domingo, 5 de junho de 2011

Maratona 616: Top 10 - Desenhistas dos X-Men


A arte dos títulos mutantes sempre esteve entre as melhores da indústria, dando notoriedade a desenhistas que se tornariam influentes de toda uma geração, algo visto somente no boom da década de 60. Os X-Men iriam estourar a bolha três décadas depois e os desenhistas tiveram papel fundamental nesse feito.

10 - Neal Adams


Adams assumiu a arte de Uncanny X-Men no mesmo período que Roy Thomas esteve à frente dos roteiros, ajudando a manter a coisa em ordem com seu traço inigualável, que mais tarde ganharia notoriedade em sua longa e bem-sucedida passagem na DC Comics. Ainda assim ele é lembrado entre os desenhistas mutantes.

9 - Jack Kirby


Ao lado de Stan Lee, Kirby criou os X-Men como outro título qualquer, sem imaginar o impacto que a revista causaria. Ele é o responsável pelo visual de toda a primeira classe da equipe e alguns de seus inimigos mais famosos, entres os quais destaca-se Magneto, presente desde X-Men #1. Sempre lembrado, Kirby deixou saudades onde quer que passou.

8 - Paul Smith


Paul Smith não ficou muito tempo em Uncanny X-Men, revista que era a mais vendida da Marvel na época em que ele assumiu, substituindo Dave Cockcrum por algumas edições. Ainda assim, sua passagem causou um enorme impacto, em especial quando foi republicada anos depois, sendo reverenciada até hoje.

7 - John Romita Jr.


O filho do grande John Romita deixou sua marca por quase todo lugar que passou e nos X-Men o caso não foi diferente. Ele assumiu Uncanny X-Men no lugar de Paul Smith, permanecendo três anos de sucesso à frente da revista, que teve O Massacre de Mutantes como o ponto alto de sua passagem. As dramáticas sequências de batalha no túnel dos Morlocks e um combate inesquecível de Wolverine e Dentes-de-Sabre até hoje não saem da cabeça dos fãs. Mais tarde, ele voltaria a revista, mas não ficou mais do que um ano.

6 - Marc Silvestri


Com a saída de John Romita Jr., Silvestri tomou as rédeas de Uncanny X-Men, tendo participado da famosa fase australiana dos X-Men, quando eles passaram a agir mais como fugitivos do que super-heróis, sob a liderança de Tempestade. Foi nessa fase que personagens secundários como Longshot, Cristal e Destrutor ganharam mais destaque. Ele participou de outras sagas e teve papel importante no desenvolvimento da Vampira. Fora isso, desenhou a série do Wolverine por dois anos, e voltaria no encerramento da passagem de Grant Morrison. Desde então tem ganhado destaque em edições especiais dos X-Men.

5 - Dave Cockrum


Ao lado de Len Wein, Cockrum introduziu a segunda classe dos X-Men sob a direção de Roy Thomas, na edição Giant-Size X-Men. Ele é o co-criador de personagens como Tempestade, Noturno e Colossus. John Byrne acabou assumindo Uncanny X-Men logo depois, mas Cockrum o substituiu por algumas edições, voltando a mesma quando Byrne saiu de vez. Mas também não ficou muito tempo devido ao seu gênio explosivo.

4 - Frank Quitely


Assim como seu conterrâneo Grant Morrison fez uma revolução nos roteiros dos Filhos do Átomo, Quitely teve o mesmo papel na arte da audaciosa revista New X-Men, já de cara chamando muita atenção com seu traço único, bem diferente do que os típicos leitores de X-Men estavam acostumados. Além disso, ele fez os desenhos dos uniformes de couro, que se espalhariam para todos os títulos mutantes. O impacto da mudança não seria tão grande não fosse por ele e muitos acreditam que o resultado de sua parceria com Morrison poderia ser diferente não fossem os prazos apertados da época, forçando uma participação menor do escocês e sua eventual saída da revista, na maioria das vezes susbtituído por desenhistas muito inferiores. Sem ele New X-Men nunca mais foi a mesma coisa.

3 - John Cassaday


Quando Joss Whedon assumiu os X-Men ele foi atrás de seu desenhista favorito na época, o pouco expressivo John Cassaday, que chamava cada vez mais atenção em Planetary, da editora rival. A confiança que Whedon e a Marvel deram a Cassaday foi tanta que ele não apenas redesenhou os uniformes dos principais X-Men, novamente reunidos em Astonishing X-Men, mas fez todo o design da nova Mansão X. E dessa vez a Marvel teve a sabedoria de deixar Cassaday desenhar no seu próprio ritmo, sem fazer pressão editorial ou buscar outro desenhista, se redimindo pelas escolhas da época de Frank Quitely. O resultado é uma das passagens mais celebradas do gênero dos super-heróis.

2 - Jim Lee


O nome Jim Lee já vem acompanhado por X-Men desde que ele assumiu os mutantes no lugar de Marc Silvestri. Durante sua passagem os X-Men se tornaram um fenômeno cultural e Lee inspiraria toda uma geração de desenhistas, culminando na criação de uma nova revista mutante simplesmente intitulada X-Men, que vendeu 8 milhões de cópias na primeira edição, até hoje um número imbátivel. Lee acabou assumindo o lugar de Chris Claremont como escritor depois de suas diferenças criativas se tornarem públicas, mas não permaneceria muito mais tempo, saindo para ajudar a fundar a Image Comics. Mais tarde, se tornaria um nome de peso na DC Comics, ocupando atualmente o cargo mais alto da editora.

1 - John Byrne


Byrne assumiu Uncanny X-Men dois anos depois da reformulação empregada por Len Wein e Dave Cockrum, participando inclusive na concepção dos roteiros de Chris Claremont, sendo apontado por muitos como a verdadeira mente criativa por trás de sucessos como a Saga da Fênix Negra e Dias de um Futuro Esquecido. Verdade ou não, o fato é que ele nunca se deu muito bem com Claremont, portanto acabou se afastando da revista. Mas além de ter co-criado a jovem Kitty Pryde, ajudou no desenvolvimento de Wolverine, personagem que sempre viu enorme potencial. Muitos bons desenhistas passaram pelos X-Men, mas Byrne é o único incontestável, por isso ele é o primeiro da lista.


Encerro aqui minha participação na maratona. Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário!


Brizola

comments powered by Disqus