domingo, 5 de junho de 2011

Maratona 616: 10 Fatos sobre Mística

Quem vem acompanhando as notícias sobre X-Men: Primeira Classe sabe que a sensual mutante Mística aparecerá novamente nos cinemas, desta vez interpretada por Morgan Lily (na infância) e Jennifer Lawrence (na idade adulta). Raven Darkhölme, como a personagem é conhecida quando não usa seu codinome, é uma figura bem conhecida dos leitores de HQs; mesmo assim, sempre existem aquelas curiosidades que boa parte dos leitores desconhece ou já nem lembra. Vamos relembrar algumas delas? Dando continuidade à atual Maratona 616, é hora de mais um Top 10!





10 – Ela é mãe biológica e adotiva



Apesar de sua aparência fria, Mística também tem seu lado maternal, mesmo que nem sempre o demonstre. Até onde se sabe, Raven Darkhölme já teve dois filhos, que não podiam ser mais diferentes: o heroico X-Man Noturno, filho do "mutante bíblico" Azazel (que por sinal, também aparece em X-Men: Primeira Classe) e o político extremista antimutante Graydon Creed (atualmente integrante das tropas de Bastion), filho do igualmente perigoso Dentes-de-Sabre. Não que ela seja exatamente um exemplo de mãe com ambos: Mística jogou o pequeno Kurt de um despenhadeiro, e quanto a Graydon... bom, continuem lendo o Top 10.

Curiosamente, a "cria" preferida de Mística não é sua filha biológica: trata-se de Anna Marie, a X-Man Vampira, que foi adotada por ela e Sina após fugir de casa. Apesar de as duas já terem se agredido fatalmente em mais de uma ocasião, a transmorfa nunca escondeu seu amor pela filha.

09 - Ela já matou um filho



Quando Graydon Creed, líder dos Amigos da Humanidade, declarou guerra aos mutantes e organizou uma tentativa de assassinato contra ela, Mística jurou vingança contra o próprio filho. O grave espancamento de Trevor Chase, neto de Sina, pelo grupo de Creed foi a gota d'água, levando Raven a preparar um atentado contra Graydon. Ela acaba descobrindo que os próprios aliados de Graydon queriam que ele fosse assassinado para inflamar o sentimento antimutante na população; Mística optou, assim, por não matar o político e mesmo protegê-lo... mesmo assim, Graydon foi alvejado e morto por um francoatirador.

Vários anos depois, durante a minissérie X-Men Forever (não confundir com a recente série de mesmo nome), em que Mística e outros indivíduos são jogados no passado pela nave sentiente do X-Factor (a formação original), Mística descobre que o assassino de Graydon era... ela mesma. Mentalmente frágil e confusa pela viagem temporal, Raven chegou ao local onde sua versão do passado havia se preparado para o atentado, e acabou cumprindo o que não teve coragem de fazer no passado.

08 – Ela já teve a aparência dos cinemas



Na mesma minissérie comentada acima, durante a batalha de Mística e as demais figuras abduzidas (a saber: Jean Grey, Groxo, Fanático e Homem de Gelo) contra seu "anfitrião", o Estranho (não lembram dele? Relembrem aqui!), Groxo é gravemente ferido, e cabe à transmorfa salvar a vida dele. Para isso, Mística o leva a uma célula de regeneração na nave, mas é necessário conectar os cabos para ativá-la. Ao fazer isso, Mística foi atingida pela energia do aparato, que a deixou com o corpo coberto por pequenas protuberâncias.

Essa transformação não aconteceu à toa: a intenção da transformação sofrida por Mística e Groxo era deixá-los com as aparências de suas contrapartes do cinema. No caso do mutante linguarudo, a mudança "pegou" e continua até hoje; já o caso de Raven não parece ter agradado aos leitores, e após a minissérie ela logo voltou à aparência de antes. Metamorfose é um dom bem útil às vezes.

07 – Ela já fez parte do X-Factor



Na década de 1990, o X-Factor era uma equipe de mutantes a serviço do governo, empenhada em combater ameaças a mutantes e de mutantes. Acreditem se quiserem (ou se lembrarem), Mística já fez parte da equipe, após ser capturada tentando assassinar Legião (por motivos que vocês verão mais adiante). Para mantê-la na linha, o então líder Forge instalou um implante no crânio da vilã, para localizá-la onde estivesse, mas essa "coleira" não impediu que Mística fugisse quando o X-Factor foi atacado pelas tropas de Bastion na "Operação Tolerância Zero" - curiosamente, não sem que antes ela conseguisse ajudar seus colegas a escaparem de Bastion e garantir que recebessem atendimento médico. Também foi nessa época que Mística e Forge começaram um romance conturbado, que teve continuidade anos depois na série solo da vilã.

06 – Ela não é confiável



Forge. Espiral. Banshee. Senhor Sinistro. Rei das Sombras. Vampira. Dentes-de-Sabre. Se fôssemos listar cada pessoa, equipe ou organização que Mística já traiu, teríamos que fazer mais um Top 10 (ou Top 20, 30, 100...). Parece ser um dom inerente dela: não importa por quanto tempo esteja com uma parceria ou um grupo, uma hora Mística vai passar a perna. Em alguns casos, com requintes de crueldade: só na década passada, ela cortou a garganta de Banshee, baleou Vampira e assassinou Sinistro a sangue frio. Ela pode até saber trabalhar em equipe por um tempo mas, no fim das contas, Raven segue sua própria agenda, e somente ela.

