sábado, 4 de junho de 2011

Maratona 616: Os encontros de Magneto e os X-Men

*Artigo escrito pelo colaborador Leonardo Bento

X-Men vs Magneto

Como parte do especial do Marvel 616 sobre o X-Men First Class, resolvemos fazer um apanhado das edições em que Xavier, os X-Men e Magneto estiveram juntos. Mais do que um TOP 10 ou que um resgate cronológico, as histórias aqui serão apresentadas na ordem de lançamentos das revistas originais.

Uncanny X-Men #1

X-Men vs Magneto


Primeira aparição de Xavier e Magneto, embora eles não se encontrem pessoalmente na história. O Mestre do Magnetismo ataca uma base de mísseis do governo norte-americano, mas os X-Men conseguem derrotá-lo. Magneto foge.

Uncanny X-Men #4-7

X-Men vs Magneto

Magneto monta sua Irmandade dos Mutantes com Groxo, Mestre mental, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Xavier e os X-Men conseguem derrotá-los, depois de os vilões terem tomado um pequeno país da América Latina. Na edição seguinte, Magneto ordena que Groxo sequestre o Anjo para conseguir mais informações, mas os outros X-Men salvam seu companheiro. Em uma história com Namor, Xavier e Magneto disputam para ter o herói em suas equipes, já que ele é um mutante. Por fim, Magneto tenta atrair Blob para sua Irmandade, mas ele decide permanecer em sua vida no circo. Não há sinais de que Magneto e Xavier já se conheciam.

Uncanny X-Men #11

X-Men vs Magneto

Magneto e Xavier encontram um novo mutante, o Estranho, e tentam convencê-lo de entrar em suas equipes. Eles descobrem que Estranho é um alienígena, cuja raça quer estudar os mutantes. Estranho leva Magneto e Groxo para seu planeta.

Uncanny X-Men #17-18

X-Men vs Magneto

Após enfrentarem os Sentinelas, os X-Men caem uma armadilha de Magneto. Cerebro é destruído por Magneto. Os X-Men conseguem se livrar do vilão, e Xavier contata Estranho mentalmente para ele capturar Magneto outra vez.

Uncanny X-Men #43 -44 e Avengers #53

X-Men vs Magneto


Após a morte de Xavier (mais tarde seria revelado que quem morreu foi Changeling, um personagem com poderes miméticos, colocado por Xavier em seu lugar), Magneto está de volta à Terra e reuniu novamente a Irmandade dos Mutantes. Os X-Men tentam impedir que o vilão roube peças para um supercomputador que controlará a mente de todos os humanos, mas são derrotados e presos. Anjo consegue fugir e alertar os Vingadores. Magneto consegue controlar a mente dos X-Men para eles enfrentarem os Vingadores. Anjo consegue libertar seus amigos do domínio do inimigo. A Irmandade rompe com Magneto.

Uncanny X-Men #49 -52, #58

X-Men vs Magneto

Os X-Men e Lorna Dane, a futura Polaris, são atacados por Mesmero, que diz estar seguindo ordens de Magneto. Na verdade, ele seguia ordens de um robô. O falso Magneto é emboscado por Ciclope, disfarçado de Eric, o Escarlate. Na edição #58, é revelado que aquele Magneto era um robô.

Uncanny X-Men #62-63

X-Men vs Magneto

Usando o codinome de Criador, Magneto tenta dominar a Terra Selvagem. Os X-Men e Ka-Zar conseguem evitar.

Durante a pausa dos X-Men entre 1966 e 1975, os episódios mais marcantes entre Xavier, X-Men e Magneto foram:
- Avengers #110-111: Os X-Men unem forças com outros heróis contra Magneto, que quer raptar a Feiteceira Escarlate.

X-Men vs Magneto



- Defenders #15-16: Xavier pede ajuda para os Defensores contra a Irmandade dos Mutantes. Magneto acaba sendo reduzido à infância.

X-Men vs Magneto


Uncanny X-Men #104

X-Men vs Magneto

Primeiro confronto dos Novos X-Men com Magneto. Ele volta à vida adulta pelas mãos de um agente Sh’iar disfarçado de Eric, o Escarlate.

