terça-feira, 28 de junho de 2011

Segundo Advento - Parte I: A Messias retornou...

Com o fim da revista mensal de Cable mostrado alguns meses atrás em X-Men Extra, temos finalmente o retorno de Esperança Summers ao presente. Crescida e treinada por um dos mais experientes soldados da guerra mutante, a menina agora está pronta para encarar seu destino e estar ao lado dos X-Men. Mas para isso, ela precisa sobreviver aos inimigos, os mais vis anti-mutantes que já existiram e que foram ressuscitados por ninguém menos que Bastion. Segundo Advento é o mais novo crossover mutante e começa em X-Men 114 deste mês.

X-Men: Segundo Advento

Do mesmo modo que começou dois anos atrás com o Complexo de Messias, o final desta saga da Messias envolve os principais títulos mutantes – Fabulosos X-Men, X-Men Legado, Novos Mutantes e X-Force (Desta vez, os membros do X-Factor ficam de fora da história principal, mas terão uma participação paralela a ser mostrada em X-Men Extra). Contudo, ao invés de se concentrar em um único título aqui no Brasil, a Panini resolveu separar desta vez este pesado arco entre X-Men e X-Men Extra, diminuindo assim inclusive o tempo da história que nos EUA levou quase 4 meses.

A coordenação principal ficou a cargo da dupla que mais vem se destacando no universo Marvel nos últimos anos, Kyle e Yost, os quais inclusive foram responsáveis pela Guerra Messiânica - o “segundo capítulo”, se considerarmos tudo uma grande trilogia. E isso fica evidente nessa saga pelo tom muito mais sombrio e brutal tão comum à dupla, mesmo em histórias roteirizadas por Fraction ou Carey.

A saga começa com um pequeno aperitivo para impactar a todos. Usando um recurso narrativo bem comum no início dos anos 90, temos um prelúdio escrito por Mike Carey e desenhado por Stuart Immonen revelando que algo realmente não deve ter saído muito bem durante o decorrer da saga. Trata-se da curta história online “Second Coming: Prepare”, que serviu perfeitamente para atrair a curiosidade de um monte de leitores sobre o que estava por vir. Nela, a jovem mutante Roxie quer fazer um documentário sobre “Onde os X-Men estavam” quando “algo aconteceu” e passa a correr com sua câmera de vídeo entrevistando o Homem de Gelo, Magneto, Míssil, Cable, Esperança, Ciclope e Wolverine. E o velho Logan é quem nós surpreende com a fatalidade de que um amigo X-Man morreu. Mas quem?

Deixando esse mistério para ser discutido mais adiante, vamos para a saga propriamente dita. Como bem sabemos, a missão de Cable, após eliminar o enlouquecido Bishop, era trazer a messias adolescente de volta para os X-Men. O que ele não calculava era que, neste espaço de dois anos que esteve fora (ou quinze, se considerarmos o tempo na perspectiva dos viajantes temporais), muita coisa mudou na história e política dos mutantes. E assim, encontraram apenas ruínas no lugar que antes era o santuário de todos, a Mansão X.

X-Men: Segundo Advento

E no mesmo instante que Nathan Summers e sua filha adotiva pisaram neste tempo, os dois lados moveram suas peças. Cable e Esperança sequer teriam tempo para se situar sobre tudo que aconteceu. As forças de Bastion, como que prevendo aquela chegada, já abordaram os dois com uma tropa de risadinhas. Do outro lado, Ciclope montaria o seu plano deixando estrategicamente algumas peças separadas: Dominó e Vanisher em São Francisco; Vampira e Namor protegendo Utopia (convencendo o príncipe submarino a tal posição sem ofendê-lo); Míssil e os Novos Mutantes num Asa X sobrevoando o meio-oeste dos EUA. Por fim, uma equipe de peso com três teleportadores a postos foi enviada para o resgate da menina.

