domingo, 16 de janeiro de 2011

Action & Figures: Universo Marvel pela Toybiz - Parte 1

* Artigo escrito pelo colaborador Arthur M.B.G!



Conheça a linha de figuras que encanta tanto leitores das revistas da Casa das Idéias quanto apreciadores de action figures. Nesse meu primeiro artigo, vou me limitar as 7 primeiras waves da Toybiz.

Wave 1



A primeira wave, lançada em 2002, trouxe quatro personagens: Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e Groxo (de uma serie anterior focada em X-Men, por isso, com menos articulações), sendo que o Homem de Ferro apresentou três versões: uma com a armadura clássica, outra com o primeiro protótipo vermelho e dourado, e uma na sua versão espião. Nessa wave, as figuras eram um pouco maiores que as das waves posteriores, porém, esta serie é uma das mais aclamadas pelos fãs. Cada figura acompanhava uma base e uma revista/pôster.

Wave 2



Essa wave continuou trazendo os personagens mais clássicos da Marvel, e nela estão incluídos Tocha Humana (com variante com “4” no peito), Dr. Destino, com base simulando seu castelo na Latvéria, o Coisa (variante com casaco e óculos escuros) cuja base é similar a um muro de NY, Namor no seu traje preto, e um variante do Hulk da wave anterior com um jaleco branco.

Wave 3



Uma das waves mais aclamadas por todos, ela traz mais três figuras clássicas: Magneto, Wolverine (roupa da fase Krokoa e fase Jim Lee), com variante sem máscara, Demolidor na versão do filme, Motoqueiro Fantasma (Johnny Blaze) e Thor. Apesar do tamanho levemente maior das figuras, estas são consideradas, em sua maioria, a melhor escultura dos personagens que retratam.

Wave 4



Esta wave já começou a lançar personagens mais secundários, como Elektra, Justiceiro, Gambit, Fera e Golias (com Homem Formiga e Vespa em miniatura). O Golias foi um repaint de um box antigo que trazia os Vingadores originais, e no mesmo box, porém sem repaint, vieram Vespa e Homem Formiga. Esses três personagens tiveram menos articulações que os outros. Com exceção do Golias, todos vinham com base, que variavam entre templos (Elektra) e pedaços de Sentinelas destruídos (Gambit).

Wave 5



A wave 5 trouxe alguns dos personagens mais esperados, como Surfista Prateado (com Howard, o Pato), Reed Richards (com o Fantasticarro), Dentes de Sabre, Caveira Vermelha, Nick Fury e Colossus. Além desses completava a série uma versão do Blade do filme que não foi tão bem recebida pelo público.

Wave 6



A wave mais adorada pelos colecionadores e possui as figuras mais raras. Ela conta com Fênix (com variante Fênix Negra, a peça mais rara da Wave), Cable (com variante na roupa da X-Force), Wolverine com uniforme marrom (com variante sem máscara), Deadpool com Doop, dos X-Táticos, Fanático e Justiceiro na versão do filme de 2004.

Wave 7



A wave 7 começou a trazer figuras bem menores que as anteriores, porém mais detalhadas, como o Gavião Arqueiro, e suas flechas com diferentes tecnologias, Wolverine Arma X, com um dos cenários mias completos da linha (instalação da Arma X), Visão com um variante translúcido, Danny Ketch com moto, Homem de Ferro, na sua armadura usada nos anos 80, até o inicio dos anos 90, e Apocalipse, maior que as outras figuras.

Após a apresentação dessas primeiras sete series, já vou começar o artigo das series seguintes, espero que tenha sido um pouco esclarecedor sobre a mais completa linha de figuras da Marvel. Particularmente, gosto muito das series 6 e 7, que são as minhas preferidas de toda linha.

Arthur

comments powered by Disqus