sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Thunderbolts: Estranhos amigos

Thunderbolts #137

Depois de importantes revelações e um grave fracasso envolvendo os Thunderbolts, a equipe de serviços sujos de Norman Osborn precisa compensar por suas falhas. Em Reinado Sombrio 12 acompanhamos uma sequência assustadora de eventos sob uma narrativa que despreza quaisquer valores a respeito da amizade a não ser os que tratam tal relação como puro interesse e benefício próprio. As cenas são de violência, enquanto os Novos Vingadores passam violenta e mortalmente sobre os T-Bolts, chegando a um aprisionado Punho de Ferro. Porém, liberto, ele ataca seus amigos matando um a um (mas uma voz estranha entra em off demonstrando que Osborn tem algo a ver com o que vemos) até chegar a Luke Cage. A arma imortal pede ajuda a seu melhor amigo, que atende quebrando seu pescoço.

Não surpreende quando vemos que tudo não passa de uma simulação. Na verdade, uma lavagem cerebral no verdadeiramente aprisionado Punho de Ferro. O processo, conduzido pelo Fantasma, visa claramente preparar a mente do prisioneiro a fim de tornar aquelas imagens realidade, com exceção de sua incapacidade em matar o melhor amigo.

Impaciente, e certo de que todos têm seu preço e como ser corrompidos, Norman intensifica o processo e exige resultados de seu subordinado. Não parece um problema para o Fantasma, desde que Osborn saiba que aquilo matará Danny Rand, o que realmente não lhe aflige.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

A história logo volta um pouco no tempo para nos mostrar como tudo chegou a esse ponto. Nada muito sofisticado. Uma armadilha preparada por Osborn ao marcar uma reunião de negócios com Danny sob um falso nome, deixando para seus T-Bolts o trabalho da captura. Limpando seus rastros agressivamente, e nem um pouco bem humorado, pelo que percebemos no contato com seus subordinados, Osborn dá prosseguimento ao plano.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

No refeitório do Cubo, enquanto o Fantasma colhe para si as glórias de um plano bem planejado e perfeitamente executado, o Homem-Formiga protagoniza mais uma cena engraçada com o Paladino até ser quase morto por um mal humorado Sr. X. De repente, Danny Rand surge e, já vestido como Punho de Ferro e condicionado, senta-se à mesa. O’Grady tenta conversar com ele enquanto todos saem desconfiados, mas Danny faz a mesma coisa e o deixa só.

No dia seguinte Luke estranha o sumiço de Danny, que não apareceu no almoço que marcaram. E logo as coisas pioram quando ele recebe uma mensagem do Homem-Formiga, que diz ter entrado em seu organismo pela comida que acabou de ingerir, chantageando-o com uma morte nem um pouco agradável. Mas tudo não passava de uma distração, e sorrateiramente o Paladino surge e dispara um raio que deveria paralisar Luke bem em sua nuca.

Devia, mas não consegue. Prestes a arrebentar o Paladino, Cage é abordado pelos T-Bolts, mas acaba derrubado por Danny. Surpreso com a participação de seu amigo no ataque, Luke acaba caindo inconsciente com seus golpes.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

De volta ao Cubo fica claro que a intenção é fazer com Luke Cage a mesma coisa que fizeram com Rand, para ele finalmente servir a Osborn. O Fantasma ironiza a vingança pessoal que Norman lança sobre o Vingador, mas está disposto a ajudar no processo.

Porém, aparentemente de propósito, apesar de seu discurso parecer contrário, o Paladino liberta Cage no Cubo. Agora os Thunderbolts precisam caçá-lo em sua própria casa, o que anima o Sr. X.

Mas em meio à perseguição descobrimos quem auxiliou Luke. Foi o Homem-Formiga, que ainda está dentro de seu organismo (sabe-se lá em que parte a essa altura).

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Logo ele acaba encurralado por um sofisticado mecanismo de defesa do local. Depois de se gabar sobre a qualidade do equipamento, o Flagelo faz questão de aproveitar o máximo de dano que aquilo pode causar mesmo à pele impenetrável de Cage. Contudo, logo consegue virar o jogo sobre a soberba do ciborgue, utilizando o mesmo sistema contra ele.

Livrando-se também do Carrasco não demora até Luke ficar frente a frente do Punho de Ferro, aumentando as esperanças de Osborn de finalmente conseguir sua vingança, por ter sido preso tempos atrás pelo mesmo Cage.

Luke tenta convencê-lo por meio da conversa, mas tudo que Danny faz é golpeá-lo lembrando de tudo de errado que o amigo fez na vida, o que deixa claro para ele o quanto está sendo controlado.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

E é usando a amizade de ambos que Luke, mesmo castigado fisicamente, tenta despertar a consciência de Danny. Lembrando que Misty Knight está grávida, que ele será pai. Mas parece não adiantar, e logo os Thunderbolts se aproximam do Punho de Ferro triunfante sobre um desacordado e muito ferido Cage.

Mas tudo não passou de uma armadilha, o chi de Danny finalmente clarificou sua mente, e agora os dois lutam lado a lado novamente para escapar dali. A sincronia conquistada pela dupla ao longo dos anos é o suficiente para derrubar o Sr. X, mesmo com seus poderes mentais. O Carrasco vai ao chão logo em seguida. Eles então seguem o Fantasma, que foge em direção ao local em que Osborn se encontra.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Mas antes que conseguissem, são teleportados para fora de lá. O que fica um pouco mais claro é a má vontade do Fantasma, do Paladino e do Homem-Formiga com Osborn. Vendo que não teriam futuro nos T-bolts de Norman, impedem, na medida do possível, que seus planos mais audaciosos tenham sucesso.

Por fim, enquanto Danny e Luke se entendem (e o Homem-Formiga foge da forma mais nojenta possível), projetam descobrir que os ajudou a escapar, para usar isso como ferramenta na derrubada de Osborn. A história do novo roteirista Rick Remender (fiquem de olho nesse nome!), desenhada por Mahmud A. Asrar, demonstra que há vários tipos de amizades, e que mesmo em um grupo como os Thunderbolts os heróis podem achar amigos.


João

comments powered by Disqus