segunda-feira, 20 de junho de 2011

Iniciativa: Sonhos em pedaços

Avengers: The Initiative #32-34

Os derradeiros momentos da Iniciativa vêm sendo mostrados nas últimas edições de Novos Vingadores (86 a 88), com roteiro de Christos Gage e arte de Mahmud Asrar e Jorge Molina. Nesse último arco da revista, o Treinador tem papel principal, rememorando tudo que viveu até chegar nesse momento, em que pode concretizar todo o seu potencial, após ser chamado a integrar o círculo interno do Reinado Sombrio. Ao mesmo tempo, o “casal” Constritor e Cascavel, em um dilema moral, não sabem se seguem até as últimas consequências o papel dado por Norman Osborn à Iniciativa, ser uma força de elite na invasão de Asgard. Em paralelo, acompanhamos também a Resistência dos Vingadores, grupo formado por verdadeiros heróis que se retiraram do Campo Hammond assim que Osborn tomou controle.

De potenciais heróis, o caminho parece novamente o de vilania (menos para Cascavel, que está ali como espiã, arriscando seu pescoço), o que aumenta a preocupação de Constritor. Sem saber dessa informação, o Treinador tenta convencê-lo que agora é a chance dos dois atingirem um novo patamar, acima do que jamais chegaram, deixando de lado a preocupação excessiva em ser profissionais. Agora é o momento de serem mais do que isso. De se tornarem lendas.

Claro que, na prática, as coisas não são tão simples, e o Treinador parece, no mínimo, arrependido por ter mergulhado de cabeça no objetivo de se tornar lendário quando se depara com a magnitude da batalha que se estabelece em Asgard. A ironia não lhe escapa, quando lembra da malfadada missão da Zona Negativa, em que mandou vários sob seu comando para o matadouro.

Iniciativa: O Cerco

Buscando se recompor, ele entra na batalha com a cabeça mais fria e não se sai tão mal assim.

Enquanto isso, sob liderança de Justiça, a Resistência dos Vingadores se dá conta de toda armação de Osborn, reproduzindo a sua própria Stamford. Visando honrar o nome dos Novos Guerreiros mortos naquele incidente, e ainda utilizando informações comprometedoras sobre a ascensão de Norman, planejam um ataque inesperado. Não em Asgard, mas no antigo Campo Hammond, agora Campo MARTELO.

De volta a Asgard, o contato da Resistência dos Vingadores na Iniciativa, Cascavel, irrita-se com o quanto Constritor tenta protegê-la, mas logo sua atenção se volta para outra coisa: a chegada de Thor à batalha.

Iniciativa: O Cerco

Vemos a sequência final da primeira edição d’O Cerco por outro ponto de vista. Mesmo não sendo convocado por Osborn para terminar de derrubar o deus do Trovão, o Treinador desce aos pés da cidade em um planador, assim como Cascavel. Mas seus propósitos são distintos: ele quer a glória por participar desse momento, ela quer ajudar Thor de alguma forma.

Os pensamentos dos dois se misturam na narrativa, demonstrando o que cada um sente diante da cena que se desenrola. O Treinador tira uma casquinha, golpeando o deus do trovão com seu escudo, e Cascavel, considerando se faria alguma diferença ajudar o filho de Odin, vê sua presença como algo inútil, enquanto ele desaba desacordado no chão.

Mas a felicidade do Treinador dura pouco quando, além de ser acusado de insubordinação pelo Patriota de Ferro (Norman Osborn), que quer toda a glória da derrota do Thor para si, é tratado como um soldado insignificante.

Ainda assim, é o suficiente para notar o quanto Osborn é megalomaníaco e louco, e mantém apenas aparência de estar no controle. Mas seus pensamentos logo se concentram em confrontar dois dos três guerreiros, Fandral e Hogun.

Permanecendo ao lado do corpo desacordado de Thor a pedido de Osborn, Cascavel enche sua cabeça de dúvidas do porquê de tal decisão. Será que ele sabe que é agente dupla, será que por ter sido parceira de Steve Rogers é a testemunha perfeita? Porém, antes que aja heroicamente, o resgate de Thor por Maria Hill ocorre, e o Constritor tira a espiã do local no momento exato para que não fosse pega pela explosão.

