terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vingadores: A iniciativa sob o Comando de Norman Osborn

Criado originalmente por Tony Stark, o programa da Iniciativa no campo Hammond não foi lá o que podemos chamar de sucesso. Contudo, agora que toda a diretoria de segurança nacional mudou, o programa terá que sofrer uma repaginação – sob a tutela de Norman Osborn.

A Iniciativa

Escrito por Christos Cage e desenhado por Rafa Sandoval e Jorge Molina, a edição 44 de Avante, Vingadores conta com uma história completa envolvendo todas as principais mudanças do programa da Iniciativa. E o reflexo principal dessas mudanças pode ser logo sentido nas páginas iniciais desta revista, quando numa briga entre os Novos Guerreiros associado a Vingadores remanescentes e os Alienígenas, são os heróis que recebem ordem de prisão.

Os Novos Guerreiros e Vingadores, obviamente, fogem. Já os Alienígenas ficam com a glória, já que receberam anteriormente uma oferta de emprego, serem os Campeões da Carolina do Norte. E eles são só alguns dos vilões que receberam o mesmo privilégio e se juntam agora a novas equipes dos 50 estados. E para apaziguar as dúvidas de qualquer estadunidense que tema por ter vilões como seus protetores, Norman Osborn usa um deles realmente regenerado, o Constritor, como propaganda.

A Iniciativa

As mudanças dentro do campo são ainda maiores. E tudo já começa com novos diretores tomando conta do lugar, o Treinador e o Capuz. O nome é rebatizado como Martelo. Os vilões são maioria, mas tem que saber ficar na “miúda”, ou vão se ver diretamente com alterego do Capuz. Os poucos heróis restante são como o Robbie Baldwin, que usa atualmente o nome Suplício e está sob forte tratamento psiquiátrico, impedido de lembrar a verdade sobre seu passado (Não que seu orientador, Trauma, esteja realmente feliz com isso).

Então, surge a primeira missão do grupo sob nova direção – retomar a prisão 42 das mãos de invasores da Zona Negativa sob o comando de Blaastar (Lembram da Guerra dos Reis?). E o plano organizado pelo Treinador e Capuz é bem simples – Deixar uma bucha de heróis abaixo do nível “D” realizar o primeiro ataque até amaciar a forças para os grandões darem o golpe final.

Enquanto isso, a “Resistência dos Vingadores” (como chamaremos os ex-membros do Campo Hammond associados aos Novos Guerreiros) tenta sobreviver as divergências internas do grupo. Já a Tigresa dá início a uma vingança pessoal contra o Capuz, caçando e ameaçando seus lacaios.

A Iniciativa

Então, acontece a missão na prisão 42 e como previsto, muitos caem durante o ataque. Na visão do superhumano Johnny Guitarra, dá pra sentir bem a sensação de como é ser mandado para a morte certa. Contudo, alguns que estavam naquele fronte inicial se destacam e viram rapidamente o jogo. Bolinha (lembram dele?) aproveita-se da sua indestrutibilidade para avançar mais fundo e abrir as portas da prisão. Bengali usa o que aprendeu na Iniciativa Fantasma para sobreviver. E Komodo reverte o jogo ao aproveitar a paixão platônica do Homem-Dragão por ela e o coloca para atacar os adversários. Por fim, Casca-Grossa trai os prisioneiros e se junta ao seu grupo original, a Iniciativa. Então, o pelotão principal da Iniciativa entra no jogo e há a vitória.

A Iniciativa

Mas ainda está longe da nova administração ser um sucesso. Muitas equipes como os Pesos-Pesados de Nevada, recusaram-se a receber vilões como o Bumerangue em seus times, mesmo que com novos uniformes e codinomes. E quando isso acontece, eles ganham o apoio dos “Vingadores da Resistência”, ao mesmo tempo que a fúria de Osborn. E eles não são os únicos a se desligar da Nova Iniciativa. Ao saber que Casca Grossa fora reintegrado, Komodo pede para sair do programa, mesmo que isso signifique que volte a ser uma aleijada.

Agora, os Pesos-Pesados são perseguidos e não há muito que seu atual líder, Prodígio, possa fazer a não ser contar com Radical e os Novos Guerreiros. Contudo, no meio do confronto, Taylor é baleado e capturado pela Iniciativa. O restante dos Guerreiros foge, mas nem tudo é perda. Tigresa gravou todo o combate e espera usar isso a seu favor num futuro próximo.

A Iniciativa

De volta ao esconderijo, um dos membros dos Novos Guerreiros decide deixar o time. Escombro , que só entrou no time na época da fase do Reality Show, já saturou e pediu para sair. E enquanto isso, do outro lado do país, Donyel Taylor recebe uma oferta tentadora – ter seu irmão Dwayne clonado e revivido pelo Barão Blitzschlag.
E Tigresa continua sua vingança contra os lacaios do Capuz, mas desta vez ela é seguida e recebe uma nova aliada para a Resistência – a menina na cadeira de rodas que já se chamou Komodo.

De volta ao Campo Martelo, Baldwin tem uma nova sessão com o Jovem Trauma e reage ainda mais violentamente ao ver que aquelas consultas em nada o ajudam a se lembrar. Isso faz com que o jovem orientador da Iniciativa tenha uma conversa mais séria com os diretores Treinador e Capuz. Chega até mesmo a ameaçá-los transformando nos seus medos, mas o Treinador resolve acalmar tudo na diplomacia. Trauma pede mais liberdade em seu tratamento e requisita um animal terapêutico para Suplício.