Uncanny X-Men #111-113

X-Men vs Magneto

Por meio de Mesmero, Magneto consegue atrair os X-Men, na época em que Xavier está vivendo com Lilandra no espaço sideral. Magneto prende seus rivais para poder agir sem interferência. Os X-Men conseguem se libertar da Babá, robô colocado pelo vilão para cuidar deles. O complexo de Magneto na Antártida começa a ruir, e, na fuga, os X-Men se separam. Magneto consegue fugir.

Uncanny X-Men #125

X-Men vs Magneto

Enquanto Magneto planeja um novo ataque aos X-Men, ele relembra de sua falecida mulher, Magda.

Uncanny X-Men #138

X-Men vs Magneto

Depois que a Saga da Fênix Negra tinha acabado e Jean estava morta, Ciclope deixa os X-Men por um tempo. Ele relembra todas as batalhas pela equipe, incluindo os confrontos com Magneto.

Uncanny X-Men #148-150

X-Men vs Magneto

A volta do vilão. Ele ergue uma cidade antiga do fundo do oceano nas Bermudas para ser sua nova base. Scott, vivendo aventuras em um barco, consegue abrigo na ilha. Magneto ameaça os líderes mundiais e é atacado pelos soviéticos. Em resposta, destroi um submarino soviético. Os X-Men, com a ajuda de Ciclope, o enfrentam para salvar Kitty. Primeira menção de que Magneto é um sobrevivente do Holocausto.

Uncanny X-Men #161

X-Men vs Magneto

Primeira história a trazer o passado comum de Charles e Eric. Enquanto está em coma por influência da Ninhada, Xavier relembra de seu passado em Israel, quando conhece Eric e, ao lado dele, salvam Gabrielle Haller do Barão Von Stucker. Eric e Charles fazem planos de liderar a raça mutante.

Marvel Graphic Novel #5

X-Men vs Magneto

Magneto junta força com os X-Men para lidar com o Reverendo William Stryker. Magneto é convidado a se juntar aos X-Men, mas se recusa.

Secret Wars #1-12

X-Men vs Magneto

É enviado, ao lado de X-Men, Quarteto Fantástico e Vingadores, por Beyonder para outro planeta, durante as Guerras Secretas.

X-Men vs Magneto

Secret Wars II, Uncanny X-Men #196 e New Mutants #29 -
Responde um pedido telepático do professor Xavier e se junta aos X-Men contra Beyonder.

Uncanny X-Men #199-200

X-Men vs Magneto

Magneto se entrega para as autoridades. Durante seu julgamento, a corte sofre um ataque terrorista. Ele salva a todos. Xavier, muito ferido, pede que ele fique com os X-Men e com os Novos Mutantes, enquanto Charles tentará ser curado pelos Sh’iar no espaço.

New Mutants #35-36, 38-40, Uncanny X-Men #201-203, Heroes for Hope: X-Men


X-Men vs Magneto

Magneto é agora o novo diretor da Escola. Ele está responsável pelos Novos Mutantes, mas também integra os X-Men, sob a liderança de Tempestade, que venceu Ciclope em batalha. Ciclope logo formaria o X-Factor com seus antigos companheiros dos X-Men originais. Durante esse período, Magneto participa de Guerras Secretas II com os X-Men. Nessa época, Mancha Solar deixou a equipe momentaneamente por desavenças com Magneto. Os Novos Mutantes também foram mortos pelo Beyonder, mas depois ressuscitados, e foram mandados por um tempo para a Academia Massachussetts de Emma Frost. Magneto precisou fazer um acordo com os Vingadores para poder resgatar seus pupilos. Ao lado dos X-Men, ele também participou de uma edição especial – Heroes for Hope – iniciativa da Marvel para arrecadar fundos para a África.

Uncanny X-Men #210-213, 219, New Mutants #45-49, 51-55, New Mutants Annual #3, X-Factor #9, Uncanny X-Men Annual #10, Fantastic Four Vs. The X-Men #1-4, X-Men Vs. Avengers#1-4, Fallen Angels #1-2.