X-Men: Segundo Advento

Contudo, o confronto que se desenha entre as forças mutantes e anti-mutantes nessa história logo deixa de ser o foco principal quando vemos que as ações cada vez mais extremistas de Ciclope chocam um outro X-Man. Noturno, provavelmente um dos únicos daquele time alfa que não teve seu coração corrompido e sempre se manteve leal ao ideal, se apavora com a chacina que seus colegas promovem contra as forças de Bastion. E então, vem à tona mais uma vez toda a sujeira que envolve a X-Force e suas missões clandestinas.

X-Men: Segundo Advento

Kurt exige uma discussão telepática naquele momento com Ciclope e começa a entender toda a revolta de Hank McCoy. Scott confirma todas as acusações, afirmando que está fazendo o que é necessário e pede apenas que Noturno complete a missão para só depois questionar suas atitudes e liderança. E Kurt acata sem dizer nada, o que me lembra aqui uma história mais antiga, quando Xavier decidiu de maneira abrupta e sem muitas explicações debandar os X-Men. Quando todos os demais reagiram emotivos a decisão, Kurt fielmente apenas esperava a palavra do professor sentado numa cadeira, confiante ainda no que o velho mentor planejava a longo prazo.

Scott, por outro lado, não reage nada bem a conversa. Recebe um afago da Emma e apenas repete para si mesmo que tudo vai melhorar quando resgatarem Esperança. E isso leva a uma outra questão sobre essa mudança de comportamento tão fanática do líder mutante. Nesta mesma revista, Noturno prematuramente se compara a Summers como “Homens de Fé”, mas agora talvez se pergunte se não está lutando ao lado de um ideal tão extremista quanto o de seu inimigo. Certamente, vale uma discussão mais pela frente sobre que fatos mais recentes levaram Scott Summers a agir assim, tão menos pacífico como seu professor apregoava, e mais abrupto e próximo de Magneto, que sempre repudiou, mesmo quando este buscava regenerar-se entre os X-Men.

Deixando de lado esta discussão, um detalhe que vale ressaltar ainda é a sutileza de como o autor Matt Fraction aborda a inocência de Esperança no segundo capítulo desta história. No meio de toda a perseguição, a garota não deixa de se encantar por um simples kit de escovas e maquiagem enquanto assaltam um supermercado. Mais tarde, acha simplesmente maravilhoso estar numa cama fofinha em que possa saltitar à vontade. Fraction aproveita em poucos quadros para também valorizar a relação pai e filha entre Cable e Esperança, quando o velho soldado presenteia a garota com aquilo que tanto a fascinou horas atrás. Esses detalhes são tão importantes para serem colocados na história quanto a trama principal, afinal apesar de estarmos lidando agora como uma combatente treinada, a menina não passa de uma adolescente carente que viveu num mundo decrépito, mas alimentada por histórias fantásticas de heróis e de um mundo que deve lutar para salvar.

X-Men: Segundo Advento

Os momentos tranquilos que os dois estavam tendo no hotel duram pouco. Logo, a equipe do Reverendo Stryker os localiza e preparam uma violenta abordagem. Contudo, desta vez, Cable e Esperança contaram com o reforço de Wolverine e o restante da equipe alfa especialmente designada para o resgate. E isso é só parte dos planos de Scott. Ele dá a ordem para o time do Míssil atacar, mas só saberemos o que exatamente na edição 114 de X-Men Extra.

X-Men: Segundo Advento

Bom, nesta primeira parte não há muito o que questionar. Até mesmo os desenhos foram em cheio, com David Finch fazendo sempre um trabalho espetacular e os Dodsons com uma dinâmica narrativa fabulosa. De quebra, essa revista também traz uma história curta da X-Nation que justamente remete a uma conversa de Kurt e Logan sobre as atitudes de Scott Summers. Panini acertou em cheio com este complemento aqui.

Coveiro

comments powered by Disqus