domingo, 5 de junho de 2011

Maratona 616: 10 Fatos sobre Magneto

Artigo escrito por nosso novo colaborador, André “DestrutorX” Silva.

Magneto

Nascido Max Eisenhardt, ele acabou se tornando conhecido e temido pela alcunha de Magneto, o mestre do magnetismo. Terrorista, salvador, conquistador, professor, revolucionário, rei, vilão e herói. Magneto é um personagem de muitas facetas e um dos principais vilões do Universo Marvel. É também o grande rival ideológico de Charles Xavier na questão da coexistência entre mutantes e humanos.

Seus poderes lhe conferem controle total sobre energia magnética, permitindo que ele gere raios, campos de força, voe e manipule metais ferrosos, incluindo o ferro do sangue e partículas de metal do ar.
Por um tempo se falou num filme solo para o personagem, que acabou não indo para frente. Ele acabou se tornando um dos pilares centrais do novo filme dos mutunas – X-Men: First Class – onde se promete uma visão única para o personagem. Nós veremos um pouco do mundo na visão trágica de Magnus e, no final, pode ser que alguns se perguntem: Magneto estava certo?

10. Juventude trágica

Magneto

Todos o conhecem como Magneto, mas ele nasceu como Max Eisenhardt. Ele foi um dos milhares de judeus presos no campo de concentração nazista de Auschwitz, bem como sua namorada Magda. Lá ele aprendeu o quão brutal o ser humano pode ser com as minorias que ele considera diferentes. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os guardas não queriam deixar testemunhas e começam a executar todos os prisioneiros sobreviventes. Max e Magda conseguem fugir e vão parar num vilarejo nos Montes Cárpatos, onde encontram novo lar, emprego e uma nova vida. Eles se casam e têm uma filha chamada Anya.

Não satisfeito com a vida simples no vilarejo, Max leva sua família para a cidade soviética de Vinnitsa. Em seu primeiro dia de trabalho na nova cidade, Erik se envolve numa confusão com seu chefe, que queria trapaceá-lo em seu pagamento. Num momento de ódio, ele usa seus poderes magnéticos e faz um pé de cabra voar e quase acertar a cabeça de seu patrão.

Ao sair do trabalho, Max descobre que sua casa estava em chamas e usa seus poderes para salvar Magda, mas não consegue salvar Anya por que alguns homens da KGB, chamados por seu patrão, o atrapalham. Max implora pela ajuda das pessoas da cidade, que apenas assistem a pequena Anya, em chamas, se jogar da janela e morrer diante do pai.

Furioso, Max libera uma descarga de seu poder que mata todos a sua volta. Muito assustada com a chacina que acabara de presenciar, Magda foge de Max, levando em seu ventre dois bebês que chamaria de Wanda e Pietro (que cresceriam para se tornar Feiticeira Escarlate e mercúrio, respectivamente). Perseguido pela chacina cometida, Max procura um homem chamado Georg Odekirk e compra uma nova identidade, passando a se chamar Erik Lehnsherr.

09. Erik e Charles

Magneto

Em Israel, Erik torna-se voluntário na recuperação de sobreviventes dos campos e concentração alemães e lá o psiquiatra Dan Shomrom o apresenta à Charles Xavier. Uma grande identificação entre eles se torna aparente e eles se tornam grandes amigos. Erik e Charles freqüentemente debatiam sobre a questão mutante mas não se revelavam como mutantes. Charles tenta convencer Erik de que a convivência pacifica entre mutantes e humanos é possível mas a vida sofrida de Erik faz com que ele ache isso impossível. Os dois amigos enfrentam juntos os neo nazistas da HYDRA liderados pelo Barão Strucker para salvar uma jovem paciente chamada Gabrielle Haller, revelando seus poderes um para o outro. Após a vitória, Erik foge com o ouro estocado pela HYDRA, planejando usá-lo em sua cruzada para defender os mutantes.

Apesar de serem grandes amigos, seus ideais diferentes freqüentemente colocaram Erik contra Charles ao longo dos anos. É possível se criar uma forte alusão entre o conflito Xavier/Magneto e o conflito Malcom X/Martin Luther King. Tanto Malcom X quanto King representavam a resistência da dignidade negra, porém Luther King procurava a convivência pacifica entre negros e brancos (similar aos ideais de Charles) e Malcom X era totalmente separatista (similar aos ideais de Erik). Não se sabe, no entanto, se esta similaridade foi proposital por parte dos criadores dos personagens.