X-Men vs Magneto


Magneto é convidado a integrar o Clube do Inferno, no início do Massacre dos Mutantes. Durante a saga, ele não vai aos túneis, ficando com a missão de proteger os Novos Mutantes. Ele ajuda a conter o ataque de Dentes de Sabre à Escola. Magneto reconhece os X-Men originais como X-Factor. Em New Mutants #49, ele sonha com sua infância, e o pesadelo com nazistas o atormenta. Junto dos X-Men, ele participou de duas aventuras – uma ao lado do Quarteto Fantástico contra Doutor Destino e outra com os Vingadores. Magneto e Tempestade entram no clube do Inferno, e ele deixa de atuar nas missões dos X-Men, aparecendo novamente apenas na edição que traz a volta de Destrutor à Mansão. Nas histórias dos Novos Mutantes, Karma deixa o grupo para procurar seus irmãos, e Mancha Solar e Warlock se juntam por um tempo aos Fallen Angels. Os Novos Mutantes rejeitam a aproximação de seu mentor com o Clube do Inferno.


New Mutants #57, 59-61, 64-67, 69-70, New Mutants Annual #4, Uncanny X-Men #230.


X-Men vs Magneto

No comando dos Novos Mutantes, Magneto impede que o Garoto-Pássaro faça parte do grupo, mas os jovens o mantém escondido na Mansão. O grupo desrespeita as ordens de Magneto, tenta ajudar o Garoto-Pássaro e são envolvidos na Queda dos Mutantes, que culmina na morte de Cifra. Magnus não demonstra compaixão pela morte do menino. Ao lado de seus pupilos, ele também participa da Guerra do Alto Evolucionário. Os Novos Mutantes saem em missão espacial para resgatar Lila Cheney, o que, mais uma vez, desagrada a Magnus. A Rainha Branca promete que ajudará a encontrá-los.

New Mutants #71, 73-75, Uncanny X-Men #253

X-Men vs Magneto

No início de Inferno, a próxima grande megassaga Marvel, Magneto está participando das iniciativas do Clube do Inferno. Os Novos Mutantes, de volta à Terra, veem Magneto negociando com os demônios, então decidem romper de vez com ele. Após Inferno, os Novos Mutantes são encontrados por Dentes de Sabre nas ruínas da Escola. O Clube do Inferno chega ao local, e os Novos Mutantes comunicam a Magneto que não ficarão mais sobre sua guarda. Magneto avisa que uma grande guerra para a raça está por vir. Tempos depois, Moira discute com Magneto por ele não ter cumprido com as responsabilidades para com os Novos Mutantes. O grupo, posteriormente, seria assumido por Cable, depois de uma temporada em Asgard. Magneto, por sua vez, volta a atuar como vilão em diversos outros títulos da editora, participando, inclusive, de Atos de Vingança.

Uncanny X-Men #269, 273-275

X-Men vs Magneto

Magneto volta a aparecer na Terra Selvagem, na história em que as personalidades de Vampira e Carol Danvers se separam, por causa do Rei das Sombras, e depois no ataque na Terra Selvagem contra Zaladane. É a primeira vez que há uma forte atração entre Magneto e Vampira.

X-Men #1-3

X-Men vs Magneto

Magneto resolve fazer do novo Asteroide M uma fortaleza para os mutantes. Ao lado de seus Acólitos, ele captura a Equipe Azul dos X-Men. Magneto descobre que, quando esteve reduzido à infância há muito tempo atrás, Moira tentou fazer alguns experimentos para alterar possíveis distúrbios em seu sistema nervoso, que seria o responsável por fazer dele um vilão. A Equipe Dourada resgata seus companheiros. A farsa de Cortez, um dos Acólitos, é revelada. Ele não estaria curando progressivamente Magneto, mas o enfraquecendo. O Asteroide M explode com Magneto dentro. Ele é considerado morto.

