sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Homem-Aranha: Herança Maldita

Amazing Spider-Man #608

Em uma história que mexe com uma época pouco celebrada do Homem-Aranha (a mal conduzida Saga do Clone), a edição desse mês do aracnídeo (de número 109) traz uma série de flashbacks e conexões até então desconhecidas pelos leitores. Para começo de conversa, a ligação de Ben Reilly (clone de Peter Parker) com um cientista, o doutor Damon Ryder. Enquanto isso, no presente, o Aranha se engalfinha com a vilã que tem seu próprio reality show na internet (que m!@#%, hein?), Screwball, não consegue capturá-la e ainda fica sem ganhar um centavo pelas fotos tiradas. Quando ele se lamenta com Ben Urich pela sua falta de grana, o mesmo doutor Ryder aparece procurando-o, chamando-o de Ben.

Peter lembra que foi recentemente atacado pelo mesmo Ryder quando estava vestido como Homem-Aranha, e tenta fingir que não o conhece. Mas ele não desiste e está disposto a acabar com sua vida, pois Ben Reilly supostamente matou sua família. Quando Norah Winters pergunta sobre aquele homem, Peter até pensa em contar toda a verdade, mas, claro, arruma outra forma de se esquivar chamando-o de louco e ameaçando chamar a polícia.

Porém, prometendo se vingar, Ryder diz que acabará com sua família assim como fez com a dele. Então Parker tenta nocauteá-lo e os dois começam a brigar. É fácil notar que Ryder tem presas e não é um humano comum. No meio da confusão, claro, os jornalistas do Linha de Frente seguram o agressor do colega, que se contenta em parar a briga e deixar um recorte de jornal sobre um incêndio criminoso de uma residência com a foto de Peter (na verdade de Reilly) como principal suspeito. Ele parte antes da polícia chegar, deixando uma série de dúvidas no ar.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Assim voltamos ao passado, quando Ryder tentava descobrir algo sobre a vida pessoal de seu ajudante, que ainda assim já considerava um amigo. Bancando o introvertido, Reilly acabou sendo convidado a jantar com Damon e sua família. E o repasto foi bem humorado, além de informativo, quando Ben fala que eles estavam pesquisando o elo perdido entre homens e dinossauros, propondo uma verdadeira revolução na teoria da evolução da espécie humana.

Mais tarde, discutindo a quase falta de fundos para continuar a pesquisa, Ryder revela a Reilly que ele conseguiu o resultado de suas pesquisas, e que as teorias em que trabalhavam estavam certas. No dia seguinte Ben se assusta ao descobrir que seu patrão e amigo tinha feito os experimentos em si próprio, expondo-se a um perigo altíssimo, e o primeiro atrito entre os dois era uma realidade.

Homem-Aranha Vs. Kaine

No presente, enquanto May e JJ Jameson Senior curtem a lua de mel ao redor do mundo, o Homem-Aranha segue a pista de Ryder, já que na confusão no Linha de Frente Parker plantou um de seus rastreadores em sua roupa. Mas logo percebemos que tudo não passou de uma armadilha, pois naquele momento Ryder chega no apartamento de Peter, entrando no local enganando Michele. Já o Aranha chega em um galpão supostamente abandonado e vê seu rastreador abandonado em um casaco.

Pensando ter ido ali à toa, é surpreendido por outro personagem. Ben Reilly pode estar morto, mas o bestial clone de Peter, Kaine, está lá e não parece nem um pouco amistoso.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Os dois brigam e Kaine parece disposto a matar o Homem-Aranha, dizendo que nunca houve diferença significativa entre ele e Reilly (logo, ele sabe da identidade do herói). Mas questionado pelo aracnídeo, Kaine revela que está de volta pois seu corpo está se deteriorando, e só Damon Ryder pode impedir o processo.

Em mais um flashback, vemos a discussão entre Ben e Damon, em que o primeiro questiona a exposição a DNA de dinossauro pelo cientista. Mas ele revela que está bem, mais forte, com sentidos mais aguçados, crendo que sua descoberta vai além do elo entre humanos e dinossauros, mas chega a aplicações médicas, militares, farmacêuticas. Ben não está convencido, e Ryder tenta agredi-lo. Mas Reilly o imobiliza e tenta convencê-lo de que aquela exposição está lhe tirando a sanidade.