Em Baltimore, o grupo liderado pelo famoso Constritor e composto pelas mais belas vilãs conhecidas realiza o salvamento de um avião. Isso compromete os braços biônicos do herói, mas em recompensa aumenta ainda mais sua popularidade entre os cidadãos comuns. E tudo isso acaba fazendo Constritor se sentir bastante mal por tudo de ruim que já fez no passado ou deixou de fazer por sua família. Agora, resta o acalento nos braços de sua atual namorada, Cascavel.

A Iniciativa

Já no Campo Martelo, Treinador tenta descobrir quem é o traidor em seu programa e pra isso solta informações importantes perto de sua melhor snipper, Euforia (afinal, ela errou propositalmente alguns tiros durante o perseguição aos Pesos-Pesados). E toda essa determinação do mercenário-diretor faz com que ele fique cada vez mais bem visto aos olhos de Norman Osborn.

Enquanto isso, Trauma faz uma nova visita ao alojamento de Suplício levando um presentinho. É um gato para fazer companhia ao herói. Contudo, aquele não é um gato qualquer, mas Niels, o mascote de Baldwin que ele tinha no começo de sua vida como Speedball. Agora, Trauma pode tentar dormir melhor. Ou assim pensava.

A Iniciativa

Naquela mesma noite, a “Resistência dos Vingadores” realizou um ataque ao Campo Martelo. E durante a luta entre os dois lados, ocorre o inevitável: Trauma não consegue mais segurar e o seu pai, Pesadelo, assume seu corpo físico. O poderoso vilão resume num rápido flashback como conseguiu engravidar a mãe do menino e conta como era seu plano desde o começo chegar ate ali, finalmente tendo acesso físico ao plano da Terra.

Depois, ele parte para o exterior, bem entre heróis e vilões, dando vida ao pesadelo de todos. Nem mesmo o Capuz, com todo o seu poder místico é páreo para aquele ataque. No meio disto, o vilão Pesadelo faz com que Súplicio se lembre de todo o seu passado. E este é o maior erro do senhor dos sonhos. Suplício dispara seu poder contra o inimigo e conversa com Trauma para que ele consiga assumir o controle. Assim, o jovem monitor consegue tomar novamente o controle.

A Iniciativa

Os dois lados voltam a se encarar, mas Suplício traça uma literal barreira entre eles. Justiça pede para os dois se unirem a Resistência e isso comove Baldwin, já que o seu amigo mal sabia quem estava por detrás da máscara. No entanto, Baldwin e Trauma decidem ficar com a Iniciativa e terminar tudo que há pendente com eles. Neste momento, Súplicio tem tempo suficiente para agradecer Trauma pela ajuda. Já o Treinador quer se certificar se esta tudo bem mesmo depois de Baldwin ter recuperado toda memória.

No final daquela noite, descobrimos quem é o verdadeiro traidor da Iniciativa. Constritor, ao chegar de surpresa no quarto de Cascavel, a vê passando informações para o Manopla por telefone. Contudo, estando apaixonado pela moça, Constritor resolve manter em segredo sua descoberta.

E no último capítulo desta revista, vemos como ficou a Iniciativa depois de tanta confusão. Norman quer fazer uma inspeção no lugar e isso quase faz o Treinador arrancar sua cabeça fora. Primeiro, ele manda todos os vilões pararem com a farra diária. Vai ter uma conversa com Baldwin para ver se ele fica na linha. E tem uma conversa particular com o amigo Constritor, já prevendo que Norman deve querer lhe fornecer uma promoção. A dúvida é se ele aceita isso ou não.

Enquanto isso, a “Resistência dos Vingadores” encontra um novo esconderijo para ficar. Juntos com Komodo,eles arquitetam novos ataques e procuram ver qual o novo passo de Norman Osborn. Tigresa continua bem decidida nos seus planos contra o Capuz. E Justiça e Ultra-girl reatam seu namoro.

Então, na manhã seguinte, Norman Osborn faz sua vistoria e se diverte com a cara do Treinador ao dizer que esta ciente de que tudo aquilo foi uma bela encenação do normal. Ele pede para o diretor do Campo Martelo ser franco e o Treinador diz que tudo ali é um fiasco prestes a ruir. Norman agradece a sinceridade e faz a oferta ao colega – que ele se junte a sua cabala.

Mais tarde, ocorre então a primeira reunião da Cabala com o Treinador. Todavia, não na costumeira calma de sempre. Sem saber direito os motivos, Destino chega no encontro decidido a por um fim em Norman Osborn. E para se mostrar fiel, o Treinador se coloca na frente do disparo, recebendo a maior parte do ataque.

A Iniciativa

O vilão só acorda muito mais tarde numa instalação médica do MARTELO. Completamente ferido, ele lamenta pelo que ocorreu e fala para Norman Osborn que sente que seu lugar não é ali entre os grandões, na Cabala.

Norman não recebe de bom humor isso, já que precisa do Treinador para algo grande que está por vir. Puxa o gás do cilindro de oxigênio e ameaça tocar fogo em tudo com um isqueiro. Logo, ele muda de idéia e Osborn fica feliz. Antes do diretor do MARTELO sair, o ferido mercenário pergunta qual seria a próxima missão. Norman Osborn é direto: “Vamos invadir Asgard”.

A Iniciativa

E assim tomamos pela primeira vez ciência do grande acontecimento que está por vir em 2011. Portanto, se segurem nas cadeiras (se estiverem sentados), pois está para começar o Cerco.

Coveiro

comments powered by Disqus