X-Men #23, X-Men Unlimited #2

X-Men vs Magneto

Em uma viagem à Terra Selvagem, Wolverine descobriu evidências de que Magneto estaria vivo. Depois, o vilão aparece reunindo mutantes leais a ele, por intermédio de Exodus, para uma nova vida em Ávalon.

X-Factor #92, X-Force #25, Uncanny X-Men #304, X-Men #25, Wolverine #75, Excalibur #71

X-Men vs Magneto

Um novo grupo de Acólitos é formado. No crossover conhecido como Atrações Fatais, todas as equipes enfrentam separadamente ameaças relacionadas ao vilão. Colossus decide se juntar aos Acólitos em Ávalon, depois de desistir do sonho de Xavier com a morte de Illyana. O Conselho de Segurança da ONU ativa os Protocolos Magneto para atacar Ávalon e liquidar o vilão. Magneto, então, decide contra-atacar alterando o eixo magnético da Terra. Parte dos X-Men decide se unir a Ávalon, como forma de, infiltrados, conterem Magneto. Os X-Men conseguem atacar o vilão, mas Wolverine sofre com a fúria de Magnus, que lhe retira o adamantium do corpo. Xavier resolve acabar com aquilo, atacando telepaticamente Magneto e remove sua mente, em algo que desencadeará futuramente Massacre. Os X-Men fogem de Ávalon para tentar manter Wolverine com vida. Colossus continua em Ávalon para cuidar de Magneto.

X-Men #26, Uncanny X-Men #307

X-Men vs Magneto

Magneto volta a aparecer no crossover Laços de Família, que envolve também os X-Men e os Vingadores. Exodus decide matar os filhos e a neta de Magneto para purificar a família de seu mestre, enquanto Magnus ainda está profundamente ferido pelos eventos de Atrações Fatais. Cortez supostamente é morto por Exodus por desobediência.

Uncanny X-Men #319-321, X-Men #40-41

X-Men vs Magneto

Legião, filho de Xavier, descobre, num sonho de seu pai, que se ele impedir Magneto no passado, poderá alterar o presente. Então, mais poderoso do que nunca, Legião tenta mudar o passado, mas acaba matando seu pai. Começa a Era do Apocalipse, uma nova realidade, em que Magneto lidera os X-Men. Ao fim daquela saga, o passado é restaurado.

X-Men #42-44

X-Men vs Magneto

No presente, Magneto permanece em estado de coma. Holocausto, da Era do Apocalipse, permanece na realidade 616 e é levado a Ávalon. Ciclope e Jean Grey são teleportados por Voght até lá, onde enfrentam os Acólitos. Ávalon explode, embora a maioria dos Acólitos consiga escapar. Quando Colossus se dá conta de onde está, Magneto não está com ele.

X-Men #46, 53, 55-59, 70, Uncanny X-Men #327, 336-339, 341-345, 347-350, 352-354, X-Men Unlimited #11, 14, Magneto #1-4, X-Men Annual 96’ e 97’

X-Men vs Magneto

Surge um personagem que todos consideram ser Magneto rejuvenescido e desmemoriado, chamado de Joseph. Ele passa a integrar os X-Men, enfrenta Massacre e começa um romance com Vampira. Contudo, depois é revelado que, na verdade, aquele seria um clone de Magneto, criado por Astra, que capturou Magneto quando ele voltava à Terra, enviado por Colossus, antes da explosão de Ávalon. Exodus inclusive acreditou que Joseph fosse Magneto e tentou convencê-lo a liderar os Acólitos. Enquanto o mundo acreditava que Joseph era Magneto, o verdadeiro Magnus ganhou tempo para planejar sua volta.

X-Men #-1

X-Men vs Magneto

Edição especial, que mostra eventos anteriores à primeira edição dos X-Men. Magneto leva seus filhos para o Asteroide M.

Uncanny X-Men #350

X-Men vs Magneto

Essa edição revela aos leitores, contudo, que Joseph não é Magneto, embora os X-Men desconheçam o fato. O verdadeiro Magneto aparece fantasiado de Eric, o Escarlate, para julgar Gambit por seus crimes.

