domingo, 5 de junho de 2011

Maratona 616: Memória Mutante

Photobucket

Sendo publicados desde 1963, os mutantes da Marvel tem bastante passado do qual se falar. Talvez até mesmo devido ao grande número de grandes mudanças pelas quais a equipe já passou, a editora sempre revisita tempos passados, explorando outros momentos da vida dos personagens e mostrando suas origens, de forma similar à do motivo da nossa maratona, o lançamento X-Men: Primeira Classe. Veja abaixo as séries de quadrinhos já lançadas com esse objetivo.

Origens dos Quadrinhos Marvel: X-Men
(Origins of Marvel Comics: X-Men)

Uma edição simples formada de histórias curtas que contam a origem de alguns dos mutantes mais populares escritas por alguns dos roteiristas atuais do grupo. Boa para novos leitores e um tanto redundante para os antigos, conta as origens sem grandes alterações ou novas visões.

Photobucket

X-Men Origens
(X-Men Origins)

Com um título que remete ao filme do Wolverine, essa série conta a origem de um único mutante em cada edição, e não tem periodicidade certa de publicação. A história conta a trajetória de seu protagonista da vez, focada totalmente nos personagens, suas emoções e visão dos fatos. Geralmente são contadas até o momento em que o protagonista se junta aos X-Men.

Photobucket

Magneto: Testamento
(Magneto, Testament)

Centrada na infância do homem que viria a se tornar Magneto, a história mostra sua vida antes e durante a dura estadia no campo de concentração nazista de Auschwitz. A dura perda de sua família, a paixão pela cigana Magda e os primeiros sinais dos poderes mutante do jovem judeu estão aqui, nessa história que possui um encadernado de grande qualidade gráfica da Panini.

Photobucket

Professor Xavier e os X-Men
(Professor Xavier and the X-Men)

Essa série dos anos 90 tinha a premissa de recontar as primeiras histórias publicadas dos X-Men, uma por uma, com a única diferença de apresentarem roteiro e arte mais “atuais”, num estilo menos anacrônico que pudesse atrair os leitores da época. Revisitou momentos clássicos da equipe, em ordem cronológica, e durou 18 edições.

Photobucket

X-Men: Primeira Turma
(X-Men: First Class)

A série de quadrinhos que inspirou o nome do novo filme dos mutantes começou com uma minissérie em 8 partes cuja premissa era mostrar aventuras dos X-Men originais que não haviam sido contadas anteriormente. Tendo um pouco menos da “cara” dos anos 60, mas ainda com um toque retrô bem legal, a série, que acabou se tornando mensal, sempre foi mais leve e descontraída ao mostras seus cinco protagonistas adolescentes e o mentor dele, o Professor X, mas isso não a impediu de explorar temas mais sérios em alguns momentos. Composta quase sempre de histórias que se resolviam numa só edição, com começo, meio e fim, a série ganhou vários spin offs, que mostram, com a mesma premissa, momentos no início da carreiras de outros heróis e formações da equipe, sempre dentro do universo mutante.

Photobucket

X-Men Clássicos
(Classic X-Men, depois renomeada X-Men Classics)

Lançada de 2002 a 2010, a série consistiu de reimpressões das histórias mutantes dos anos 70, começando pela lendária Giant-Size X-Men, de 1975. As edições traziam ainda pequenas novas histórias, que se aprofundavam em temas mostrados nas histórias clássicas. Além dessas histórias, as primeiras 27 edições contaram com edições e novas páginas que conectavam as histórias da antigas com a continuidade da época. Depois da edição 44, não foi lançado mais material novo e a série passou a se chamar X-Classics.

Photobucket

X-Men: Os Anos Perdidos
(X-Men: Hidden Years)

Nas mãos de um de seus mais clássicos desenhistas e escritores, John Byrne, os X-Men estrelaram essa série que mostravam o que havia ocorrido nos anos em que os X-Men tiveram sua revista cancelada, de 1969 a 1975, ano em que retornaram. Aqui, os 5 X-Men originais em sua fase mais madura enfrentam novos desafios e até cruzam com mutantes que futuramente integrariam a equipe.

Photobucket

X-Men: Filhos do Átomo
(X-Men: Children of Atom)

Lançada em 1999, essa minissérie em 6 edições mostra as origens do Professor X em sua busca pelos cinco X-Men originais. Contando com arte excelente e história bem interessante, a série mostra os mutante aparecendo nos noticiários enquanto Charles Xavier finge ser apenas um diretor de escola comum, para ajudar os mutantes e seus cinco pupilos.

Photobucket

Mitos Marvel: X-Men
(Mythos: X-Men)

Publicada no Brasil no encadernado Mitos Marvel, essa bela história, que conta com o pincel de Paolo RIvera nas ilustrações, mostra uma nova visão sobre a primeira história dos X-Men publicada. Recontando o primeiro encontro dos cinco X-Men originais com Magneto, o escritor Paul Jenkins traz questionamentos e tratamento mais sério à história, deixando no ar a possibilidade de que Magneto pode estar certo.

Photobucket

Sejam em histórias marcantes ou nem tanto, significativas ou apenas para diversão, o passado mutante nunca deixa de ser revisitado, para o bem ou para o mal, sendo sempre fonte para novas histórias. Agora que temos o lançamento de um filme com o tema, vejamos como isso se refletirá nos quadrinhos.

Léo

comments powered by Disqus