regimento inteiro do M.A.R.T.E.L.O.

Demolidor

O Mercenário deixa a luta, chamando o Demolidor para o combate, que prontamente vai atrás do inimigo.

Enquanto isso, na Cozinha do Inferno, um grupo de moradores se recusa a deixar um prédio que está condenado, mesmo com a polícia ameaçando usar de força para despejá-los. Para a população, a demolição do lugar é apenas para a Oscorp construir um condomínio ali. A perseguição ao Mercenário chega ao local, trazendo esperança aos moradores, já que o protetor da Cozinha do Inferno está ali.

Infelizmente, essa esperança dura muito pouco. O Mercenário diz ao Demolidor que os vilões mudaram as regras, que só queria jogar o herói em um prédio condenado, explodindo-o em seguida, com todos os manifestantes dentro. Cento e sete pessoas inocentes mortas, apenas para que o Demolidor ficasse com essa culpa em seus ombros.

Demolidor

A explosão é testemunhada pela Mercenária, que passa a informação para seu novo chefe, Wilson Fisk. O antigo Rei do Crime sabe que o Demolidor sobreviveu, apenas para cair diretamente nas mãos deles.

E sim, obviamente o Demolidor está vivo, dando-se conta que o Mercenário estava certo sobre as novas regras do jogo. O reinado de Norman Osborn não domina apenas os assuntos referentes aos super-seres, mas também os tribunais e as forças policiais, permitindo até morte de inocentes nas próprias casas, apenas para mandar um recado. Diante disso, é hora do Demolidor também mandar o seu.

Demolidor

Essa foi uma das histórias mais interessantes de A Lista, não só por ser estrelada por um dos melhores heróis da editora, mas por mostrar até que ponto chegou a corrupção e a maldade do reinado de Osborn.

Só achei um pouco desnecessário o Mercenário de volta ao seu velho uniforme, pois já chega as bandeiras que o Venom sempre dá nas histórias, mas não chega a comprometer. Agora estou curioso para ver as influências disso no título mensal do herói.


Eddie

comments powered by Disqus