X-Men #72-73, 76

X-Men vs Magneto

Sabra e Gabrielle Haller vão atrás de pistas sobre o verdadeiro nome de Magneto, já que Erik Lensherr seria um nome falso. Elas chegam até Joseph e tentam matá-lo, mas Larval explica que aquele não é o Magneto que elas procuram. Joseph decide sair dos X-Men para tentar retomar suas memórias. É revelado que Larval conhece Magneto de seu passado.

X-Men: Magneto War, X-Men #85-87, Uncanny X-Men #366-367

X-Men vs Magneto

Finalmente toda a verdade é revelada. Magneto monta uma nova base, agora no Polo Norte. Ele faz um chamado para seus seguidores. Ele começa um ataque, utilizando amplificadores em seus poderes, para fazer com a ONU garanta aquele lugar como um refúgio dos mutantes, sem a interferência de nenhum outro país. Joseph é encontrado preso por Astra. Ela revela a verdade a Joseph e também todos seus planos. Magneto e Joseph se enfrentam. Os X-Men se juntam à luta. A batalha ganha grandes proporções magnéticas e, para evitar maiores problemas, Joseph gasta toda sua energia para proteger a Terra, morrendo a seguir. A ONU entrega Genosha para Magneto.

Magneto Rex #1-3, Uncanny X-Men #368, , X-Men Unlimited #24, X-Force #95, X-Men #

X-Men vs Magneto

A minissérie mostra o governo de Magneto em Genosha. Vampira não aceita ficar ao lado de Magneto, desapontada com o homem em quem ele se transformou. As outras histórias trazem mais fatos que ocorreram durante o governo dele.

Uncanny X-Men #376-379, X-Men #96-98, Cable #76-77

X-Men vs Magneto

Xavier vai atrás de Magneto para pedir ajuda, quando os X-Men descobrem que o vilão também fazer parte da lista de doze mutantes, encontrada no diário de Sina. Magneto é um dos capturados por Apocalipse para participar da Saga dos Doze. Como consequência do fim da Saga, há um arco chamado de Eras do Apocalipse, em que a história dos X-Men recomeça em realidades alternativas, sem a presença de Scott Summers, ora com Magneto como um X-Man, ora como vilão. Na realidade 616, após o confronto com Apocalipse, Polaris segue com Magneto para Genosha. Ela acredita que é filha dele, um fato que permanece obscuro na cronologia.

X-Men #99, Uncanny X-Men #380

X-Men vs Magneto

O Alto Evolucionário acredita que a raça mutante é muito forte para existir, então retira o gene-X do DNA de todos os mutantes. Magneto perde seu poder. Fera consegue mostrar para o Alto Evolucionário que o mesmo estava sendo enganado por Senhor Sinistro, então os mutantes recuperam seu gene-X. Magneto permanece com Polaris e seus Acólitos em Genosha.

Magneto Dark Seduction #1-4

X-Men vs Magneto

A ONU substitui a responsável para lidar com Magneto. A partir de então, Feiticeira Escarlate ficou responsável por lidar com seu pai. As forças genoshanas tentam derrubá-lo do poder. A ONU envia os Vingadores para proteger algumas tecnologias escondidas em Genosha. Após essa minissérie, Polaris deixa a ilha.

X-Men: Black Sun #3

X-Men vs Magneto

Banshee e Solaris são possuídos por demônios N’Garai e atacam Wolverine e Homem de Gelo em Genosha, o que envolve Polaris e Magneto na luta, em uma história que se passa quando Lorna ainda morava na ilha.

Uncanny X-Men #388, 392-393, X-Men #110-113, New X-Men #114-116, 132

X-Men vs Magneto

Magneto apenas assiste, de Genosha, ao discurso do Senador Kelly, quando este é morto por Mística. Tempos depois, ele decide lançar uma guerra aos seres humanos, e o primeiro passo será matar Charles Xavier.. Ele captura Xavier, mas é impedido de matá-lo por uma equipe de X-Men formada às pressas por Jean Grey. Amelia Voght ajuda a libertar Xavier, que ataca Magnus telepaticamente. Os X-Men derrotam Magneto. Pouco tempo depois, Cassandra Nova lideraria a destruição de Genosha, que, presumivelmente, teria matado Magneto. Os X-Men foram à ilha procurar por ele, mas não o encontraram, dando-o como morto.

