quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nova "gênese" dos X-Men em 2011

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!!!

(Artigo atualizado em 17/06/2011)


Os leitores que acompanham o Universo Marvel 616 têm visto que os X-Men terão um ano bem turbulento em 2011. Depois do anúncio da saga Schism (que a Casa das Ideias garante ser a "Guerra Civil" dos mutantes) e do posterior fim decretado da principal série da equipe, hoje a notícia da vez é a chegada de duas novas séries. Quer dizer, não exatamente... leiam e entendam.



Em outubro, os leitores presenciarão o nascimento de Wolverine & The X-Men, série com roteiros de Jason Aaron e arte de Chris Bachalo. Para sua nova série, Aaron promete "tramas grandes e insanas, drama intenso para os personagens, amor, sexo, histeria antimutante, aliens devoradores de humanos, personagens inéditos, personagens conhecidos e adorados pelos fãs, tecnologia alienígena bizarra, transformações estranhas, dano a propriedades, trapaças telepáticas, Wolverine bebendo uísque e mutantes jogando baseball. Bom, talvez não a última parte."

Outubro também é o mês em que Uncanny X-Men chegaria ao fim... notou o tempo verbal usado? Pois é, a série chega ao fim em outubro mas renasce em novembro com nova numeração, com roteiro de Kieron Gillen e arte de Greg Land e Carlos Pacheco. Segundo Gillen, a revista mostrará uma equipe de X-Men em público, operando numa escala que os leitores nunca os viram antes: se antes os X-Men ficavam restritos aos problemas ligados à população mutante, agora a equipe será uma verdadeira equipe de super-heróis, levando o heroismo que já vinha realizando em São Francisco para o resto do mundo. Será que os X-Men se tornarão o principal grupo de heróis do planeta, na visão da população? É esse o objetivo deles.



Embora as duas equipes queiram conquistar a simpatia do mundo, uma não conta com a simpatia da outra. O cisma sofrido será grande o bastante a ponto de separar velhos amigos e até amantes. Para Gillen, não é como se um lado odiasse o outro, apenas que cada equipe terá sua própria visão sobre como agir, e cada uma acredita que a outra está agindo de forma egoista e prejudicando a todos. Diferente de outras épocas em que os X-Men se dividiam em equipes puramente para otimizar o trabalho, os grupos liderados por Wolverine e Ciclope terão suas próprias metas, seus próprios membros e suas próprias bases.

Além da separação dos X-Men em dois grupos distintos, outra característica dessa nova fase da equipe... quer dizer, das equipes, será a maior integração de ambas com o Universo Marvel. Nick Lowe, editor da Marvel, admite que por muito tempo os X-Men ficaram fechados em seu próprio canto do universo, e agora é o momento de reintegrá-los aos demais personagens da empresa.



O curioso na ilustração divulgada, feita por Bachalo, é que a divisão indicada nela vai contra o que os leitores esperam: Emma Frost abandonando o lado de Scott? X-23 não se aliando a seu "pai"? Gambit e Magneto na mesma equipe - e ambos longe de Vampira, cujo coração atualmente é disputado pelos dois? Por que Xavier está "rachado" entre os dois lados no desenho (e numa cadeira de rodas)? E o que a presença de Psylocke do lado de Ciclope representaria para a atual X-Force?

É claro que a divisão mostrada é puramente ilustrativa, e as duas equipes não necessariamente terão as formações nela indicadas. Ainda assim, ela só reforça o que vem sendo repetido pela Marvel nos últimos meses: a divisão entre os X-Men não é de brincadeira, e não será bonita.

Torçamos para que esta "Re-Gênese" (X-Men: ReGenesis é como está sendo chamado o (re)/lançamento dos dois grandes títulos) traga bons frutos para ambos os lados. E principalmente para os leitores, é claro!

Fernando Saker

* Atualização (17/06/2011): segundo entrevista do editor-chefe da Marvel, Axel Alonso, para o site Newsarama, a imagem divulgada não é uma representação literal de como os X-Men estarão divididos após Schism, ou seja, as equipes formadas não serão exatamente essas, Xavier não voltará pra cadeira de rodas, e alguns dos X-Men na ilustração podem não estar vivos até o final da saga.

comments powered by Disqus