O dilema fica mais claro quando ela se dá conta que ele realmente a ama, mas que não é recíproco. Mas antes que possam continuar discutindo, a visão do assassinato de Ares pelo Sentinela paralisa praticamente todos os combatentes do campo de batalha, e os dois acabam vendo tudo de muito perto.

Iniciativa: O Cerco

O Treinador agora tem toda convicção de que escolheu o lado errado, e que a situação tem tudo para se tornar um desastre cada vez pior... até que o escudo listrado com uma estrela no centro atinge o Patriota de Ferro em cheio. É o Capitão América original, liderando um multifacetado grupo de heróis, chegando ao resgate de Asgard e seus habitantes, e de Thor.

Não demora para o ataque planejado pela Resistência dos Vingadores chegar ao Campo MARTELO, no qual ainda está o Capuz e alguns dos vilões que formam seu bando. Diante de um contingente reduzido o Radical imagina que a vitória do grupo aumenta suas chances. Mas a chegada do Capuz à batalha, com os poderes das pedras das Nornes, parece mudar tudo.

Enquanto nos subsolos o Suplício, outrora o novo guerreiro Speedball, é mantido confinado sob ordens do diretor do campo e se inquieta ao ouvir os sons da batalha. Nesse ínterim, com assuntos a resolver como Capuz, a Tigresa avança sobre ele com violência, o bandido encapuzado pressiona o Radical psicologicamente lembrando que pode trazer seu irmão de volta, desde que a heroína seja assassinada.

Iniciativa: O Cerco

É claro que ele recusa, e diante da possibilidade de ser derrotado pelos invasores, o Capuz usa todo o poder das pedras das Nornes fortalecendo seus homens. A derrota parece certa, mas o Suplício se cansa de esperar e sai do confinamento, levando os membros da Iniciativa Fantasma consigo para onde ocorre a batalha no Campo MARTELO.

Lá ele revela sua identidade a seus ex-companheiros de Novos Guerreiros e se junta a eles, que, apesar de muito assustados e surpresos, recebem bem a notícia, especialmente nesse momento.

Contudo, recebendo chamada de emergência de Osborn, o Capuz transporta quase todos os seus homens para Asgard, como visto na terceira edição d’O Cerco, deixando o restante para ser varrido pela Resistência dos Vingadores.

Em Asgard, diante da derrota iminente de Osborn e já pensando em ser pragmático como sempre, o Treinador resolve atacar o Capitão América para capitalizar algum status em confrontar uma lenda viva. Mas é terrivelmente frustrado quando Rogers tenta desmoralizá-lo dizendo nem mesmo lembrar dele, mas não é verdade.

O Treinador é um valoroso combatente corpo a corpo, então a solução encontrada foi colocar o novo Capitão América para enfrentá-lo, por desconhecer seus movimentos. Contudo, mesmo percebendo que há algo de novo ali (o treinamento como Soldado Invernal, com certeza), o Treinador logo deduz que está lutando com Bucky Barnes.

Ao mesmo tempo em que o auxílio da força-aérea a Asgard chega, o Capuz chega com seus homens, rearranjando a dinâmica da batalha mais uma vez.

Iniciativa: O Cerco

Mesmo sentindo-se rejeitado, o Constritor sacrifica um de seus braços biônicos para salvar Cascavel de um asgardiano. Os dois falam sobre a iminente queda de Osborn, e ela se sente finalmente livre da missão que desempenhou como agente infiltrada. Cascavel dá as costas ao Constritor e corre em direção do Capitão América. Sem se dar conta que seu objetivo era falar sobre as boas ações que ele praticou, caminha ao longe desistindo da possibilidade de continuar ao lado dela.

Antes que os dois pudessem se entender, enquanto Cascavel corre ao seu encontro, o Sentinela coloca Asgard abaixo sob ordens do desesperado Osborn, e Frank e Rachel só têm tempo de gritar pelo nome do outro na medida em que tudo se transforma em ruínas.

Iniciativa: O Cerco

O fim se aproxima para a Iniciativa.*


João

*Ao que tudo indica, pelo checklist da Panini, ainda não teremos a conclusão dessa história em Novos Vingadores 89.

comments powered by Disqus