New X-Men Annual 2001, New X-Men #122-127, 135-141, 146-150, Uncanny X-Men #425, 430

X-Men vs Magneto


Aparece o personagem Xorn, que viria a entrar nos X-Men. Ao final do arco Planeta X, é revelado que Xorn seria, na verdade, Magneto. Ele mata Jean Grey, mas é morto por Wolverine, em uma batalha na Lua. Essa revelação, contudo, foi modificada posteriormente, e ficou estabelecido que Xorn não era Magneto. Outro Xorn, que seria irmão desse, fez parte dos X-Men por algumas edições tempos depois, mas ficou sem poderes após o Dia M.

Excalibur #1-12, 14, Avengers #503, House of M #1, 5-8, Son of M #4-6

X-Men vs Magneto

Magneto aparece em Genosha, vivo, quando Xavier vai até a ilha ver a situação deixada por Cassandra Nova. Magnus teria sobrevivido ao ataque dos sentinelas em E de Extinção, permanecendo escondido até então. Os dois começam a trabalhar juntos na cidade, lidando com problemas com Unus, a Sentinela Ômega e Fera Negro. Magneto e Xavier tentam cuidar de Feiticeira Escarlate, depois dos eventos de A Queda, que está com os poderes descontrolados. O Doutor Estranho os ajuda, mas Wanda altera a realidade para que ela fique conforme seu gosto, é a Dinastia M, em que Magneto é soberano. Antes de os heróis conseguirem reverter aquela realidade, Wanda profere seu último feitiço – “Chega de mutantes”, que é responsável pelo Dia M. É revelado que Magneto perdeu seus poderes. Ele aparece na minissérie Dinastia M: o Herdeiro, ao lado de Mercúrio.

Uncanny X-Men #490-491

X-Men vs Magneto

Antes de Complexo de Messias, Magneto aparece no arco dos Extremistas. Noturno e Xavier estão atrás dele, antes que Masque o encontre. O diário de Sina revela um possível futuro em que Magneto estaria certo. Skids entrega o diário para Magneto, mostrando que, segundo as informações, Magneto ainda seria um mutante.

X-Men Legacy #208-210, X-Men Divided We Stand #1

X-Men vs Magneto

Após Complexo de Messias, Magneto aparece junto aos Acólitos que está com o corpo do Professor Xavier. Exodus o rejeita por ele ser agora um mero humano. Magneto também aparece em conversa com Satânico, quando o menino o procura para se unir a ele, mas Magnus recusa.

Uncanny X-Men #500, 507

X-Men vs Magneto

Magneto reaparece, agora em um acordo com o Alto Evolucionário, que lhe dá uma roupa nova que simula os poderes magnéticos. Posteriormente, o Alto Evolucionário consegue restaurar os poderes de Magnus.

Uncanny X-Men #515-522, Nation X #1, 4

X-Men vs Magneto


No arco Nação X, Magneto decide ir a Utopia e oferecer seus serviços para Ciclope, reconhecendo-o como líder da espécie mutante. Ele ajuda os X-Men em batalha contra os Predadores X e também para montar uma estrutura que garanta a estabilidade da ilha. Como última medida para provar sua lealdade, ele redireciona a bala em que está Kitty Pryde, trazendo-a para a Terra novamente e salvando a X-Man.


X-Men Legacy #231-234

X-Men vs Magneto

Durante os ataques de Necrosha, Magneto é enviado com uma equipe de X-Men para a Ilha Muir. Eles derrotam Proteus. Magneto e Vampira voltam a se reaproximar.

E é por aqui encerramos, nas edições mais recentes. Agora, resta esperar para ler que participação terá Magneto no futuro de Utopia e no decorrer dos acontecimentos do Segundo Advento.

Leonardo Bento.

comments powered by Disqus