domingo, 23 de janeiro de 2011

Arte no 616 #007 (James Bond! há!)

Photobucket

E lá vamos nós para mais um Arte no 616. Hoje a dica e comentário será de um artista convidado: Rafael de Latorre. Ele trabalha com ilustração editorial e publicitária desde 2003. Fez curso de pintura clássica na Unicamp, além de diversos outros cursos (entre eles de HQ) na Quanta Academia de Artes (a de São Paulo, lembra da nossa entrevista com o pessoal da Quanta de RS??), onde também faz trabalhos de ilustração com o Quanta Estúdio. Ministra aulas de desenho no Studio Canvas (Piracicaba – SP), e esta atualmente desenhando uma HQ autoral. Currículo bom, né?? Quem será o sortudo a receber as dicas dele? Confira!

O sortudo da vez é o leitor Thales Cardoso, de 17 anos. Segue a mensagem do Thales:

“Olá, Marvel 616.

Meu nome é Thales, tenho 17 anos e moro em Belo Horizonte. Desenho desde criança e busquei, aos 16 anos, aperfeiçoar meu traço por meio de cadernos que ensinam a desenhar, muitos do grande Eugênio Colonnese. Gosto de desenhar, principalmente, super-heróis e monstros. Como todo 'fanboy', comecei por 'pin-ups', e, recentemente, foco-me no 'storytelling'.

Venho tentando me profissionalizar como quadrinista, enviando meus portfólios para editoras como a Titan Books e para profissionais como Joe Prado. Além de seguir diversas dicas, como as do C. B. Cebulski.

Assim, envio-lhes alguns de meus desenhos e espero que profissionais como Adriana Melo ou Jackson Herbert os analisem. Para finalizar, minhas influências artísticas são: Art Adams, Bruce Timm, Jack Kirby, Bob Layton, Alex Ross, John Romita Jr., Mike Mignola, John Byrne, entre outros.

Atenciosamente, Thales”

Aqui vai o desenho enviado pelo leitor na categoria de storytelling, como ele disse:

Photobucket

E, finalmente, as dicas e comentários do nosso artista convidado, Rafael:

“E aí Thales, tranquilo cara? Vamos lá!

Acho que o ponto principal para aprimorar seu desenho é trabalhar melhor a estrutura. Você buscou uma pose bastante dinâmica, o que é bem bacana, mas ainda falta entender melhor a estrutura do esboço e anatomia. Uma boa pedida é estudar os livros do Loomis, por exemplo. E para entender melhor a anatomia dinâmica o uso de fotos (de ginastas, lutadores, esportes em geral) ajuda bastante.

Quanto à composição você acertou colocando o Thor no centro da página, dando bastante destaque à ação. Sugiro que use mais sobreposição nos elementos da cena, e varie mais o tamanho dos objetos do fundo, para criar mais sensação de profundidade. Todos os elementos atrás do Thor parecem estar no mesmo plano e serem do mesmo tamanho.


O acabamento do trabalho também precisa de um cuidado maior. O uso da luz e sombra, assim como o trabalho de espessura do traço, serve para, além de embelezar o desenho, realçar o volume, separar planos, criar focos de atenção. Portanto é muito importante o cuidado na finalização do desenho.

Se seu foco é trabalhar como quadrinista a dica é: desenhe de tudo! Cenários, veículos, animais, pessoas. O desenho de observação é essencial, e é muito importante saber usar as referências para casar com seu estilo. E, é claro, obrigatório ler os livros do Eisner e do Scott McCloud.

Cara, é isso! Espero que tenha ajudado!

Rafael (de.latorre@yahoo.com.br)”

Pra quem quiser conhecer melhor nosso artista convidado, clique aqui para ver seus trabalhos. Gostaram? Querem participar? Leia aqui como e não perca a chance de ter seu desenho avaliado por Adriana Melo ou desenhistas convidados e exposta aqui no marvel616. E não se preocupem, recebemos e guardamos com carinho todos os e-mails, aos poucos vamos repassando para os artistas, é só ficar atento quando será a vez do seu! Mãos a obra e boa sorte!

Cammy

comments powered by Disqus