Retornando ao momento atual, Kaine escapa depois de distrair Peter arremessando um taxi com civis dentro. E para piorar, Screwball resolve fazer mais uma de suas aparições propagandísticas, apelando ao Homem-Aranha que lutem de novo para que ela ganhe mais visualizações no seu site. E é devidamente ignorada.

Peter volta ao seu apartamento, e descobre que Ryder esteve lá. Depois de verificar se Michele está bem (e recebendo as patadas de sempre), recebe dela um “presente” deixado por ele: um urso de pelúcia queimado. Quando ela fala que o “amigo” disse que visitaria as primas de Peter, ele se desespera. Sai em disparada e pede que só essa noite ela fique em um hotel. Seu nervosismo só aumenta quando não consegue completar a ligação para a casa de tia May (onde suas primas da família Reilly estão) e nem falar com Harry.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Novamente no passado comungado por Ryder e Reilly, Ben volta com um médico ao laboratório para descobrir que Damon fugiu. Ele vai até a sua casa e é recebido por sua esposa, Laura. Ele parte em disparada para o escritório, onde Damon se esconde. Alterado, e com as presas que ostenta até hoje, ele pede ajuda a Reilly. Do lado de fora, Kaine espreitava.

No presente, Peter chega à casa da tia May sem sua roupa de Aranha, e encontra seus parentes e Harry Osborn rendidos por Ryder, devidamente uniformizado como Raptor e armado. Diz que fará com sua família o que fez com a dele, assassiná-la. Sem entender nada, Harry e os outros estão prestes a ouvir de Damon sobre Ben Reilly. E Parker está prestes a revelar a todos ali que é o Homem-Aranha para salvá-los.

Homem-Aranha Vs. Kaine

No passado Ryder tinha outro acesso de fúria em razão do experimento e, enquanto lutava com Reilly, Kaine adentra o local para mata o outro clone (e no presente o mesmo Kaine invade a casa dos Parker a pedido de Ryder e esperando seus favores, atacando Peter). Damon foge do escritório e Kaine luta com Ben até iniciar um incêndio na casa com fogo da lareira. No primeiro andar uma surpresa. Ryder está fora de controle, e acusa Reilly de assassinar sua família, quando na verdade ele mesmo os matou sem ao menos perceber.

Os dois lutam com o local em chamas quando Ben se dá conta da monstruosidade cometida pelo doutor. Depois que o nocauteia encontra um Kaine queimado mas vivo, que diz ficar feliz pelo cientista culpar Reilly pela morte de sua família. Dizendo que por ambos serem clones são responsáveis por tudo que fazem conjuntamente, não vê equívoco na leitura do desacordado Damon, que acaba salvo por Ben.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Raptor coloca fogo na casa dos Parker e a cavalaria de Peter chega. Ele usou a obsessão de Screwball pelo Aranha para atraí-la até ali. É a distração perfeita para que ele libertar os reféns e só então se vestir como Homem-Aranha, mesmo sob os ataques de Kaine, e deixar Screwball desacordada.

O Raptor fica ainda mais confuso quando Kaine diz que Parker e Reilly são duas pessoas diferentes, e arranca a máscara do Aranha, revelando ali o rosto que Damon crê ser o homem que matou sua família. Kaine diz que são pessoas diferentes, que Ben está morto, mas que assassinar Peter é o mesmo que se vingar, já que os dois são a mesma coisa, capazes das mesmas ações.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Mas imobilizando o alucinado Raptor, Peter usa a lógica de Kaine e afirma que Reilly não pode ter matado a família dele, pois ele não mataria. Um golpe certeiro deixa o vilão inconsciente. Porém, a polícia chega, e preocupado com sua identidade ele acaba não vendo como Kaine, Raptor e mesmo Screwball somem dali.

Conversando com suas primas e Harry Peter acaba pensando o quanto alguns caminhos não escolhidos poderiam levar uma pessoa a lugares terríveis. E é exatamente uma amostra disso que temos quando seu clone, Kaine, assassina o Raptor impiedosamente quando este lhe revela que não há cura para sua deterioração. Que mentiu. E algo que Peter Parker ou Bem Reilly nunca fariam é prontamente realizado pelo mais do que nunca imperfeito clone.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Assim acaba o arco escrito por Marc Guggenheim, com arte de Marco Checchetto, Luke Ross e Rick Magyar, mas Kaine ainda anda por perto, mais furioso do que nunca.


João

comments powered by Disqus