05 – Ela liderou a Irmandade (e "gerou" Rachel)



Mística foi a primeira mulher a liderar o grupo terrorista Irmandade de Mutantes, então formado por Sina, Pyro, Avalanche e Blob, este último sendo o único integrante da "formação original" (mesmo não tendo ficado nela muito tempo). Sob comando de Mística, a Irmandade deu muito trabalho aos X-Men e chegou mesmo a ser reconhecida como uma força-tarefa a serviço do governo, a Força Federal (que já chegou a contar com Julia Carpenter, a segunda Mulher-Aranha, entre seus integrantes).

Vale lembrar, a primeira aparição da nova Irmandade aconteceu durante a história "Dias de um Futuro Esquecido", onde o assassinato do senador Kelly pela equipe resultaria num futuro catastrófico em que os mutantes são colocados em campos de concentração e exterminados. Foi justamente nesse futuro que nasceu Rachel Summers (ou Grey), filha de Jean Grey e Ciclope, que posteriormente foi levada ao presente pela Força Fênix e se integrou aos X-Men. Assim, não é incorreto afirmar que, de certa forma, as ações de Mística acabaram gerando mais uma X-Man.

04 - Ela é mais velha do que parece



Algumas figuras do universo dos X-Men pertencem claramente à terceira idade, caso de Xavier e Magneto, mas nem sempre a idade é aparente. Caso de Wolverine... e Mística. Embora não haja uma idade precisa apontada para a transmorfa ruiva, sabe-se que ela e Sina já estavam na ativa no começo do século XX, e inclusive conheceram Logan na década de 1930; em 1936, Mística chegou a planejar o assassinato de Adolf Hitler! Pelo jeito, os dons mutantes de Raven também ajudam a evitar (ou disfarçar?) rugas e cabelos brancos...

03 – Ela já enganou os leitores



Em meados de 2009, a saga do momento nos Estados Unidos era o crossover Utopia, que envolvia os X-Men e os Vingadores Sombrios. Quando Utopia foi anunciada, houve a divulgação de uma imagem com X-Men um tanto... inesperados. Daken? Mímico? Namor? Em entrevistas, o roteirista Matt Fraction anunciou que tratava-se de uma equipe de "X-Men" a serviço de Norman Osborn. Mas isso não explicava o que Charles Xavier, o Professor X, estava fazendo lá no meio.

Fraction afirmou que Charles via Osborn como alguém mais apto a cuidar da comunidade mutante que Ciclope, e chegou a traçar um perfil de Xavier em um dossiê dos X-Men Sombrios para o site da Marvel, deixando os leitores confusos e especulando se o crossover traria mais uma discussão entre professor e ex-pupilo. Apenas quando a segunda parte de Utopia foi publicada, o mistério foi esclarecido: "Xavier" nada mais era que Mística, personificando o professor a mando de Osborn, enquanto o verdadeiro Professor X se encontrava preso em Alcatraz. Após a saga, com a debandada de metade dos X-Men Sombrios, Osborn concedeu a Mística a liderança da equipe, que não durou muito tempo.

02 - Ela teve uma mulher como seu grande amor



Uma das vilãs mais sensuais dos quadrinhos, Mística ainda é uma transmorfa capaz de se transformar em qualquer atriz, modelo ou outra mulher desejada. Com todas essas qualidades, Raven coloca qualquer homem aos seus pés... mas foi uma mulher que conquistou seu coração. Irene Adler, a Sina, conhece Raven desde a juventude de ambas - o que, conforme vimos antes, já faz um bom tempo... Juntas, as duas lutaram na Segunda Guerra Mundial, formaram a Irmandade de Mutantes, criaram Vampira como filha adotiva. A vida em casal terminou quando, durante uma missão na Ilha Muir, Sina foi assassinada pelo Legião, mas até hoje ela é o grande amor da vida da Mística - e vice-versa, conforme vimos em Necrosha recentemente.

01 – Ela está sempre nua



Que o poder de Mística permite a ela alterar a aparência de seu corpo, os leitores já sabem, mas como ela transforma suas roupas? O bom e velho traje de moléculas instáveis de Reed Richards? Segundo a própria Raven, em sua série solo iniciada em 2003, a resposta é mais simples: ela não precisa transformar suas roupas porque não está de roupas. Durante seu período como espiã para Xavier, a vilã confidenciou para seu então parceiro de equipe Shortpack que está sempre nua; felizmente (pra ela, não pros leitores), Raven aprendeu a simular roupas com maestria, a ponto de ninguém perceber a diferença. Pelo menos enquanto ela não perder a concentração...



Chegamos aqui ao final de mais uma lista de 10 fatos curiosos, desta vez trazendo como foco a vilã mais sensual (e mais traiçoeira) dos X-Men. Quem serão os outros mutantes a ganharem um Top 10? Continuem acompanhando a maratona e descubram! E caso consideram que este Top 10 deixou de fora algum outro fato marcante sobre Mística, comentem aqui; todo feedback é sempre bem vindo!

Fernando Saker

* Agradecimentos ao site UncannyXmen.Net, pelas informações sobre Mística (bem como por boa parte das imagens neste artigo), e aos Protocolos Xavier, que também contribuíram bastante com dados sobre a personagem

comments powered by Disqus