quinta-feira, 30 de junho de 2011

Avante, Vingadores: Recontando a história do Deus do Trovão!

A edição 47 de “Avante, Vingadores!” traz como história principal as cinco edições de Thor: First Thunder, minissérie escrita por Bryan J. L. Glass e desenhada por Tan Eng Huat. Nela, vemos uma nova visão das primeiras aventuras não só do filho de Odin, mas também do humano criado para ser seu alterego, o médico aleijado, Donald Blake.

Thor

A idéia de Glass aqui é justamente fortalecer a base dessas primeiras aventuras com o conhecimento que agora sabemos sobre tudo o que o Deus do Trovão e Blake se tornaram posteriormente. Assim, Blake se torna mais que um disfarce, mas sim alguém que questiona sua existência, enquanto que Thor torna-se um pouco mais arredio e arrogante, irritado com exílio imposto por seu pai.

Thor

Um exercício curioso aqui é comparar essas mesmas histórias com aquelas lançadas na Biblioteca Histórica do Thor. A primeira é a da sua origem, quando Blake se vê a mercê dos alienígenas de Saturno, incluindo aqui o próprio Korg, que mais tarde lutou ao lado do Hulk. A segunda história refere-se a terceira da Biblioteca Histórica, com Loki dando um jeito de fugir de sua prisão (de uma maneira um tanto diferente da original) e imediatamente buscando a vingança contra seu irmão. Outros confrontos menores que ocorreram no passado são meramente citados aqui e a terceira parte é equivalente a nona história da Biblioteca Histórica, com Sandu como vilão principal. Na quarta parte, eis a primeira aparição de Chen Lu, o Homem-Radioativo sendo recontada nesta minissérie, visto originalmente em Journey Into Mystery 93 (A décima primeira parte da Biblioteca). Por fim, o último capítulo traz a décima segunda história original do Deus do Trovão, com Thor sendo manipulado por Loki para atacar a humanidade, com o curioso adendo de salientar desta vez Blake como peça fundamental para mudar este jogo.

Thor

Muita coisa mudou nas histórias, obviamente. Afinal, a maneira de tratar os personagens nos dias de hoje é muito mais profunda, nem um pouco bidimensionais como as que estávamos acostumados antigamente. Um exemplo claro é a reinterpretação da relação de Jane Foster tanto com Thor quanto com Blake. Fora que há toda uma preocupação ainda em contextualizar o enredo, deixando-o mais maduro, mas sem tirar a fantasia de tudo. Não se trata de leitura obrigatória e nem há pretensão aqui de que essa seja tomada como nova origem das personagens. Trata-se apenas de uma revista com histórias descompromissadas, provavelmente muito mais para dar alguma base para o novo leitor que acabou de conhecer a magnitude do Deus do Trovão nos cinemas. Para os fãs, uma leitura divertida, digo até mais palatável que as originais.

E aproveitando para completar as 148 páginas desta edição, uma curta história escrita por Kelly Sue Deconnick e desenhada por Ryan Stegman traz Sif, outra asgardiana que certamente deve ter chamado atenção de muito gente nos cinemas, numa aventura espacial, ajudando um antigo aliado do Thor, Bill Raio Beta, a recuperar sua nave. Não há muito o que dizer aqui – Os desenhos ficaram bons.

Sif

Coveiro

comments powered by Disqus