segunda-feira, 6 de junho de 2011

Novos Vingadores: Ruína

New Avengers #63

No coração da batalha que se deu quando as forças comandadas por Steve Rogers chegaram ao auxílio dos asgardianos contra O Cerco orquestrado por Norman Osborn sob influência de Loki, os Novos Vingadores parecem chegar em um derradeiro momento, no qual sua própria existência como grupo pode estar em cheque. E na edição 88 de Novos Vingadores, com arte de Mike McKone, presenciamos flashes sobre as motivações e projeções para o futuro dos dois casais que integram a equipe, e um evento que pode colocar tudo isso a perder.

O primeiro casal é o preferido do roteirista Brian Michael Bendis, formado por Luke Cage e Jessica Jones. Depois de auxiliar Rogers contra o Venom, e ser lançado longe por uma rajada do Patriota de Ferro, Cage lembra das horas que precederam essa batalha, quando pensa em sua filha Danielle e em sua esposa.

Novos Vingadores: O Cerco

O assunto discutido pelos dois, enquanto continuam se encantando com a própria filha, não poderia ser outro, a não ser o quanto a vida que levam pode repercutir negativamente no futuro da pequenina. Porém, a convicção de que tudo se acertará com a volta de Steve Rogers dá força a Luke. Jessica não consegue ter o mesmo otimismo, o que o leva a questionar se, afinal, ela voltará ou não a ser heroína.

Sua reticência, é claro, tem a ver com Danielle. E apesar de entender essa guerra contra Osborn e tudo que representa como algo totalmente legítimo, Luke não consegue ver o gesto da esposa como egoísmo. Contudo sua preocupação não é apenas materna, mas também com seu marido. Com a vida de Luke, quase perdida não faz muito tempo. Ainda assim, isso não faz com que Jessica não o apóie em sua decisão de lutar.

Novos Vingadores: O Cerco

E assim eles parecem ter se acertado. Sem egoísmo, sem hesitações ou remorsos por fazerem e sentirem o que acham certo e concordarem com isso.

Com ele de volta à luta em Asgard, o foco se volta para o outro casal, menos estável, formado pelo Ronin, Clint Barton, e pela Harpia, Bobbi Morse, que combatem as forças do Capuz recém teleportadas para o campo de batalha. De repente, algo grandioso chama atenção dos dois simultaneamente.

Antes de sabermos do que se trata, a história novamente volta algumas horas para vermos o que os dois viveram na noite anterior. Depois de um pesadelo de Bobbi, no qual ambos morriam, eles saem às ruas para esfriar a cabeça em plena madrugada. Como vem acontecendo desde que se descobriu que ela nunca morreu, como visto em Invasão Secreta, os dois tentam conversar sem muito sucesso.

Para a sorte de Harpia, ela acaba se deparando com Lady Octopus (uma vilã D-list do Homem-Aranha) preparando-se para cometer um crime. A intervenção de Clint irrita Bobbi, mas na verdade sua irritação tem a ver com a total falta de perspectiva que tem para sua vida. Para a vida dos dois. A confiança de que com a chegada de Steve Rogers tudo entraria nos rumos parece o suficiente para viverem mais um dia antes de tomarem as rédeas dos próprios destinos.

Novos Vingadores: O Cerco

De volta ao calor da batalha em Asgard, tudo isso parece pueril, frágil e sem sustentação, no momento em que o Sentinela, totalmente corrompido pela força conhecida como Vácuo, coloca a cidade sagrada abaixo.

Novos Vingadores: O Cerco

Diante das ruínas em que se Asgard se tornou, tudo em que Clint consegue pensar é Bobbi, esmagada impiedosamente pelos escombros da cidade pela qual lutavam. O futuro, a ser conhecido na edição que vem, parece igualmente em ruínas.


João

comments powered by Disqus