quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Necrosha: Esqueceram de mim?

Há pouco tempo, os Novos Mutantes se reuniram como uma equipe de campo a serviço dos X-Men. Os únicos colegas da formação original que não puderam participar da reunião foram Lupina, envolvida com a X-Force; Warlock, que apenas recentemente voltou à Terra; e Doug Ramsey, o Cifra, morto há muito tempo atrás, durante os eventos da chamada Queda dos Mutantes.



Porém, Doug faz parte dos mutantes trazidos de volta à vida (lembram?) por Selene, a Rainha Negra. E ele tem uma missão a cumprir, que envolve seus velhos amigos... e atuais alvos. Começa a participação dos Novos Mutantes em Necrosha!




O poder de Cifra, para quem não lembra, envolvia a compreensão e tradução de linguagens. Conforme vemos quando Eli Bard o ressuscita, o poder de Doug se desenvolveu para qualquer tipo de linguagem, como códigos binários, que representam seu novo modo de ver o mundo. A missão do ex-Novo Mutante: desabilitar as defesas tecnológicas de Utopia, lar dos X-Men, permitindo a invasão dos zumbis tecnorgânicos de Selene. Após um longo mergulho (facilitado pelo fato dos invasores não precisarem respirar, pois já estão mortos), Doug começa seu trabalho; mesmo as defesas erguidas por Perigo não são páreo para o jovem, que “conversa” com o sistema e o desabilita.



Mas ele recebe uma segunda tarefa: eliminar a Nova Mutante Magma, descendente de Selene (afinal, se Selene se tornará imortal, pra que deixar descendentes?). Ele a vê, à distância, quando os Novos Mutantes reencontram seu mentor, o Professor X. O reencontro é feliz, mas Cifra observa que as linguagens corporais deles denotam que há velhas feridas não cicatrizadas.



Mais tarde, quando os jovens resolvem assistir a alguns filmes, Doug espera que Amara se separe de seus colegas e aparece a ela pedindo ajuda. Assustada com a reaparição de seu amigo falecido e sem saber o que fazer, ela se distrai por um instante... tudo de que Cifra precisa para golpeá-la várias vezes, com brutalidade.



Os Novos Mutantes mal podem acreditar quando o amigo que eles viram morrer aparece vivo... menos ainda quando veem o que o mesmo amigo fez com a outra amiga deles. Míssil coordena a equipe para o ataque com eficiência, mas se antes da morte Cifra era considerado inútil em combate, agora não se pode dizer o mesmo: ele lê os movimentos corporais de seus ex-colegas e consegue escapar de seus ataques e contra-atacar com sucesso.



Quando tudo parece perdido, Karma possui a mente de seus amigos, tornando os movimentos deles imprevisíveis para Doug, que finalmente acaba subjugado. Mas a noite ainda guardava mais reuniões: o alien tecnorgânico Warlock aparece carregando Sam e Doug, e quer saber por que os Novos Mutantes agrediram seu “melhoramigodoug”. Ele percebe que o jovem está infectado pelo vírus tecnorgânico, e tenta dar um reboot no sistema do Cifra (ou algo assim), mas a magia de Selene é mais forte...



No passado, Doug Ramsey era o melhor amigo de Warlock. Hoje, é seu executor.

As duas histórias mostradas nesse artigo contaram com roteiro de Zeb Wells e arte dos talentosíssimos brasileiros Ibraim Roberson e Diogenes Neves. Parabéns a todos eles, por nos deixarem ansiosos para descobrir a conclusão deste dramático arco!

Fernando Saker

comments powered by Disqus