08. Surge Magneto

Magneto

Erik inicia seus atentados terroristas contra a humanidade. Sua primeira aparição pública como Magneto foi num ataque a base americana de Cabo Citadela. Foi lá que ele combateu pela primeira vez os discípulos de Xavier: os X-Men. Essa primeira aparição aconteceu em X-Men #01 de Setembro de 1963.

07. A Irmandade de Mutantes

Magneto

Após ser derrotado pelos X-Men, Magneto fundou sua própria equipe de mutantes, a qual chamou de Irmandade de Mutantes . Eles tinham como objetivo lutar pela superioridade mutante e pela subjugação da humanidade. Magneto tentou criar uma equipe bem forte para garantir que teriam poder o bastante para lidar com qualquer um que se pusesse em seu caminho. Ele chegou a fazer convites para Namor e Thor, que recusaram. A equipe sempre deu muito trabalho aos X-Men. Mesmo após perder a liderança de Magneto, a equipe sempre esteve presente em diversas formações e com diversos líderes como Mistica e Exodus. A primeira aparição da Irmandade aconteceu em X-Men #04 de Março de 1964.

06. Mentor dos Novos Mutantes

Magneto

Arrependido de seus atos terroristas, Magneto se entrega aos Vigilantes da Liberdade. O julgamento, ocorrido na França, acaba interrompido pelos irmãos Fenris, que queriam vingança em nome de seu pai: o Barão Von Strucker. Xavier acaba gravemente ferido na batalha e é obrigado a viajar com os Piratas Siderais para cuidados médicos. Ele pede que Magneto prossiga com seu sonho e este acaba se tornando membro dos X-Men e o novo mentor dos Novos Mutantes. Magneto acaba se mostrando um professor muito duro com os Novos Mutantes, sempre exigindo o máximo deles. A morte de Cifra, um de seus alunos, durante o Massacre de Mutantes, faz com que Magneto se sinta culpado e reveja seus ideais. Após conseguir se inocentar num segundo julgamento, Magneto se afasta de vez dos Novos Mutantes, que, abandonados, acabam pedindo abrigo ao X-Factor.


05. Os Acólitos e o ataque a Wolverine

Magneto

Magneto ganhou novos seguidores, que se auto-proclamavam Acólitos, e que tinham seu líder como o messias mutante. Reunindo todos os seus asseclas numa base orbital no espaço, a qual foi chamada Avalon, Magneto sofreu um ataque da ONU, que tentou impedir com uma rede de satélites que Magneto retornasse a Terra. Em resposta, Magneto destruiu os satélites e desativou cada aparelho eletrônico da Terra por alguns minutos. A guerra contra a humanidade havia sido declarada mais uma vez. Xavier e seus X-Men viajaram até Avalon para deter o mestre do magnetismo. Durante a batalha, Magneto usou seus poderes para extrair o adamantium dos ossos de Wolverine, quase matando o mutante canadense no processo. Irado, Xavier usou todos os seus poderes telepáticos para atacar Magneto, deixando-o num estado vegetativo. Magneto acaba ficando aos cuidados de seus Acólitos, que passam a obedecer a liderança de Exodus.

04. Ditador de Genosha

Magneto

Magneto usou de sua reputação como terrorista mutante para chantagear a ONU até que entregassem a ilha de Genosha para ele, na troca de não ameaçar mais nenhuma nação. A ilha - que outrora foi uma grande prisão de mutantes - estava em uma grande crise econômica, com nível altíssimo de marginalizados, tanto humanos quanto mutantes. Com sua ditadura, conseguiu transformá-la numa grande potência, onde mutantes poderiam viver sem medo, em paz e sem ser vítimas de preconceito a custa da segregação das raças. E assim sua população de milhões de habitantes mutantes viveram a concretização de seu grande sonho. Porém, os Sentinelas Selvagens, a mando de Cassandra Nova, destroem toda Genosha, provocando a morte de 16 milhões de habitantes. Magneto, ferido na espinha por Wolverine numa batalha com os X-Men, estava fraco demais para impedir o ataque. A torre de Magneto é destruída com ele dentro e o mestre do magnetismo é dado como morto.

03. O Dia M

Magneto

Feiticeira Escarlate passa a ter problemas com seus vastos poderes e Magneto a leva a Genosha para ajudá-la antes que os Vingadores tentem fazer algo com ela. Entretanto, nem ele nem Xavier conseguem corrigir sua mente perturbada. Mercúrio manipula a insanidade de sua irmã e faz com que ela crie a Dinastia M, uma realidade utópica para os mutantes dominada por Magneto e seus filhos. Wolverine e a jovem Layla Miller, que se lembravam de como o mundo era antes, reúnem um bando de heróis e partem para Genosha para atacar Magneto. Durante a batalha, Layla restaurou a memória de Magneto, que, irado ao saber o que seu filho havia feito, parte atrás de Mercúrio e o mata.

Percebendo que nunca conseguiria criar uma utopia para os mutantes, Feiticeira Escarlate devolve a realidade ao que era, mas oblitera o gene mutante, transformando a maioria dos mutantes em humanos, inclusive Magneto. Este fatídico dia ficou conhecido como Dia M e levou muito tempo para que houvesse um novo nascimento mutante. Essa história foi publicada na mini-série Dinastia M.

02. Magneto, líder dos X-Men

Magneto

Na realidade deturpada conhecida como Era do Apocalipse, criada por causa de um grave erro do mutante Legião, Xavier morreu cedo e nunca formou os X-Men, cabendo a Magneto liderá-los num mundo cujas regras são ditadas por Apocalipse e seus Cavaleiros. Nesta realidade, Magneto se casou com Vampira e tiveram um filho ao qual chamaram de Charles. Apocalipse seqüestra Magneto e Charles, obrigando os X-Men, com a ajuda de Nate Grey, a invadir seu castelo e salvá-los. Enquanto os X-Men utilizam o cristal M’Kraan para enviar Bishop de volta no tempo para corrigir a realidade, Magneto e Nate Grey partem para a batalha final contra Apocalipse e Holocausto. Nate Grey e Holocausto acabam cristalizados pelo cristal M’Kraan enquanto Magneto usa seus poderes magnéticos para partir Apocalipse ao meio. A América do Norte é bombardeada por armas nucleares e é salva por Jean Grey, que, próxima da morte, enfim manifestara o poder da Fênix. O mundo assume que Magneto salvara o dia e ele, tido como herói, se aproveita disso para garantir uma coexistência pacifica entre humanos e mutantes. As maquinações do Senhor Sinistro, no entanto, forçam Magneto a revelar a verdade. Após uma batalha dos X-Men com o Sexteto Sinistro,que têm Gambit e Mercúrio como baixas, Magneto se entrega voluntariamente as autoridades e nomeia Jean Grey como líder dos X-Men.

01. O Ultimate Magneto

Magneto

Na realidade alternativa conhecida como Terra Ultimate, Magneto nasceu com o nome de Erik Lensherr. Ele foi o responsável pela morte da própria mãe quando descobriu que ela era uma cientista do Programa Arma X. Esta versão de Magneto é significativamente mais sombria e perversa do que sua versão da Terra-616, sendo que ele considera todos os humanos meros insetos a serem esmagados. Em diversas ocasiões ele planejou genocídio contra a humanidade. Nesta realidade Magneto comanda uma Irmandade significativamente mais ampla em questão de membros do que sua contraparte, além de ser o responsável por deixar Charles Xavier paraplégico.

Esta versão de Magneto também é ligeiramente mais poderosa, tendo conseguido derrotar os Supremos e tomar o martelo de Thor. Durante a saga Ultimatum, Magneto lança sua ofensiva final contra o mundo usando o martelo de Thor para causar tempestades por todo o planeta, principalmente Nova York, matando milhares de pessoas e alguns heróis. Ele finalmente se livra de seu maior rival, o Professor X, quebrando seu pescoço. Wolverine também se torna uma vítima de Magneto, que força Ciclope e Homem-de-Ferro matem o mutante canadense. Nick Fury e Jean Grey mostram a verdade sobre a origem dos mutantes e convencem Magneto a encerrar seu ataque. Magneto se arrepende de seus atos e pede perdão a todos, mas Ciclope não quer saber de perdão e o mata a sangue frio.


Se quiser saber mais sobre Magneto, você pode dar uma conferida na ficha dele no Armada Mutuna.

Não sou o melhor redator do mundo, as espero que o texto tenha ficado agradável e didático para todos os fãs. Agradeço mais uma vez a oportunidade e fico na expectativa de que X-Men: First Class seja um filme a altura dos X-Men.

Que a Força esteja com todos vocês.


André “DestrutorX” Silva.

Fontes: Armada Mutuna; Protocolos Xavier; Marvel Wikia e Comic Vine

comments powered by Disqus